Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / relatos de prática

A produção textual do relato de prática

Margarete Schlatter e Pedro Garcez

04 de agosto de 2023

Ponto de partida

Boas-vindas ao percurso “A produção textual do relato de prática”!

Por que escrever um relato de prática? O que narrar? Para quem? Para quê? Que formato tem esse texto? Essas são algumas das questões sobre as quais você poderá refletir por aqui.  A proposta foi desenhada para você conhecer relatos de prática, vivenciar as etapas de produção textual do seu próprio relato e compartilhar sua trajetória com colegas.

Além de ensinar e aprender, faz parte do nosso cotidiano na escola comentar com colegas o que vivenciamos com nossos alunos e alunas para pensar sobre o quê e sobre como ensinar e aprender. Vamos aqui refletir sobre como podemos ampliar essa interlocução. Vamos conhecer e comentar relatos de prática, destacar pontos fortes e pontos que poderiam melhorar, refletir sobre o que contar e como narrar experiências, preparar nossas narrativas e compartilhá-las com um coletivo de professoras e professores.

Este conteúdo foi concebido e desenhado para que você possa realizá-lo no seu ritmo e a partir de sua experiência, organizando o seu percurso e calibrando a extensão de leitura e de produção escrita. Experiências compartilhadas têm potencial para ampliar a aprendizagem, construir parcerias e participar do coletivo. Por isso, desde o início, propomos que você convide um/a colega para trilhar essa trajetória com você.

Cada um dos cinco passos que compõem o material é composto por quatro atividades: a) retomar experiências prévias ao relatar a prática; b) conhecer novos relatos de prática; c) conversar sobre eles, analisando o que dizem e como dizem; d) em etapas, produzir o seu próprio relato. Veja a seguir o roteiro do percurso e as etapas propostas para a escrita do relato de prática (clique em cada item para conhecer mais sobre o caminho proposto).

1. Olha só tudo o que acontece na minha aula!
O que narramos? Para quem? Para quê? Oralmente ou por escrito?

  • Fazer um relato oral para colega da escola (produção inicial).
  • Assistir a um relato de prática para observar: o quê, para quem, para quê.
  • Conversar com colega a respeito do que aprendeu sobre narrar a prática.
  • Fazer segunda versão do relato oral para colega que não conhece nosso contexto de atuação.

 

2. Conversa vai, conversa vem... E o registro vem quando?
O que narrar? Selecionar um foco para o relato de prática: questionamento e unidade temática

  • Fazer um relato escrito para colega que não conhece nosso contexto de atuação: produção escrita inicial (a partir da segunda versão oral).
  • Ler um relato de prática para observar: o quê, para quem, para quê.
  • Conversar com colega a respeito do que aprendeu sobre como delimitar o foco do relato.
  • Fazer segunda versão do relato escrito para colega que não conhece nosso contexto de atuação.

 

3. Diga-me com quem conversar e eu te direi como contar
Para quem? Ajustar a interlocução.

  • Ouvir/ler as versões de seus relatos para observar ajustes ao interlocutor.
  • Ler um relato de prática para observar a construção da interlocução.
  • Conversar com colega a respeito do que aprendeu sobre ajustes ao interlocutor.
  • Revisar o próprio relato para novos ajustes ao interlocutor.

 

4. Escrita vai, escrita vem
O que e para quem? Revisar o próprio texto: questionamento, unidade temática, objetividade e concretude

  • Analisar o próprio relato de prática com base em critérios de avaliação.
  • Ler um relato de prática utilizando critérios de avaliação.
  • Conversar com colega a respeito do que aprendeu sobre as qualidades discursivas de um relato de prática.
  • Reescrever o relato de prática observando as qualidades discursivas estudadas.

 

5. Formando-se no coletivo e formando o coletivo
Compartilhar as produções escritas e fazer ajustes finais

  • Reler um relato de prática comentado para observar os bilhetes orientadores.
  • Ler relato de prática de colega para comentar e fazer sugestões.
  • Conversar com colega a respeito dos comentários feitos em bilhetes orientadores para esclarecer algum ponto de dúvida, comunicar decisões, agradecer a atenção.
  • Fazer os últimos ajustes no relato de prática antes de compartilhar a versão final.

Convide seu colega ou sua colega a trilhar o percurso com você! Conversem, compartilhem a experiência, reflitam sobre o que aprenderam e construam a trajetória em parceria!

  •  

  •  

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Uma festa para os livros e para a leitura
educação e cultura

Uma festa para os livros e para a leitura

Feiras literárias valorizam a produção local e a diversidade de autorias, e promovem a leitura e a escrita, especialmente entre jovens.

literatura, livros, feiras literárias, formação leitora

Imagem de capa de Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
especiais

Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola

Confira materiais para auxiliar professoras(es) no planejamento de aulas contemplando os diversos e múltiplos letramentos.

multimodalidade, letramentos, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, práticas de linguagem contemporâneas, BNCC, multissemiose

Imagem de capa de A hora e a vez das biografias
sobre o Programa

A hora e a vez das biografias

Conheça o novo Caderno Docente com atividades sobre o gênero biografia

Imagem de capa de O que cabe no poema?
especiais

O que cabe no poema?

Confira o especial que reúne conteúdos diversos como planos de aula, sequências didáticas, artigos e entrevistas sobre o gênero textual poema.

literatura, gênero textual, produção de texto, poesia, formação leitora, poema, planejamento docente

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000