Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

biblioteca / sobre o Programa

Ferramentas auxiliam trabalho remoto do professor com Cadernos Docentes

Marina Almeida

07 de agosto de 2023

Conheça recursos que auxiliam nas aulas on-line e veja sugestões para o trabalho com alunos sem acesso à internet

Como desenvolver as atividades dos Cadernos Docentes de forma on-line? Que ferramentas utilizar? E quando o aluno só tem acesso a materiais impressos enviados pela escola? Neste momento desafiador para a educação, reunimos vários recursos para ajudar os professores em tempos de ensino remoto.

Nosso segundo webinário mostrou sugestões e alternativas para adaptar as atividades do concurso por meio de vídeos em que professoras contaram suas experiências com suas turmas. Para a professora Elizete Vilela, de Divinópolis (MG), o primeiro passo é mapear as condições de acesso à internet e a familiaridade dos alunos com as ferramentas digitais.

Entre os docentes, a ferramenta mais popular é o aplicativo de mensagens WhatsApp. A professora Sandra Mendes Pedrosa, de Nazarezinho (PB), tem um grupo no WhatsApp com os estudantes, enquanto os encontros on-line são realizados pelo Google Meet. Já Taíz Helene de Almeida Valenzuela, de Paragominas (PA), utiliza as salas de reuniões do WhatsApp, que comportam até 50 alunos, além de apostar em podcasts para a prática de oralidade, como a declamação de poesias.

Para desenvolver as oficinas, a professora Nilva Luzia Alves de Castro, de Visconde do Rio Branco (MG), usa o aplicativo Padlet associado ao Google Meet. E a professora Sâmela Portela, de Ananindeua (PA), descobriu o aplicativo de áudio Encore para acrescentar trilhas sonoras, transformando os áudios em podcasts.

Além de disponibilizar os áudios e vídeos das oficinas via WhatsApp, a professora Regina Tessmann, de Turuçu (RS), entrega, mensalmente, o material impresso dos Cadernos Docentes aos alunos.

Clique, abaixo, e confira os vídeos das professoras:

Ensino Remoto: Professoras Taíz Helene de Almeida Valenzuela (PA) e Sandra Mendes Pedroza (PB)

Ensino Remoto: Professoras Regina Tessmann (RS) e Elizete Vilela (MG)

Ensino Remoto: Professoras Nilva Luzia Alves de Castro (MG) e Sâmela Portela (PA)

Os Cadernos são voltados para o trabalho do professor, mas trazem uma coletânea de textos literários que pode ser compartilhada com os alunos. Na versão virtual dos Cadernos, basta clicar em ‘Coletânea’, na parte superior da tela, para ter acesso aos textos daquele gênero. Já para imprimir a versão em PDF, é preciso selecionar as páginas em que os textos estão publicados.


Ferramentas digitais

Veja a lista com essas e outras ferramentas que podem auxiliar o trabalho do professor:

WhatsApp: Aplicativo de mensagens que permite a troca de áudios e textos em grupos, além do compartilhamento de imagens, vídeos ou documentos em PDF. Também realiza chamadas de voz ou de vídeo com uma ou mais pessoas. Disponível para celulares, ele pode ser acessado pelo computador no endereço web.whatsapp.com.

Telegram: similar ao WhatsApp, permite o envio de imagens, áudios, vídeos, podcasts e outros recursos. No Telegram, é possível criar um canal para o envio de conteúdos (uma espécie de fusão entre um grupo de WhatsApp e um canal no YouTube).

Google Meet: Permite criar videochamadas com diversas pessoas, tem opção de compartilhamento de tela e gravação das reuniões ou aulas.

Padlet: Ferramenta de criação de murais virtuais colaborativos com conteúdos de diferentes formatos: texto, fotos, vídeos, links, desenhos. Disponível para web, celulares (Android e Apple) e Kindle.

Encore: Cria e edita áudios ou composições musicais. Disponível para computadores com sistema operacional Windows ou Mac OS.

Google Sala de Aula: Permite ao professor publicar tarefas em uma página específica, verificar quem concluiu as atividades, tirar dúvidas e dar notas pelas tarefas. Os alunos podem se comunicar e receber notificações quando novos conteúdos são publicados.

Powerpoint: Possibilita que o professor crie apresentações, que podem ser visualizadas pelos alunos por meio do compartilhamento de tela. Atenção para o tamanho da letra, sobretudo se os alunos assistem à aula pelo celular.

WebQuest: Permite criar atividades colocando referências on-line para que o aluno busque informações e crie alguma coisa.

EdPuzzle: Ferramenta que permite inserir perguntas ao longo de vídeos para os alunos responderem. Assim, é possível verificar os principais pontos de dúvidas dos estudantes.

Mentimeter: Ferramenta de interação que permite a coleta de dados e informações em tempo real. Permite criar, por exemplo, uma nuvem de palavras.

Outras dicas práticas sobre o uso de diversas ferramentas podem ser encontradas aqui.


Alunos sem acesso à internet

A realidade de muitos estudantes, porém, não permite que o ensino remoto seja realizado com o apoio da internet ou equipamentos como computadores e celulares. Nesses casos, professores e escolas têm se organizado de diferentes formas para enviar materiais impressos para os estudantes. Ainda que mais difícil, o professor pode buscar outras formas de se comunicar e apoiar esses alunos:

Bilhetes: incluir bilhetes ao material enviado, com orientações sobre as tarefas a serem realizadas, além de retornos com dicas e comentários sobre suas produções. Levar ânimo e motivação aos estudantes nesse momento também é importante.

Glossário: montar um pequeno glossário para ser enviado juntamente com o material pode garantir uma compreensão maior do texto para os alunos que não têm acesso a um dicionário em casa.

Família: envolver a família em algumas atividades pode motivar os alunos para a realização das tarefas. Pedir ao aluno que entreviste um membro da família sobre sua história, por exemplo, pode engajar pais e alunos no trabalho.

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Uma festa para os livros e para a leitura
educação e cultura

Uma festa para os livros e para a leitura

Feiras literárias valorizam a produção local e a diversidade de autorias, e promovem a leitura e a escrita, especialmente entre jovens.

feiras literárias, livros, formação leitora, literatura

Imagem de capa de Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
especiais

Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola

Confira materiais para auxiliar professoras(es) no planejamento de aulas contemplando os diversos e múltiplos letramentos.

multissemiose, letramentos, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, BNCC, multimodalidade, práticas de linguagem contemporâneas

Imagem de capa de A hora e a vez das biografias
sobre o Programa

A hora e a vez das biografias

Conheça o novo Caderno Docente com atividades sobre o gênero biografia

Imagem de capa de O que cabe no poema?
especiais

O que cabe no poema?

Confira o especial que reúne conteúdos diversos como planos de aula, sequências didáticas, artigos e entrevistas sobre o gênero textual poema.

poema, produção de texto, formação leitora, poesia, gênero textual, planejamento docente, literatura

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000