Uma festa para os livros e para a leitura
formação leitora, livros, literatura, feiras literárias
A escrita docente é uma atividade de grande importância para pensar a prática pedagógica e fomentar processos educativos. São várias as finalidades desta escrita e, dentre elas, podemos destacar: a documentação de experiências, a reflexão sobre a própria atuação em sala de aula, o planejamento e a organização de atividades com objetivos bem desenhados, a produção de saberes derivados da prática e a comunicação e interlocução com a comunidade escolar, implicando outros agentes (famílias, gestores, coordenadores, etc) na construção de estratégias e metodologias educacionais.
O campo da escrita docente abarca diversos gêneros como, por exemplo, o relato de prática. Neste, a narrativa de experiência e a sistematização da atuação pedagógica representam o propósito essencial do exercício da escrita. Há uma valorização tanto do papel autoral de professoras e professores quanto da finalidade formativa de suas experiências, na medida em que é posto em destaque o registro, feito por essas(es) profissionais, do que é vivido cotidianamente, e a elaboração e organização dessas vivências em conhecimento a ser partilhado.
Confira, neste especial, diversos materiais publicados pelo Programa Escrevendo o Futuro que abordam os aspectos centrais do gênero relato de prática.
De olho na prática
Veja orientações para a escrita do relato de prática e exemplos de textos comentados por especialistas:
Reflexão teórica
Leia artigos e conteúdos reflexivos sobre os processos de escrita de relatos de prática e sua importância para a formação docente:
Relatos de prática
Confira relatos de prática e narrativas orais de professoras e professores sobre suas experiências vividas na escola.
Uma festa para os livros e para a leitura
formação leitora, livros, literatura, feiras literárias
Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
multissemiose, multimodalidade, letramentos, práticas de linguagem contemporâneas, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, BNCC
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!
Ver mais comentáriosOlá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.