Oficina 2

Etapa 5

Escrita e análise colaborativa de comentários

(90 minutos)

  • Escolha uma notícia publicada em uma rede social ou no site do jornal local que tenha relação com temas de interesse das alunas e alunos.
  • Apresente o texto ao grupo e explique que farão uma atividade em que deverão fazer um pequeno comentário em resposta à publicação. Reforce que o comentário deve respeitar os princípios da liberdade de expressão estudados anteriormente.
  • Organize a turma em duplas e entregue a elas meia folha pautada. Oriente a classe a escrever comentários breves (um por dupla), de até cinco linhas, acerca do texto. Mostre um exemplo de comentário, ligado ao texto sobre o humorista Leo Lins, analisado em uma das aulas anteriores:

A justiça foi correta ao punir o humorista Leo Lins. O Brasil ainda é um país que sofre com muitos preconceitos, como o racismo e o machismo, que acaba naturalizando a violência contra a mulher. Incentivar piadas que reforçam esses preconceitos só contribuirá para que o país não avance.

  • Quando todas(os) terminarem a tarefa, monte um mural com os comentários. Peça que as duplas leiam os comentários produzidos pelas outras e, com canetas coloridas, façam intervenções respeitosas. Para as intervenções, a turma pode se guiar pelo roteiro:

O comentário…

Respeita os princípios da liberdade de expressão?

Retoma o tema da notícia e assume um posicionamento em relação a ela?

Tem linguagem adequada para a postagem em um jornal?

  • Acompanhe e verifique as intervenções, devolva os textos para as duplas e peça que reescrevam o comentário com base nas observações das/dos colegas.
  • Para finalizar esta sequência didática, você tem duas opções. A primeira é organizar um momento em que as duplas publiquem efetivamente o comentário em uma rede social ou no site do jornal. A segunda é fazer um mural na sala, que exiba a notícia e os textos da turma.

EM SÍNTESE

Professora, professor,

Discutimos nesta sequência um conceito bastante complexo e polêmico atualmente: a liberdade de expressão. Sem essa fundamentação, porém, não é possível avançar para a escrita do artigo, já que a liberdade de expressão está na base do exercício do jornalismo e das sociedades democráticas que se propõem a discutir questões polêmicas no coletivo e a chegar a consensos que garantam mais igualdade para todos. Essa prática pode e deve começar ainda na escola.

VEM AÍ!

Na próxima Oficina, discutiremos o papel da esfera jornalística – onde nasce o artigo de opinião – na construção da opinião pública e faremos um jornal-mural.