O que cabe no poema?
poesia, literatura, poema, planejamento docente, produção de texto, gênero textual, formação leitora
Ponto de partida
Boas-vindas ao percurso “A produção textual do relato de prática”!
Por que escrever um relato de prática? O que narrar? Para quem? Para quê? Que formato tem esse texto? Essas são algumas das questões sobre as quais você poderá refletir por aqui. A proposta foi desenhada para você conhecer relatos de prática, vivenciar as etapas de produção textual do seu próprio relato e compartilhar sua trajetória com colegas.
Além de ensinar e aprender, faz parte do nosso cotidiano na escola comentar com colegas o que vivenciamos com nossos alunos e alunas para pensar sobre o quê e sobre como ensinar e aprender. Vamos aqui refletir sobre como podemos ampliar essa interlocução. Vamos conhecer e comentar relatos de prática, destacar pontos fortes e pontos que poderiam melhorar, refletir sobre o que contar e como narrar experiências, preparar nossas narrativas e compartilhá-las com um coletivo de professoras e professores.
Este conteúdo foi concebido e desenhado para que você possa realizá-lo no seu ritmo e a partir de sua experiência, organizando o seu percurso e calibrando a extensão de leitura e de produção escrita. Experiências compartilhadas têm potencial para ampliar a aprendizagem, construir parcerias e participar do coletivo. Por isso, desde o início, propomos que você convide um/a colega para trilhar essa trajetória com você.
Cada um dos cinco passos que compõem o material é composto por quatro atividades: a) retomar experiências prévias ao relatar a prática; b) conhecer novos relatos de prática; c) conversar sobre eles, analisando o que dizem e como dizem; d) em etapas, produzir o seu próprio relato. Veja a seguir o roteiro do percurso e as etapas propostas para a escrita do relato de prática (clique em cada item para conhecer mais sobre o caminho proposto).
Convide seu colega ou sua colega a trilhar o percurso com você! Conversem, compartilhem a experiência, reflitam sobre o que aprenderam e construam a trajetória em parceria!
O que cabe no poema?
poesia, literatura, poema, planejamento docente, produção de texto, gênero textual, formação leitora
Uma caminhada pela memória negra das cidades brasileiras
letramento racial, oralidade, educação antirracista, Guia Negro, cidadania, turismo, movimento negro
A hora e a vez das biografias
Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
línguas indígenas, revista NPL, literatura indígena, educação para as relações étnico-raciais, formação docente
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!
Ver mais comentáriosOlá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.