O que cabe no poema?
poesia, poema, formação leitora, literatura, produção de texto, planejamento docente, gênero textual
* Todos esses poemas são facilmente encontrados com uma busca rápida na internet.
Ler poemas breves de autores brasileiros e discutir possibilidades de sentimentos e sentidos que evocam. Conhecer alguns conceitos básicos da linguagem poética e elementos constitutivos do poema: verso, estrofe, rima, sentido literal e sentido figurado, eu-lírico. Relacionar entonação com possíveis efeitos de sentido. Entrar em contato com diferentes variedades expressivas da poesia: metrificação, versos livres, poemas visuais. Produzir um poema-colagem. Organizar uma mostra de poemas ou sarau.
O objetivo desta etapa é ativar os conhecimentos prévios dos estudantes em relação à poesia.
A seleção dos poemas para esta etapa fica a seu critério, profe.
Nesta etapa, começaremos a estimular o aluno a buscar no texto a justificativa para suas interpretações. Além disso, as questões 2 e 3 ajudam a demonstrar que nem todos os poemas reúnem todas as características atribuíveis ao gênero poesia, e que toda lista é passível de ser ampliada. Neste momento, caso algum termo básico não tenha sido mencionado (verso, por exemplo), você pode sugeri-lo ou, preferencialmente, instigar os alunos a chegarem a uma resposta (“como se chama cada uma das linhas do poema?”).
Ao final, a turma terá chegado a um vocabulário básico comum, permitindo com que todos os alunos dominem termos . como verso, estrofe, rima, poema, eu-lírico e outros que você julgar necessários.
Em pequenos grupos, leiam os poemas em voz alta para os colegas do grupo e conversem sobre eles.
Recomendamos selecionar três ou quatro poemas da lista sugerida , exceto Pluvial e Lixo/Luxo, que serão trabalhados na atividade seguinte.
Esta etapa tem como objetivo ampliar o contato com poemas e levar os estudantes a refletirem sobre as especificidades da constituição material de diferentes poemas (pergunta 2) e, em seguida, sobre seu conteúdo e a forma de enunciá-lo (perguntas 3 a 6). É importante, no momento da verificação e da discussão das respostas, levar sempre em consideração as percepções dos estudantes, solicitando que indiquem, no texto, as partes que justificam suas opiniões. É neste momento que você pode fazer o aluno perceber o trânsito entre linguagem literal e linguagem figurada (sem a necessidade de fazer um catálogo das figuras de linguagem presentes nos poemas) e determinados efeitos de sentido (ironia, humor, exagero). Para isso, você pode propor paráfrases de determinadas expressões ou trechos de poemas, de modo a elucidar a distância entre o(s) sentido(s) do que foi dito e a maneira com que foi dito .
Agora leia os poemas Pluvial e Lixo/Luxo, de Augusto de Campos.
O objetivo desta etapa é apresentar outras possibilidades expressivas em poesia, inserindo a dimensão visual do poema. Para textos desse tipo, a disposição gráfica também é um elemento a ser considerado: a posição das palavras na página, a direção em que são lidas (horizontal ou vertical), o tamanho das letras, a “mancha” formada pelo poema. Nos dois poemas em questão, há uma forte proximidade sonora entre as palavras, mas com resultados distintos. .
De acordo com as condições, você pode mostrar o site inteiro, ou apenas os poemas.
Esta etapa é uma preparação para a atividade de produção. Permite articular os conhecimentos já adquiridos (elementos que compõem o poema, temas, gêneros relacionados, sentimentos evocados, imagens, etc.) em torno de poemas construídos de uma forma inusitada, mas que geram efeitos parecidos com os poemas tradicionais: surpresa, riso, estranhamento, dúvida. Você pode dirigir a atenção dos alunos para esses efeitos de sentido, estimulando-os a refletir sobre o uso da linguagem.
Agora é sua vez! Crie um poema-colagem a partir das páginas de jornais e revistas que você recebeu.
Material necessário:
O objetivo desta atividade é explorar, de forma lúdica, as diversas operações envolvidas em um texto poético: a organização em versos, a ideia de manipulação das palavras, a ordem de combinação, o uso de linguagem figurada, os efeitos gerados por uma combinação inusitada de palavras (estranhamento, ironia, humor, imagens).
Em pequenos grupos: mostrem os poemas para os colegas e conversem sobre as criações.
Esta atividade permite que os alunos, ao mesmo tempo em que compartilham suas produções com os colegas, retomem todas as questões estudadas nas atividades anteriores a partir da própria criação, articulando leitura, análise e produção.
É nesse tipo de situação que os alunos podem comparar as intenções que tinham ao produzir os poemas e os resultados obtidos, a partir da opinião dos colegas. Além disso, a possibilidade de fazer mudanças na própria produção e sugerir alterações nas dos colegas, pensando nos efeitos que se quer provocar , ajuda a dar a dimensão do trabalho envolvido no ato de criar um poema .
Que tal divulgar sua produção e ver como ficaram as produções dos colegas? Discuta com os colegas qual a melhor forma de fazer isso. Aqui vão algumas sugestões:
A divulgação das produções é uma etapa muito importante para o aprendizado. Afinal, os poemas são feitos para que outras pessoas os leiam, ouçam, apreciem, estranhem, curtam, não curtam, declamem, compartilhem!
O que cabe no poema?
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