Uma festa para os livros e para a leitura
livros, formação leitora, literatura, feiras literárias
Complementando a trilogia de cursos voltados para professoras(es) de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e educadoras(es) que tenham interesse em questões envolvidas no ensino da escrita, o Programa Escrevendo o Futuro lança o novo curso on-line e gratuito “Escrever a vida na escola: nos recortes do relato de prática”. A formação é um convite para as(os) participantes vivenciarem a escrita de um relato de prática, conhecerem a experiência de colegas de profissão e refletirem sobre desafios e soluções compartilhadas no exercício da docência.
O curso está com inscrições abertas e pode ser feito de acordo com a disponibilidade de tempo de cada participante, nos dias e horários de sua preferência. São 1000 vagas disponíveis, com direito a certificado de 30 horas (carga horária total do curso).
Inscrição
Após aperfeiçoar as perspectivas sobre o ensino-aprendizagem da escrita, proposto no curso “A escrita como prática social: na trilha do relato pessoal”, e trabalhar novas propostas de produção textual e a construção da autoria no curso “O processo de escrita: nos passos do miniconto”, este novo curso chega como um propósito de intensificar a reflexão sobre a própria prática e a troca de desafios, saberes e soluções entre educadoras(es). “Os cursos foram pensados para acontecer em camadas: da(o) professora(or) como escritora(or), e da(o) professora(or) como professora(or) de escrita. A(o) participante reflete sobre o seu papel como autor(a) e como essa experiência pode contribuir para o ensino da escrita”, explica a professora Margarete Schlatter, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), uma das idealizadoras dos três cursos.
“Escrever a vida na escola: nos recortes do relato de prática” usa como metáfora a técnica de colagem, de forma que as inúmeras atividades e as trocas do dia-a-dia docente sejam refletidas e partilhadas entre as(os) participantes. “Pensar as práticas como se fossem recortes e que, com o compartilhamento, venha a reflexão. O pressuposto é que a professora e o professor reforcem seu papel de professora(or) compartilhando suas experiências com as(os) colegas. Por isso o convite para escrever seus relatos de prática. A ideia do curso é entrar em contato com as narrativas pedagógicas de outras(os) docentes, fruir por elas e, com isso, fortalecer e valorizar o fazer pedagógico de uma comunidade de prática”, detalha Margarete.
Os objetivos desse curso são: vivenciar a escrita e reescrita de um relato de prática; compartilhar sua produção escrita com colegas; refletir sobre o papel do compartilhamento de experiências para o fazer pedagógico e a formação docente. “Pensar como essas narrativas se constroem entre as(os) educadoras(es), no papel das anotações, dos recortes; como isso interfere na reflexão e na reescrita, pensando em aprimorar os textos”, completa a professora.
Saiba mais sobre o curso on-line e inscreva-se!
“Escrever a vida na escola: nos recortes do relato de prática”
Inscrição
Uma festa para os livros e para a leitura
livros, formação leitora, literatura, feiras literárias
Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
ensino e aprendizagem de língua portuguesa, BNCC, letramentos, práticas de linguagem contemporâneas, multimodalidade, multissemiose
Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!
Ver mais comentáriosOlá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.