Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua aula / orientação para a prática

Níveis de complexidade e seleção de texto para a aula de leitura

Leitura - Orientações para prática

09 de maio de 2016

Quando pegamos aquele texto difícil de ler, nunca paramos para pensar: por que este texto está tão difícil? A professora Margareth Schalatter, do instituto de letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), explicita como se constrói os níveis de complexidade na compreensão de um texto. Desde o momento histórico do leitor até sua motivação para leitura; do domínio do gênero do discurso em questão até o uso do vocabulário: todo elemento é de suma importância para a compreensão total do leitor. Para além disso, a professora traz ainda dicas de como trazer os melhores textos para a sala de aula, aproveitando melhor o repertório de cada aluno e enriquecendo a experiência escolar.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Uma festa para os livros e para a leitura
educação e cultura

Uma festa para os livros e para a leitura

Feiras literárias valorizam a produção local e a diversidade de autorias, e promovem a leitura e a escrita, especialmente entre jovens.

formação leitora, livros, feiras literárias, literatura

Imagem de capa de Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
especiais

Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola

Confira materiais para auxiliar professoras(es) no planejamento de aulas contemplando os diversos e múltiplos letramentos.

práticas de linguagem contemporâneas, BNCC, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, letramentos, multimodalidade, multissemiose

Imagem de capa de A hora e a vez das biografias
sobre o Programa

A hora e a vez das biografias

Conheça o novo Caderno Docente com atividades sobre o gênero biografia

Imagem de capa de O que cabe no poema?
especiais

O que cabe no poema?

Confira o especial que reúne conteúdos diversos como planos de aula, sequências didáticas, artigos e entrevistas sobre o gênero textual poema.

formação leitora, poesia, poema, literatura, planejamento docente, produção de texto, gênero textual

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000