X
(45 minutos)
O governador decide proibir o show de um comediante porque este fazia críticas à política de educação adotada pelo estado. | Uma influencer decide postar um vídeo em rede social com críticas ao cabelo de uma cantora que deixou de alisar os fios e passou a usá-los crespos, como forma de valorizar sua identidade afrobrasileira. A influencer afirmou que a artista ficou “feia” com o cabelo natural. | Um jornal publica a investigação de um escândalo de corrupção envolvendo deputados e a destinação de verbas para a merenda escolar. |
Um aluno passa a imitar, de forma recorrente e em tom de humor, um colega com deficiência física e intelectual. | Um supermercado pendura uma faixa na entrada afirmando que imigrantes – como venezuelanos, haitianos e bolivianos – não são bem-vindos no estabelecimento. | Os adolescentes, pais e professores de uma escola do interior do município se manifestaram em frente à prefeitura para cobrar transporte público que leve os alunos da zona rural para o colégio. |
Uma jogadora de futebol publica um texto em uma revista reivindicando receber o mesmo salário que os jogadores do time masculino recebem. | Indígenas acampam em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, e entoam cantos tradicionais para exigir a proteção de suas terras. | Um canal de televisão, após receber o telefonema de um grande empresário local, desiste de exibir uma reportagem que tratava de desmatamento ilegal na região. |
Guia da Educação Midiática
O material produzido pelo Instituto Palavra Aberta convida educadoras(es) a refletir sobre a importância da alfabetização midiática no contexto contemporâneo. Além das referências teóricas, o guia oferece uma série de atividades de temas relacionados ao jornalismo, à liberdade de expressão, ao discurso de ódio e à censura. O download é gratuito.