Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / especiais

Relato de prática: por que narrar o vivido?

Escrevendo

02 de outubro de 2024

A escrita docente é uma atividade de grande importância para pensar a prática pedagógica e fomentar processos educativos. São várias as finalidades desta escrita e, dentre elas, podemos destacar: a documentação de experiências, a reflexão sobre a própria atuação em sala de aula, o planejamento e a organização de atividades com objetivos bem desenhados, a produção de saberes derivados da prática e a comunicação e interlocução com a comunidade escolar, implicando outros agentes (famílias, gestores, coordenadores, etc) na construção de estratégias e metodologias educacionais.

O campo da escrita docente abarca diversos gêneros como, por exemplo, o relato de prática. Neste, a narrativa de experiência e a sistematização da atuação pedagógica representam o propósito essencial do exercício da escrita. Há uma valorização tanto do papel autoral de professoras e professores quanto da finalidade formativa de suas experiências, na medida em que é posto em destaque o registro, feito por essas(es) profissionais, do que é vivido cotidianamente, e a elaboração e organização dessas vivências em conhecimento a ser partilhado.

Confira, neste especial, diversos materiais publicados pelo Programa Escrevendo o Futuro que abordam os aspectos centrais do gênero relato de prática.

 

De olho na prática

Veja orientações para a escrita do relato de prática e exemplos de textos comentados por especialistas:

 

Reflexão teórica

Leia artigos e conteúdos reflexivos sobre os processos de escrita de relatos de prática e sua importância para a formação docente:

 

Relatos de prática

Confira relatos de prática e narrativas orais de professoras e professores sobre suas experiências vividas na escola.

  • Pérolas da Imaculada: assista esta série de vídeos em que a professora Maria Imaculada Pereira faz relatos sobre os desafios vivenciados em sala de aula, propondo alternativas, reflexões e aprendizagens.

  • Relatos de prática de projetos de escrita: acesse o canal no YouTube e veja relatos de experiência de professoras e professores de Língua Portuguesa de todo o Brasil sobre o trabalho com diversos gêneros do discurso com suas turmas.

  • Desafios pandêmicos

    Confira as narrativas de experiência de professoras que vivenciaram os desafios impostos pela pandemia:

  • Olimpíada de Língua Portuguesa

    A Olimpíada de Língua Portuguesa foi um concurso de produção de textos de diversos gêneros, realizado pelo Programa Escrevendo o Futuro, que mobilizou professoras(es) e suas turmas ao longo de sete edições. Uma produção importante desta ação era o relato de prática, no qual as(os) docentes participantes registravam seus percursos, desafios e soluções encontradas nos processos de ensino e aprendizagem dos gêneros relacionados ao concurso. Conheça alguns relatos de prática vencedores:

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Uma festa para os livros e para a leitura
educação e cultura

Uma festa para os livros e para a leitura

Feiras literárias valorizam a produção local e a diversidade de autorias, e promovem a leitura e a escrita, especialmente entre jovens.

formação leitora, livros, literatura, feiras literárias

Imagem de capa de Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
especiais

Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola

Confira materiais para auxiliar professoras(es) no planejamento de aulas contemplando os diversos e múltiplos letramentos.

multissemiose, multimodalidade, letramentos, práticas de linguagem contemporâneas, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, BNCC

Imagem de capa de A hora e a vez das biografias
sobre o Programa

A hora e a vez das biografias

Conheça o novo Caderno Docente com atividades sobre o gênero biografia

Imagem de capa de O que cabe no poema?
especiais

O que cabe no poema?

Confira o especial que reúne conteúdos diversos como planos de aula, sequências didáticas, artigos e entrevistas sobre o gênero textual poema.

formação leitora, produção de texto, planejamento docente, poesia, poema, gênero textual, literatura

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000