A escrita docente é uma atividade de grande importância para pensar a prática pedagógica e fomentar processos educativos. São várias as finalidades desta escrita e, dentre elas, podemos destacar: a documentação de experiências, a reflexão sobre a própria atuação em sala de aula, o planejamento e a organização de atividades com objetivos bem desenhados, a produção de saberes derivados da prática e a comunicação e interlocução com a comunidade escolar, implicando outros agentes (famílias, gestores, coordenadores, etc) na construção de estratégias e metodologias educacionais.
O campo da escrita docente abarca diversos gêneros como, por exemplo, o relato de prática. Neste, a narrativa de experiência e a sistematização da atuação pedagógica representam o propósito essencial do exercício da escrita. Há uma valorização tanto do papel autoral de professoras e professores quanto da finalidade formativa de suas experiências, na medida em que é posto em destaque o registro, feito por essas(es) profissionais, do que é vivido cotidianamente, e a elaboração e organização dessas vivências em conhecimento a ser partilhado.
Confira, neste especial, diversos materiais publicados pelo Programa Escrevendo o Futuro que abordam os aspectos centrais do gênero relato de prática.
De olho na prática
Veja orientações para a escrita do relato de prática e exemplos de textos comentados por especialistas:
Reflexão teórica
Leia artigos e conteúdos reflexivos sobre os processos de escrita de relatos de prática e sua importância para a formação docente:
- Em Relatos de prática: com a palavra, o professor-autor-formador, publicado na revista Na Ponta do Lápis nº 29, Margarete Schlatter e Pedro Garcez refletem sobre as identidades docentes em jogo na produção de relatos de prática.
- No artigo Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino, a pesquisadora Maria Isabel da Cunha faz uma reflexão sobre os gestos de narrar a própria prática como uma ferramenta importante para a formação continuada de professoras(es).
- Já o texto Relatar a prática: como e por quê?, de Cris Zelmanovits, traz uma distinção entre diferentes escritas docentes (planejamento, diário, relato de prática) e suas finalidades.
- Em Relato: jogo entre presente, passado, futuro, publicado na edição nº 19 da revista Na Ponta do Lápis, as autoras Norma Sandra de Almeida Pereira e Lilian Lopes Martins da Silva apresentam uma reflexão sobre os modos de relatar uma experiência vivida.
- Neste texto breve, Na prática a teoria é outra?, publicado na edição nº 5 da revista Na Ponta do Lápis, a autora Heloísa Amaral traz dicas de como construir um bom relato de prática.
- O artigo O percurso formativo da escrita do Relato de prática na perspectiva da mediação traz um relato da autora Carla Barbosa Moreira sobre suas percepções vivenciadas na formação de professoras e professores para a escrita de relatos de prática.
- Veja também a publicação Atos de fala e a voz da sabedoria, com trechos selecionados da palestra do professor João Wanderley Geraldi para o Encontro de Semifinalistas do gênero Artigo de Opinião, durante a 7ª edição do concurso de textos Olimpíada de Língua Portuguesa, sobre as relações intergenéricas entre relatório e relato de experiência.
Relatos de prática
Confira relatos de prática e narrativas orais de professoras e professores sobre suas experiências vividas na escola.
- Pérolas da Imaculada: assista esta série de vídeos em que a professora Maria Imaculada Pereira faz relatos sobre os desafios vivenciados em sala de aula, propondo alternativas, reflexões e aprendizagens.
- Relatos de prática de projetos de escrita: acesse o canal no YouTube e veja relatos de experiência de professoras e professores de Língua Portuguesa de todo o Brasil sobre o trabalho com diversos gêneros do discurso com suas turmas.
- Desafios pandêmicos
Confira as narrativas de experiência de professoras que vivenciaram os desafios impostos pela pandemia:
- Olimpíada de Língua Portuguesa
A Olimpíada de Língua Portuguesa foi um concurso de produção de textos de diversos gêneros, realizado pelo Programa Escrevendo o Futuro, que mobilizou professoras(es) e suas turmas ao longo de sete edições. Uma produção importante desta ação era o relato de prática, no qual as(os) docentes participantes registravam seus percursos, desafios e soluções encontradas nos processos de ensino e aprendizagem dos gêneros relacionados ao concurso. Conheça alguns relatos de prática vencedores: