Uma festa para os livros e para a leitura
formação leitora, livros, feiras literárias, literatura
Quando pegamos aquele texto difícil de ler, nunca paramos para pensar: por que este texto está tão difícil? A professora Margareth Schalatter, do instituto de letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), explicita como se constrói os níveis de complexidade na compreensão de um texto. Desde o momento histórico do leitor até sua motivação para leitura; do domínio do gênero do discurso em questão até o uso do vocabulário: todo elemento é de suma importância para a compreensão total do leitor. Para além disso, a professora traz ainda dicas de como trazer os melhores textos para a sala de aula, aproveitando melhor o repertório de cada aluno e enriquecendo a experiência escolar.
Uma festa para os livros e para a leitura
formação leitora, livros, feiras literárias, literatura
Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
práticas de linguagem contemporâneas, BNCC, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, letramentos, multimodalidade, multissemiose