Oficina 2

Etapa 3

Bingo da liberdade de expressão

(45 minutos)

  • Consolide os conceitos construídos na aula anterior com um bingo sobre o tema. Previamente, organize a classe em trios e entregue a cada grupo seis pedaços de papel. Em três pedaços, o grupo deve registrar três exemplos de liberdade de expressão e, nos outros três pedaços, três exemplos de preconceito ou censura.
  • Acorde com a turma combinados para evitar a presença de discursos de ódio ou de situações que possam constranger pessoas presentes. A atividade deve se pautar pelo respeito e pela crítica social.
  • Recolha os exemplos dados pela turma e, previamente, elabore cartelas de bingo. Atenção à seleção de exemplos para as cartelas, pois se trata de um assunto delicado. Caso queira, você pode incluir outros exemplos.
  • Coloque cópias dos exemplos em um saco ou caixa, distribua as cartelas para a turma e comece a brincadeira. As jogadoras e jogadores devem marcar apenas os exemplos de liberdade de expressão.
  • Faça a correção da cartela, discutindo as justificativas para a classificação de cada exemplo como liberdade de expressão, preconceito ou censura e premie como preferir as jogadoras e jogadores com mais acertos.
  • Caso não seja possível fazer a cartela em colaboração com a turma, oferecemos aqui um exemplo que você poderá reproduzir e usar em classe:
O governador decide proibir o show de um comediante porque este fazia críticas à política de educação adotada pelo estado. Uma influencer decide postar um vídeo em rede social com críticas ao cabelo de uma cantora que deixou de alisar os fios e passou a usá-los crespos, como forma de valorizar sua identidade afrobrasileira. A influencer afirmou que a artista ficou “feia” com o cabelo natural. Um jornal publica a investigação de um escândalo de corrupção envolvendo deputados e a destinação de verbas para a merenda escolar.
Um aluno passa a imitar, de forma recorrente e em tom de humor, um colega com deficiência física e intelectual. Um supermercado pendura uma faixa na entrada afirmando que imigrantes – como venezuelanos, haitianos e bolivianos – não são bem-vindos no estabelecimento. Os adolescentes, pais e professores de uma escola do interior do município se manifestaram em frente à prefeitura para cobrar transporte público que leve os alunos da zona rural para o colégio.
Uma jogadora de futebol publica um texto em uma revista reivindicando receber o mesmo salário que os jogadores do time masculino recebem. Indígenas acampam em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, e entoam cantos tradicionais para exigir a proteção de suas terras. Um canal de televisão, após receber o telefonema de um grande empresário local, desiste de exibir uma reportagem que tratava de desmatamento ilegal na região.
  • Após a atividade, discuta com a turma se consegue identificar situações, no cotidiano, que remetem à liberdade de expressão, à censura e ao preconceito.

SAIBA MAIS

Guia da Educação Midiática

O material produzido pelo Instituto Palavra Aberta convida educadoras(es) a refletir sobre a importância da alfabetização midiática no contexto contemporâneo. Além das referências teóricas, o guia oferece uma série de atividades de temas relacionados ao jornalismo, à liberdade de expressão, ao discurso de ódio e à censura. O download é gratuito.

Leia: https://educamidia.org.br/guia