Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua aula / orientação para a prática

Níveis de complexidade e seleção de texto para a aula de leitura

Leitura - Orientações para prática

09 de maio de 2016

Quando pegamos aquele texto difícil de ler, nunca paramos para pensar: por que este texto está tão difícil? A professora Margareth Schalatter, do instituto de letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), explicita como se constrói os níveis de complexidade na compreensão de um texto. Desde o momento histórico do leitor até sua motivação para leitura; do domínio do gênero do discurso em questão até o uso do vocabulário: todo elemento é de suma importância para a compreensão total do leitor. Para além disso, a professora traz ainda dicas de como trazer os melhores textos para a sala de aula, aproveitando melhor o repertório de cada aluno e enriquecendo a experiência escolar.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
especiais

Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola

Confira materiais para auxiliar professoras(es) no planejamento de aulas contemplando os diversos e múltiplos letramentos.

letramentos, práticas de linguagem contemporâneas, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, BNCC, multissemiose, multimodalidade

Imagem de capa de O que cabe no poema?
especiais

O que cabe no poema?

Confira o especial que reúne conteúdos diversos como planos de aula, sequências didáticas, artigos e entrevistas sobre o gênero textual poema.

poema, formação leitora, produção de texto, poesia, literatura, gênero textual, planejamento docente

Imagem de capa de A hora e a vez das biografias
sobre o Programa

A hora e a vez das biografias

Conheça o novo Caderno Docente com atividades sobre o gênero biografia

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

educação para as relações étnico-raciais, formação docente, línguas indígenas, literatura indígena, revista NPL

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000