Oficina 2

Etapa 4

Análise de texto opinativo

(45 minutos)

  • Retome o tema principal das aulas que vocês vêm desenvolvendo: o artigo de opinião.
  • Lembre à turma que se trata de um texto originalmente publicado em jornais – embora, na atualidade, seu principal meio de difusão seja a internet. Em sociedades onde há liberdade de expressão, as pessoas podem se manifestar de muitas maneiras, inclusive, por meio de textos acerca de questões polêmicas. Isso contribui para questionar políticas adotadas pelo governo, reduzir preconceitos e ampliar a conquista de direitos. Trata-se, portanto, de um instrumento muito poderoso da vida em sociedade.
  • Enfatize, entretanto, que o mau uso tanto do direito à liberdade de expressão quanto do poder da escrita pode gerar uma série de problemas, como vimos anteriormente. Entre esses problemas estão a disseminação de informações falsas e de discursos de ódio. Analisaremos um artigo escrito por Leonardo Sakamoto que aborda justamente essa questão.
  • Distribua cópias ou projete o texto “Teste rápido: Você faz papel de idiota nas redes sociais?”:

Teste rápido: Você faz papel de idiota nas redes sociais?

Leonardo Sakamoto,17/11/2015, 20h31

Escolha apenas uma alternativa:

1) Após ler o título de um texto sobre um assunto que te interessa, você:

  1. Parte para esculhambar e xingar o autor.
  2. Começa a elogiar e endeusar o autor.
  3. Diz que aquela postagem é a prova que os Illuminati estão dominando o mundo.
  4. Avisa que aquilo não tem importância alguma porque Cristo vai voltar em breve.
  5. Lê o texto.

2) Você recebeu uma mensagem no WhastApp com uma denúncia séria, mas com autoria desconhecida e sem fontes de dados confiáveis. Então:

  1. Encaminha a postagem para 50 amigos no WhatsApp.
  2. Encaminha a postagem para 50 amigos no WhastApp e replica no Twitter.
  3. Encaminha a postagem para 50 amigos no WhatsApp, replica no Twitter e bomba no Facebook.
  4. Encaminha a postagem para 50 amigos no WhatsApp, replica no Twitter, bomba no Facebook e mita falando dele no Snapchat.
  5. Dá um Google para checar e, caso haja uma dúvida razoável, avisa a quem te mandou, a fim de que evite espalhar conteúdo que pode ser falso.

3) Quando percebe que não manja muito de um assunto em um debate nas redes sociais, você:

  1. Inventa dados para ganhar o debate.
  2. Cria histórias para sustentar seus argumentos.
  3. Enfia palavras na boca de terceiros.
  4. Distorce o que não é favorável a você.
  5. Não tem vergonha de dizer “não sei”, “não faço ideia” e “me explica”.

4) Quem xinga alguém durante uma discussão nas redes sociais está:

  1. Colocando a pessoa no seu devido lugar.
  2. Mostrando a ela quem manda por aqui.
  3. Deixando claro a todo mundo quem é o pica das galáxias.
  4. Dando uma lição em quem se atreveu a questioná-lo.
  5. Sendo um babaca.

5) Alguém que discorda educadamente do seu post é:

  1. Um petralha imundo que mama nas tetas do governo.
  2. Um tucanalha nojento e insensível à dor do semelhante.
  3. Uma feminazi maldita que quer destruir os homens de bem.
  4. Um gayzista que quer transformar meus filhos em sodomitas.
  5. Alguém que discorda educadamente do meu post.

A quem respondeu qualquer coisa que não fosse a alternativa “e”: há pessoas preocupadas em ganhar debates e que ignoram as dores do outro. E ofendem, xingam, maltratam, espantam. E há aquelas que querem construir algo através de conversas nas redes sociais. E ouvem, entendem, toleram, absorvem. Qual desses grupos de pessoas você acha que vai deixar saudades, se partir? Qual desses grupos de pessoas você acha que são fundamentais para o futuro do país?

Disponível em: http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2015/11/17/teste-rapido-voce-faz-papel-de-idiota-nas-redes-sociais/ Acesso em: 15/8/2023

  • O teste proposto por Sakamoto põe a(o) leitora(or) diante de uma realidade cada vez mais comum em ambientes digitais: o desejo narcisista de opinar (“pronto, falei!”), sem, no entanto, sustentar suas posições ou tampouco ouvir o que o outro tem a dizer. Você pode apenas ler em conjunto o “teste”, indagando a turma a respeito dos objetivos visados pelo autor. Mas também pode ser produtivo e divertido pedir que respondam ao teste, discutindo, depois, os prejuízos da compreensão equivocada do que é liberdade de expressão.
  • Note-se que Sakamoto é um articulista e que, apesar de o texto ser uma espécie de paródia de testes que existem na internet e em revistas, ele defende uma opinião: a de que – se não formos idiotas – é possível construir consensos por meio do debate nas redes sociais.