Oficina 2

Etapa 1

Levantamento de conhecimentos prévios

(45 minutos)

  • Entregue a cada aluna(o) duas tarjetas de papel e disponibilize canetinhas de cores diversas.
  • Solicite que, na primeira tarjeta, escrevam o que pensam que significa a palavra liberdade. Na segunda, devem escrever o que pensam que significa expressão.
  • Com fita adesiva, organize um mural em local visível da sala com as duas definições e peça que a turma explore e investigue as respostas das(os) colegas.
  • Em seguida, organize a turma em duplas ou trios e oriente-as(os) a escrever no caderno um verbete de dicionário para “liberdade de expressão”. Lembre o grupo de que já tiveram contato com o gênero verbete na oficina anterior, de Avaliação Diagnóstica, quando foi lida a definição da palavra “polêmica”. Se for o caso, projete um exemplo de verbete para que se recordem da estrutura e da linguagem do gênero.
  • Quando os grupos finalizarem a escrita, peça que compartilhem suas produções em voz alta. Enquanto cada grupo se apresenta, faça anotações para sintetizar as perspectivas da turma.
  • Então, apresente – projetado, escrito na lousa ou em cópias impressas – o texto a seguir, produzido pela equipe do Educamídia, organização especializada em educação midiática:

A liberdade de expressão é um direito fundamental, previsto na Constituição, que garante a livre manifestação de ideias, opiniões e pensamentos sem medo de enfrentar represálias e independentemente de censura ou autorização. A liberdade de expressão é essencial para a democracia, já que permite que os cidadãos, expressem opiniões, contestem decisões políticas, cobrem ações de governantes e manifestem-se abertamente sobre quaisquer assuntos importantes para a sociedade, entre outras possibilidades.

Glossário interativo Educamídia. Disponível em: https://www.sutori.com/en/story/liberdade-de-expressao–gNh4R7zKxXhTdL5osCax4S5M Acesso em: 12/8/2023

  • Ajude a turma com o vocabulário importante para a compreensão do texto:

Constituição – O conjunto de leis mais importantes que vigora no país.

Represálias – Ofensa, vingança, repressão.

Censura – O impedimento da livre expressão.

  • Destaque também como o texto mostra que a liberdade de expressão é importante para que todas(os) nós possamos cobrar os governantes, por exemplo, por meio de manifestações e pergunte se lembram, no lugar onde vivem, de algum movimento que tenha sido feito pelas(os) moradoras(es) em busca de melhorias para a comunidade. Explique que isso pode ser o exercício legítimo da liberdade de expressão.
  • Com a ajuda da turma, compare as definições das duplas ou trios que você sintetizou no quadro com a definição do Glossário Educamídia. Quais são os pontos em comum entre as definições? Em que se diferenciam? Como poderíamos escrever uma definição da turma para a liberdade de expressão?
  • Produza uma definição coletiva e colaborativa, que cruze o texto de referência com os textos das alunas e alunos, e deixe-a em local visível da classe, para ser consultada durante as próximas aulas.
  • Conte que, na próxima aula, vamos nos aprofundar no conceito de liberdade de expressão e em conceitos relacionados a ela.