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literatura, formação leitora, livros, feiras literárias
Confira as dúvidas mais frequentes sobre a produção dos materiais para a 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa
Nesta edição da Olimpíada, professores e suas turmas devem produzir três materiais: Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma. Para ajudar os docentes nesse processo, reunimos as respostas às principais dúvidas sobre como elaborar esses materiais.
Assista ao nosso terceiro webinário, que abordou a elaboração do texto do Relato de prática. Acompanhe também o quarto webinário, 10 de junho às 17h (horário de Brasília), que irá focar na produção dos materiais para o concurso.
Leia também:
Clique nas perguntas para ler a resposta:
P: 1. O que é o Relato de prática?
R: É um texto reflexivo escrito pelo(a) professor(a), em que conta suas experiências durante o desenvolvimento das atividades da Olimpíada com a sua turma. As sugestões de trabalho para o professor estão disponíveis nos Cadernos Docentes. Cada Caderno Docente é focado em um gênero de acordo com o ano da turma:
P: 2. Qual o tamanho do Relato de prática?
R: Até 15 mil caracteres com espaços. Para calcular o número de caracteres no Microsoft Word, selecione todo o texto, em seguida, no menu “Ferramentas”, clique em “Contagem de palavras” ou clique no número de palavras no canto inferior esquerdo.
P: 3. O Relato de prática deve ter um título?
R: Sim, escolha um título que dialogue com seu texto e chame a atenção dos seus leitores.
P: 4. Quando devo começar a escrever o Relato de prática?
R: Assim que começar a planejar suas atividades. A sugestão é que o professor tenha um caderno, como se fosse um diário, para anotações: escreva quais as atividades realizadas com a turma, os aprendizados, os desafios e os avanços. Esses pequenos registros ajudam a construir as vivências e aprendizagens com a turma.
P: 5. Como escolher o foco do Relato de prática?
R: O foco do Relato é determinado pelas experiências vividas com a classe, mas algumas perguntas podem orientar essa escolha: o que chama mais atenção nas suas anotações e reflexões? O que pode ser inspirador para o trabalho de outros colegas? O que você considera mais representativo? Mais sugestões podem ser encontradas no texto Tessitura do relato de prática.
P: 6. Qual deve ser a estrutura do Relato de prática?
R: Em resumo, o Relato de prática deve incluir:
Mais informações podem ser encontradas no texto Tessitura do relato de prática.
P: 7. No Relato de prática devo contar sobre as atividades desenvolvidas com a turma?
R: Apenas se este for o foco do seu Relato. Dentro de todo o trabalho, escolha algo que singularizou sua experiência: O que chamou a sua atenção durante as atividades? Que obstáculo vivido com os estudantes fez você perceber que precisaria de mais atividades para que entendessem determinada questão?
P: 8. Preciso contar sobre todas as atividades desenvolvidas com a turma ou posso escolher apenas uma atividade para o Relato de prática?
R: Se este for o foco do seu Relato, escolha uma experiência, dificuldade, parceria ou aprendizagem que foi mais significativa. Também é importante fazer um comentário geral para contextualizar a escolha do foco de seu Relato.
P: 9. Devo incluir os conteúdos trabalhados com a turma no Relato de prática?
R: Não é preciso citar todos os conteúdos trabalhados. Escolha apenas o(s) conteúdo(s) que dialoguem com o foco do seu Relato. Com base nesse foco, parta de uma contextualização maior, que pode conter um ou mais desses conteúdos e faça suas reflexões, que podem conter exemplos.
P: 10. No Relato de prática devo descrever sobre o desenvolvimento dos textos dos alunos?
R: Apenas se este for o foco do seu Relato de prática. A produção do aluno vai aparecer na Linha do tempo, portanto, não é necessário fazer essa descrição se não for o foco do seu Relato.
P: 11. No Relato de prática, devemos citar somente os alunos que foram selecionados pelos textos ou podemos citar outros alunos?
R: O foco do seu Relato irá orientar suas reflexões. Se quiser, o professor pode comentar as produções de outros alunos, além dos que tiveram seus textos selecionados.
