Uma festa para os livros e para a leitura
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Escrita vai, escrita vem
Após ter redigido a primeira versão de seu relato de prática e ter refletido sobre foco temático, interlocutor projetado e concretude, e de ter feito alguns ajustes no seu texto em relação a esses aspectos, que tal agora analisar critérios gerais de avaliação de relatos de prática produzidos por interlocutores mais distantes? Tendo em vista a tabela abaixo, talvez você queira ir fazendo anotações para discutir com os/as colegas sobre sua interpretação dos critérios e como você os relacionou com o seu relato de prática.
Pé na estrada
Você consegue identificar no seu texto os critérios elencados?
Como você bem sabe, qualquer texto que escrevemos sempre pode ser aprimorado, especialmente se, após decididos os interlocutores, tivermos ciência do que é esperado nessa interlocução projetada, tivermos trocado ideias com leitores de versões preliminares do texto e pudermos nos dedicar a reler, ponderar e ajustar nosso texto.
Vamos nos colocar agora na posição de interlocutores-avaliadores e usar os critérios que você conheceu para observar ainda mais de perto alguns relatos de prática. Escolha o(s) relato(s) que preferir e pense nas questões a seguir enquanto lê. Se quiser, vá fazendo anotações para discutir sobre a sua interpretação dos critérios e sua avaliação.
Relatos de prática
Pé na estrada
Leia o(s) texto(s) e faça anotações em relação aos seguintes aspectos:
Tendo praticado o uso dos critérios de avaliação, leia novamente as marcações que você fez no(s) texto(s) e converse com o/a colega sobre as qualidades discursivas do relato de prática, considerando as questões abaixo.
Há quem diga que escrever é sempre reescrever. Colocando o texto a público para ver os efeitos de sentido que conseguimos, ou não, provocar nos nossos interlocutores, a gente vê que pode intensificar algo ali, retomar e reforçar algum ponto lá que deu para perceber que nem todos entenderam como a gente gostaria, desfazer acolá alguma ambiguidade indesejada ou até inserir alguma nuance onde talvez tivéssemos dado impressão de certeza que ainda é dúvida.
Depois de deixar o seu texto descansar por um tempo, volte a ele, tentando se colocar no lugar desse interlocutor-avaliador do seu texto pautado pelos critérios que discutimos.
Pé na estrada
Leia novamente o texto que você escreveu e assinale:
Após ter analisado o seu próprio texto a partir dos critérios de avaliação e marcado possíveis ajustes, reescreva o texto para aprimorar as suas qualidades discursivas. Lembre-se de conferir se o seu texto expressa um questionamento e apresenta unidade temática, objetividade e concretude.
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ensino e aprendizagem de língua portuguesa, práticas de linguagem contemporâneas, letramentos, multissemiose, BNCC, multimodalidade