Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / especiais

Relato de prática: por que narrar o vivido?

Escrevendo

02 de outubro de 2024

A escrita docente é uma atividade de grande importância para pensar a prática pedagógica e fomentar processos educativos. São várias as finalidades desta escrita e, dentre elas, podemos destacar: a documentação de experiências, a reflexão sobre a própria atuação em sala de aula, o planejamento e a organização de atividades com objetivos bem desenhados, a produção de saberes derivados da prática e a comunicação e interlocução com a comunidade escolar, implicando outros agentes (famílias, gestores, coordenadores, etc) na construção de estratégias e metodologias educacionais.

O campo da escrita docente abarca diversos gêneros como, por exemplo, o relato de prática. Neste, a narrativa de experiência e a sistematização da atuação pedagógica representam o propósito essencial do exercício da escrita. Há uma valorização tanto do papel autoral de professoras e professores quanto da finalidade formativa de suas experiências, na medida em que é posto em destaque o registro, feito por essas(es) profissionais, do que é vivido cotidianamente, e a elaboração e organização dessas vivências em conhecimento a ser partilhado.

Confira, neste especial, diversos materiais publicados pelo Programa Escrevendo o Futuro que abordam os aspectos centrais do gênero relato de prática.

 

De olho na prática

Veja orientações para a escrita do relato de prática e exemplos de textos comentados por especialistas:

 

Reflexão teórica

Leia artigos e conteúdos reflexivos sobre os processos de escrita de relatos de prática e sua importância para a formação docente:

 

Relatos de prática

Confira relatos de prática e narrativas orais de professoras e professores sobre suas experiências vividas na escola.

  • Pérolas da Imaculada: assista esta série de vídeos em que a professora Maria Imaculada Pereira faz relatos sobre os desafios vivenciados em sala de aula, propondo alternativas, reflexões e aprendizagens.

  • Relatos de prática de projetos de escrita: acesse o canal no YouTube e veja relatos de experiência de professoras e professores de Língua Portuguesa de todo o Brasil sobre o trabalho com diversos gêneros do discurso com suas turmas.

  • Desafios pandêmicos

    Confira as narrativas de experiência de professoras que vivenciaram os desafios impostos pela pandemia:

  • Olimpíada de Língua Portuguesa

    A Olimpíada de Língua Portuguesa foi um concurso de produção de textos de diversos gêneros, realizado pelo Programa Escrevendo o Futuro, que mobilizou professoras(es) e suas turmas ao longo de sete edições. Uma produção importante desta ação era o relato de prática, no qual as(os) docentes participantes registravam seus percursos, desafios e soluções encontradas nos processos de ensino e aprendizagem dos gêneros relacionados ao concurso. Conheça alguns relatos de prática vencedores:

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Uma festa para os livros e para a leitura
educação e cultura

Uma festa para os livros e para a leitura

Feiras literárias valorizam a produção local e a diversidade de autorias, e promovem a leitura e a escrita, especialmente entre jovens.

feiras literárias, formação leitora, livros, literatura

Imagem de capa de Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
especiais

Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola

Confira materiais para auxiliar professoras(es) no planejamento de aulas contemplando os diversos e múltiplos letramentos.

práticas de linguagem contemporâneas, multissemiose, BNCC, letramentos, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, multimodalidade

Imagem de capa de A hora e a vez das biografias
sobre o Programa

A hora e a vez das biografias

Conheça o novo Caderno Docente com atividades sobre o gênero biografia

Imagem de capa de O que cabe no poema?
especiais

O que cabe no poema?

Confira o especial que reúne conteúdos diversos como planos de aula, sequências didáticas, artigos e entrevistas sobre o gênero textual poema.

poema, poesia, formação leitora, planejamento docente, produção de texto, literatura, gênero textual

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000