Uma festa para os livros e para a leitura
literatura, livros, formação leitora, feiras literárias
Professores podem começar a desenvolver as atividades dos Cadernos Docentes e elaborar seu Relato de prática
Com o encerramento das inscrições na Olimpíada é hora de começar o trabalho! Ou dar continuidade a ele, caso já tenha iniciado as atividades com os alunos. Para ajudar os professores e professoras, reunimos os materiais referentes aos próximos passos.
Cadernos Docentes
O primeiro passo é ler os Cadernos Docentes que são os materiais de apoio com orientações para realizar as atividades com o gênero correspondente ao ano ou série da turma. Vale ressaltar que os(as) professores(as) podem selecionar e adaptar as oficinas.
Os Cadernos estão disponíveis nas versões virtual (melhor visualizados on-line) e PDF (preferível para impressão). Basta clicar nos links abaixo para acessar os Cadernos:
Relato de prática
O professor pode dar início ao Relato de prática assim que começar as atividades com a turma. Ele pode fazer anotações em um caderno ou um diário para registrar o planejamento das atividades e incluir suas próprias reflexões como, por exemplo: o que a turma aprendeu, o que deu certo, o que pode ser melhorado, qual foi o momento mais importante da aula. Estas anotações vão construir a memória do trabalho desenvolvido com os alunos.
Para saber mais sobre a elaboração do Relato de prática, clique aqui.
Com foco no Relato de prática, o terceiro webinário apresentou sugestões e respondeu às dúvidas dos participantes. Clique aqui para assistir ao webinário.
O tema também foi abordado na última coluna do Pergunte à Olímpia. Veja as respostas da professora sobre o Relato de prática.
Telegram: ajuda na palma da mão
A Olimpíada lançou as Pílulas pedagógicas no aplicativo gratuito de mensagens instantâneas Telegram. São cinco canais no Telegram, cada um voltado para um gênero do concurso. Toda segunda-feira, novos conteúdos com dicas e reflexões são publicados. Além disso, é possível interagir com outros professores.
Se ainda não possui o aplicativo instalado em seu celular, clique aqui para ver o passo a passo.
Caso já tenha o Telegram instalado no seu celular, é só clicar nos links de cada gênero:
"Poetas da escola" - Gênero Poema
"Se bem me lembro" - Gênero Memórias literárias
"A ocasião faz o escritor" - Gênero Crônica
"Olhar em movimento" - Gênero Documentário
"Pontos de vista" - Gênero Artigo de opinião
Etapas da Olimpíada
A Olimpíada é um concurso que prevê a seleção de textos em diferentes etapas. Confira:
•Inscrições e adesões
22 de fevereiro a 20 de maio
Inscrição de professores(as) e adesão das Secretarias de Educação municipais e estaduais.
•Desenvolvimento das oficinas
22 de fevereiro a 05 de agosto
Professores(as) realizam as atividades com a turma, escrevem o Relato de prática e organizam os registros do trabalho desenvolvido.
•Etapa Escolar
06 a 16 de agosto
Diretores(as) organizam as Comissões Julgadoras Escolares e enviam os Relatos de prática que representarão a escola na Olimpíada.
•Etapa Municipal
20 a 31 de agosto
Secretarias Municipais de Educação organizam as Comissões Julgadoras Municipais e enviam os Relatos de prática que representarão o município na Olimpíada.
•Etapa Estadual
03 de setembro a 01 de outubro
Secretarias Estaduais de Educação organizam as Comissões Julgadoras Estaduais e enviam os Relatos de prática que representarão o estado na Olimpíada.
•Etapa Semifinal
13 de outubro a 16 de novembro
Encontro on-line com atividades pedagógicas e culturais. Realização das Comissões Julgadoras Semifinais e seleção dos Relatos de prática finalistas.
•Etapa Nacional
30 de novembro
Realização da Comissão Julgadora Nacional e seleção dos(as) professores(as) e turmas vencedores(as).
•Evento de Premiação
10 de dezembro
Celebração final e revelação dos(as) professores(as) e turmas vencedores(as).
Uma festa para os livros e para a leitura
literatura, livros, formação leitora, feiras literárias
Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
BNCC, práticas de linguagem contemporâneas, multissemiose, multimodalidade, letramentos, ensino e aprendizagem de língua portuguesa