P: 12. Estou participando com duas turmas. Quantos Relatos de prática devo fazer?
R: O professor deve fazer um Relato de prática (mais Linha do tempo e Álbum da turma) para cada uma das turmas em que estiver inscrito na Olimpíada. Escolha um foco para o Relato de prática elaborado para cada turma.
P: 13. Como proceder se na minha escola as aulas de turmas de um mesmo ano ocorrem juntas, no formato remoto?
R: Se os alunos estão juntos, mas são de turmas diferentes, é necessário ter um foco diferente para cada Relato de prática. Por exemplo: para a turma A, o professor terá um foco para seu Relato de prática com as atividades com estes alunos. Já para a turma B, ele precisará escolher outro foco para seu Relato de prática.
P: 14. Quais são os materiais que devem ser enviados?
R: Três materiais devem ser enviados:
Mais informações podem ser encontradas no texto Tessitura do relato de prática.
P: 15. Qual o objetivo da Linha do tempo?
R: A Linha do tempo vai mostrar a evolução da turma por meio das produções de 2 alunos, cujo tema é “O lugar onde vivo”. Para tanto, a Linha do tempo é composta por 2 produções finais de 2 alunos escolhidas pelo professor e pela turma, além dos 2 materiais preliminares de cada uma das produções desses mesmos 2 alunos, totalizando 6 produções.
P: 16. O que é a Linha do tempo para os gêneros textuais Poema, Memórias literárias, Crônica e Artigo de opinião?
R: O professor e a turma vão escolher 2 textos finais de 2 alunos, além dos 2 materiais preliminares de cada uma das produções desses alunos (produções iniciais ou intermediárias, atividades, exercícios, entre outros). Por exemplo: as produções da Maria e do João foram escolhidos como os textos finais. Agora, é preciso reunir o material inicial e o material intermediário da Maria, assim como o material inicial e o material intermediário do João. Isso significa que teremos materiais da Maria e materiais do João, totalizando 6 produções.
P: 17. O que é a Linha do tempo para o gênero Documentário?
R: O documentário é realizado por trios de estudantes. O professor e a turma vão escolher 2 documentários de 2 trios de estudantes, além das 2 produções iniciais e 2 produções intermediárias desses mesmos 2 trios de estudantes. Por exemplo: os documentários do trio João, José e Joaquim, e do trio Maria, Madalena e Marcela foram escolhidos como os documentários finais. Agora, é preciso reunir a produção inicial e intermediária do trio João, José e Joaquim, assim como a produção inicial e a produção intermediária do trio Maria, Madalena e Marcela. Isso significa que teremos 6 produções de cada trio. Lembrando que os materiais iniciais e intermediários não precisam ser vídeos. Pode ser uma sinopse, um argumento, um roteiro ou um storyboard.
P: 18. Como escolher os textos finais dos 2 alunos?
R: As produções finais não precisam ser as melhores, o importante é que sejam reveladoras do trabalho realizado por todos. Algumas perguntas podem ajudar na escolha:
P: 19. No caso do gênero Documentário, como escolher as produções finais?
R: Algumas perguntas podem ajudar na escolha:
P: 20. Na Linha do tempo dos gêneros textuais, o professor e a turma escolhem o mesmo texto mostrando sua evolução ou são textos diferentes?
R: A ideia é reunir versões preliminares do mesmo texto ou materiais preliminares dos mesmos alunos para mostrar a evolução da produção. Se o texto final escolhido for de um aluno que não fez uma versão preliminar desse texto, o professor pode escolher uma outra atividade que este aluno desenvolveu como um planejamento, uma reescrita ou um exercício realizado que teve impacto na qualidade do texto final.
P: 21. Os textos dos alunos devem ser digitados? Se sim, qual o total de caracteres?
