A escrita coletiva

Atividades

  1. Elabore com a turma o planejamento do texto e, depois, construam um texto coletivo na lousa. Todos contribuem, opinam, organizam, refletem sobre a seleção de recursos expressivos e seus efeitos de sentido, reescrevem, revisam.
  2. Releia com o grupo as ideias levantadas e construa um esquema para planejar a escrita, fazendo anotações sobre:
  • Como construir o primeiro parágrafo? Como apresentar a situação?
  • Que palavras, frases, sentimentos, imagens querem usar? Como esses elementos podem contribuir para criar a voz e o tom do texto?
  • Quantos parágrafos o texto terá? Qual será o propósito de cada parágrafo? Como eles se relacionam para construir a unidade do texto?
  • Como será o parágrafo final? O que ele deverá retomar para construir a unidade do texto?
  • O que não pode faltar?
  1. Inicie a escrita do texto. Vá coordenando a prática de tomada de decisões e a monitoração da produção escrita, adequando as ideias apresentadas oralmente para o discurso escrito. Nesse momento, a ideia é construir um texto inicial, focalizando a voz do texto, a fluência das ideias, a organização de parágrafos, para ter uma noção do todo.
  2. Releia com os alunos o que eles escreveram, atentando para que os parágrafos estejam organizados em torno do tópico e para que eles se relacionem de modo a construir a coesão do texto como um todo.
  3. Sugira alternativas de palavras e construções frasais para que a turma possa ir decidindo o que considera mais adequado para construir os efeitos de sentido desejados. Na construção da autoria do texto, é fundamental lidar com alternativas possíveis, selecionar e compreender a razão das escolhas feitas. Você pode instigar essa etapa da escrita com perguntas e sugestões:
  • Este trecho contribui para construir a voz do texto? Que estratégias podem ser usadas para tornar a voz do texto mais clara para o leitor?
  • Esta palavra contribui para construir o tom do texto? Que outra palavra poderia ser usada?
  • Este trecho poderia ficar mais vívido? Que outro jeito de dizer poderia transportar o leitor para a cena narrada?
  • Este trecho poderia ficar mais interessante? Quem conhece uma metáfora para expressar o sentido desse comportamento na perspectiva do narrador?
  • A leitura está fluente? O ritmo está bom? Seria melhor usar conectores neste trecho?
  • Quem sabe aqui uma comparação, uma sequência pergunta-resposta ou causa-consequência?