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Por que criar espaços para a leitura literária na escola?

Portal Escrevendo o Futuro

07 de agosto de 2023

A leitura literária é capaz de criar espaços para a elaboração e a reelaboração das nossas visões de mundo e da nossa subjetividade. Quando lemos literatura, entramos em contato com uma linguagem distinta daquela que usamos no cotidiano, capaz de dilatar os sentidos da palavra, organizar de forma peculiar os eventos de uma história, oferecer outras perspectivas.

Já está posto que a arte literária é indispensável para pensar a formação integral de crianças e jovens, é parte de um todo essencial que compõe as aprendizagens e o sentido do ensino de Língua Portuguesa na escola. No entanto, mesmo que as orientações curriculares para este componente contemplem cada vez mais a dimensão subjetiva na formação leitora, a abordagem da literatura na sala de aula ainda guarda um caráter predominantemente historiográfico, valorizando em primeiro plano a apropriação de informações sobre contexto, movimentos literários, obras e autores paradigmáticos.

Este especial é um convite para pensar a literatura também como um espaço de transgressão, de desvio do que é ordinário em direção a novos lugares, ao encontro com outros. E formar leitoras e leitores é permitir que esse encontro ocorra, favorecendo uma experiência estética com o texto que conduza suas alunas e alunos a uma ampliação de horizontes, à reflexão crítica e à expressão e afloramento da sensibilidade.

Pensando nesse tema, selecionamos alguns materiais para apoiar a reflexão de professoras e professores sobre as práticas pedagógicas em torno do ensino de literatura e propor caminhos para trabalhar o texto literário com suas turmas.

 

Planos de aula e projetos de escrita

Conheça planos de aulas e projetos de escrita que proporcionam experiências de formação leitora, apresentando atividades que valorizam a dimensão subjetiva da leitura:

 

Dicas e estratégias para abordar o texto literário em suas aulas

Confira artigos e vídeos com sugestões, dicas e estratégias para desenvolver a leitura com suas turmas e engajar estudantes nesta prática:

 

Reflexões sobre a formação de leitoras e leitores na escola

Veja artigos e vídeos com reflexões sobre a importância de investir tempo para trabalhar com literatura em suas aulas, os desafios e o papel de mediação de leitura para a formação leitora:

  • No artigo A literatura, os jovens e a escola: caminhos para a leitura literária e a formação de leitores, publicado da edição 35 da revista Na Ponta do Lápis, Esdras Soares e Lara Rocha buscam traçar o percurso histórico da interface entre literatura e educação, problematizando o modo como a literatura aparece na sala de aula e compartilhando abordagens possíveis do texto literário com estudantes.

  • Assista à entrevista com a professora Vima Lia de Rossi Martin sobre a relação das(os) jovens com a leitura, as possibilidades de abordagem da literatura em sala de aula e algumas indicações de autoras e autores importantes que podem contribuir para a formação contínua de professoras(es) de literatura.

  • Em O verbo ler não aceita o imperativo, a autora Gina Vieira apresenta, a partir de sua trajetória como professoras de Língua Portuguesa, uma reflexão sobre a importância de investir tempo e criar espaços para a leitura literária nas aulas.

  • Leia as Máximas impertinentes de Luiz Percival Leme Britto, publicadas na edição nº 27 da revista Na Ponta do Lápis, e reflita sobre alguns subentendidos presentes em certos discursos sobre a formação leitora e que, muitas vezes, resultam em perigosos consensos.

  • No artigo Algumas reflexões sobre formação de leitores, publicado na edição nº 22 da revista Na Ponta do Lápis, a autora Maria Zélia Versiani Machado reflete sobre as etapas presentes no processo de formar leitoras e leitores, que deve ter início mesmo antes de as crianças estarem alfabetizadas, e os desafios encontrados pelo caminho.

 

A arte do encontro

A literatura é uma linguagem artística que guarda em si a essência do encontro – com outras(os) e consigo, em espaços-tempo diversos –  de modo a promover a empatia, na medida em que nós, leitoras(es), somos convocadas(os) a conhecer e a nos relacionar com realidades diferentes das nossas. Leia artigos, entrevistas e confira algumas aproximações com o texto literário que favorecem esse olhar para a diversidade:

 

O que pode a literatura?

A literatura é capaz de mobilizar conhecimentos para além da apreensão de informações que organiza e categoriza autoras, autores e suas obras de acordo com os contextos estéticos de seus tempos. A partir da leitura literária é possível desenvolver a escuta atenta de estudantes e uma disposição para conhecer realidades distintas através do outro. Confira as entrevistas com Jeferson Tenório, Bel Santos Mayer e Michèle Petit sobre as potencialidades do trabalho com a leitura literária:

 

Experiências com rodas de leitura em espaços diversos

Conheça também outras experiências mediadas e alimentadas pela arte literária em espaços diversos que podem inspirar sua prática docente:

Acompanhe as novidades

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educação e cultura

Uma festa para os livros e para a leitura

Feiras literárias valorizam a produção local e a diversidade de autorias, e promovem a leitura e a escrita, especialmente entre jovens.

formação leitora, feiras literárias, livros, literatura

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especiais

Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola

Confira materiais para auxiliar professoras(es) no planejamento de aulas contemplando os diversos e múltiplos letramentos.

multimodalidade, letramentos, BNCC, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, multissemiose, práticas de linguagem contemporâneas

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A hora e a vez das biografias

Conheça o novo Caderno Docente com atividades sobre o gênero biografia

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Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

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