R: Os textos dos alunos não precisam ser digitados e não precisam ter um limite de caracteres. O professor teve o seu trabalho selecionado pela Comissão Julgadora Escolar irá inserir os arquivos com os textos dos alunos em um espaço virtual no Portal Escrevendo o Futuro. Serão aceitos arquivos de texto e imagem fixa (fotografias, por exemplo) com os seguintes formatos: PDF, JPEG, PNG, GIF, TIFF, BMP, HEIC, WEBP. Os arquivos devem ter qualidade suficiente para garantir a legibilidade dos textos.
P: 22. Qual o tempo máximo do documentário e seu formato?
R: O tempo máximo é de 5 minutos, incluindo os créditos, no formato MP4 de até 150 mb (megabytes).
P: 23. Os textos dos alunos devem ser corrigidos pelo professor ou devem ser enviados da forma que os alunos escreveram?
R: As produções da turma podem ser enviadas da forma que os alunos escreveram, mas lembrando que o apoio do professor é imprescindível durante o processo de escrita, inserindo perguntas, roteiro de revisão e bilhete orientador para ajudar o aluno a revisar e aprimorar o texto.
P: 24. Trabalho com 1º e 2º anos. É preciso fazer um documentário para cada ano ou posso juntar as turmas para fazerem um só documentário?
R: Cada turma deve fazer seu documentário. Os alunos devem se organizar em trios por turma para fazer o documentário.
P: 25. Como a participação nas aulas on-line está baixa, posso enviar apenas um documentário ou é obrigatório enviar dois documentários por turma?
R: É preciso fazer dois documentários por turma.
P: 26. Quais as recomendações em relação aos direitos autorais das imagens do documentário?
R: Os estudantes devem providenciar a documentação da cessão de direitos autorais e de personalidade de todos os participantes do documentário. Esta documentação será solicitada para os Relatos de prática semifinalistas. Clique aqui e saiba mais no item Autorizações, no Caderno Docente de Documentário.
P: 27. O que é o Álbum da turma?
R: É um registro multimídia do momento mais significativo da trajetória da turma. Entre várias possibilidades, elencamos algumas abaixo:
P: 28. Qual registro enviar para o Álbum da turma?
R: Você deve enviar um único registro. É importante que o registro ajude a compreender o trabalho desenvolvido pela turma para chegar às produções finais. Veja algumas dicas para escolher o registro:
P: 29. O registro para o Álbum da turma precisa de uma legenda?
R: Sim, a legenda vai destacar a relação entre o registro (seja em foto, áudio, vídeo) e o trabalho. Uma única frase basta para explicar essa relação. Você também pode decidir se é importante apontar ou explicar algo que não esteja evidente no material.
P: 30. Tenho aulas on-line. Como fazer o registro para o Álbum da turma?
R: O registro pode ser um vídeo ou áudio enviados pelo WhatsApp, o print de uma mensagem ou uma foto da aula on-line.
P: 31. Não tenho aulas on-line. Como fazer o registro para o Álbum da turma?
R: Você pode fazer uma foto dos materiais impressos enviados para os alunos ou do retorno deles, por exemplo.
P: 32. Como devo enviar os materiais do Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma?
R: O professor deve entregar os materiais para a direção de sua escola. Cada escola deve combinar como receberá os materiais: de forma impressa, por e-mail ou outra forma.
P: 33. Qual o prazo para envio dos materiais do Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma para sua escola?
R: O professor deve finalizar o Relato de prática e organizar a Linha do tempo e Álbum da turma para entregar à direção de sua escola até 5 de agosto de 2021.
P: 34. Devo enviar os materiais do Relato de Prática, Linha do tempo e Álbum da turma em um único arquivo ou em arquivos separados?
R: Após a seleção da Comissão Julgadora Escolar, em que cada escola escolherá um Relato de prática por gênero, será aberto um espaço virtual no Portal Escrevendo o Futuro para que o professor insira seus materiais. Estes materiais deverão ser enviados em arquivos separados. Em breve, divulgaremos o tutorial para ajudar na postagem.
Uma festa para os livros e para a leitura
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Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
ensino e aprendizagem de língua portuguesa, multimodalidade, letramentos, BNCC, multissemiose, práticas de linguagem contemporâneas
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