O que cabe no poema?
gênero textual, literatura, formação leitora, poema, planejamento docente, produção de texto, poesia
Chegada
Neste percurso, convidamos você a refletir, junto com colega(s), sobre suas práticas pedagógicas, comentar relatos de prática, preparar suas próprias narrativas para que possam inspirar outros professores e professoras.
Você deve ter observado que, do mesmo modo como propõem os Cadernos Docentes do Programa Escrevendo o Futuro para a produção textual dos gêneros Poema, Memórias literárias, Crônica, Documentário e Artigo de opinião, você foi solicitado a redigir um primeiro relato de prática (a partir de um relato oral), para, em seguida, ir aprimorando seu texto até uma versão final. O aprimoramento envolveu pensar sobre o que você considera importante contar, quem vai ler o seu texto, que questionamento a partir da sua experiência você quer que os seus leitores encontrem no seu texto. Com essas definições, você pôde ir trabalhando as reflexões que queria ressaltar e as qualidades do seu texto, delimitando o foco, construindo a unidade temática, e tornando o texto mais objetivo e concreto para os interlocutores e as interlocutoras que você projetou.
Trabalhando com colegas, também trocou ideias e aprendeu e ensinou nesse percurso. Narrativas compartilhadas, parcerias construídas, aprendizagens potencializadas, e o ciclo pode ser novamente iniciado com novas narrativas e redes ampliadas de autores-professores-formadores.
Deixamos aqui um mural e convidamos você a compartilhar abaixo o relato produzido a partir deste percurso, os trechos mais significativos, ou ainda outras produções, impressões e registros que foram fruto de suas reflexões durante essa caminhada.
Para publicar sua mensagem, basta clicar no sinal de +, no canto inferior direito do mural, e inserir seu texto. Não esqueça de indicar seu nome, cidade e estado e o(s) segmento(s) de atuação!
Deixamos abaixo algumas sugestões de leituras para você conferir outros escritos sobre a produção de relatos de prática, estratégias para o aprimoramento da produção textual e a metodologia da sequência didática. Boa leitura!
Bibliografia de "A produção textual do Relato de Prática":
GUEDES, Paulo Coimbra. Da redação à produção textual: o ensino da escrita. São Paulo: Parábola. 2009.
SIMÕES, Luciene Juliano e FARIAS, Bruna Sommer. De olho na prática: conversa vai, escrita vem. Na Ponta do Lápis, 21, p. 30-39, 2013. https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/revista/artigos/artigo/502/de-olho-na-pratica-conversa-vai-escrita-vem
ZELMANOVITS, Maria Cristina. Relato de prática: um texto à espera de sua autoria. Na Ponta do Lápis, 27, p. 6-11, 2016. https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/revista/artigos/artigo/2276/relato-de-pratica-um-texto-a-espera-de-sua-autoria
O que cabe no poema?
gênero textual, literatura, formação leitora, poema, planejamento docente, produção de texto, poesia
Uma caminhada pela memória negra das cidades brasileiras
educação antirracista, cidadania, turismo, movimento negro, Guia Negro, letramento racial, oralidade
A hora e a vez das biografias
Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
revista NPL, literatura indígena, línguas indígenas, educação para as relações étnico-raciais, formação docente
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!
Ver mais comentáriosOlá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.