Uma festa para os livros e para a leitura
livros, formação leitora, feiras literárias, literatura
Chegada
Neste percurso, convidamos você a refletir, junto com colega(s), sobre suas práticas pedagógicas, comentar relatos de prática, preparar suas próprias narrativas para que possam inspirar outros professores e professoras.
Você deve ter observado que, do mesmo modo como propõem os Cadernos Docentes do Programa Escrevendo o Futuro para a produção textual dos gêneros Poema, Memórias literárias, Crônica, Documentário e Artigo de opinião, você foi solicitado a redigir um primeiro relato de prática (a partir de um relato oral), para, em seguida, ir aprimorando seu texto até uma versão final. O aprimoramento envolveu pensar sobre o que você considera importante contar, quem vai ler o seu texto, que questionamento a partir da sua experiência você quer que os seus leitores encontrem no seu texto. Com essas definições, você pôde ir trabalhando as reflexões que queria ressaltar e as qualidades do seu texto, delimitando o foco, construindo a unidade temática, e tornando o texto mais objetivo e concreto para os interlocutores e as interlocutoras que você projetou.
Trabalhando com colegas, também trocou ideias e aprendeu e ensinou nesse percurso. Narrativas compartilhadas, parcerias construídas, aprendizagens potencializadas, e o ciclo pode ser novamente iniciado com novas narrativas e redes ampliadas de autores-professores-formadores.
Deixamos aqui um mural e convidamos você a compartilhar abaixo o relato produzido a partir deste percurso, os trechos mais significativos, ou ainda outras produções, impressões e registros que foram fruto de suas reflexões durante essa caminhada.
Para publicar sua mensagem, basta clicar no sinal de +, no canto inferior direito do mural, e inserir seu texto. Não esqueça de indicar seu nome, cidade e estado e o(s) segmento(s) de atuação!
Deixamos abaixo algumas sugestões de leituras para você conferir outros escritos sobre a produção de relatos de prática, estratégias para o aprimoramento da produção textual e a metodologia da sequência didática. Boa leitura!
Bibliografia de "A produção textual do Relato de Prática":
GUEDES, Paulo Coimbra. Da redação à produção textual: o ensino da escrita. São Paulo: Parábola. 2009.
SIMÕES, Luciene Juliano e FARIAS, Bruna Sommer. De olho na prática: conversa vai, escrita vem. Na Ponta do Lápis, 21, p. 30-39, 2013. https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/revista/artigos/artigo/502/de-olho-na-pratica-conversa-vai-escrita-vem
ZELMANOVITS, Maria Cristina. Relato de prática: um texto à espera de sua autoria. Na Ponta do Lápis, 27, p. 6-11, 2016. https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/revista/artigos/artigo/2276/relato-de-pratica-um-texto-a-espera-de-sua-autoria
Uma festa para os livros e para a leitura
livros, formação leitora, feiras literárias, literatura
Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
ensino e aprendizagem de língua portuguesa, práticas de linguagem contemporâneas, multissemiose, letramentos, BNCC, multimodalidade