Uma notícia
O objetivo desta oficina é refletir sobre o papel que o bom uso da palavra, o debate e a argumentação podem desempenhar na resolução de conflitos e na tomada de decisões coletivas. Para esta atividade, os alunos e as alunas lerão uma notícia sobre o movimento de derrubada de estátuas de figuras históricas controversas após a morte de George Floyd, homem negro assassinado por policiais norte-americanos em 25 de maio de 2020.
Atividades
- Divida a classe em grupos. Informe-os de que vão analisar uma notícia. A seguir leia a manchete: “Estátua de ativista negra substitui a de traficante de escravos no Reino Unido”, e investigue o quanto elas e eles já sabem sobre o tema por meio de algumas perguntas:
- Por que a estátua de um traficante de escravos foi substituída pela de uma ativista? Que acontecimentos recentes levaram ao ato?
- A quem a turma atribui a substituição? Pela manchete, conseguimos saber se ela foi substituída a mando do governo?
- Solicite aos alunos que anotem as respostas, para uma conversa posterior. Só então, projete a notícia, disponível no menu Coletânea, pedindo-lhes que a leiam.
- Na sequência, proponha-lhes uma discussão sobre os fatos reportados. As questões relacionadas posteriormente, nesta Oficina, podem ajudar na condução desse debate.
Questões possíveis:
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a. Depois de lida a notícia, peça à turma que volte às questões iniciais: O que motivou a troca das estátuas?
Professor, professora, chame a atenção para o fato de que após a morte de George Floyd, nos Estados Unidos, em maio de 2020, eclodiram manifestações em todo o mundo contra a violência policial e o racismo. Foi durante tal onda de manifestações que a estátua de um traficante de escravos chamado Edward Colston foi derrubada por manifestantes em Bristol, cidade inglesa, e lançada no rio Avon, que passa pela localidade. Informe aos alunos que antes da derrubada já havia sido solicitado à prefeitura local que a imagem fosse trocada. Mais tarde, após o ato, um artista, sem autorização da prefeitura, colocou o monumento de bronze em homenagem à ativista negra no lugar em que estava Colston.
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b. De acordo com as informações fornecidas pela notícia, parece haver pontos de vista divergentes a respeito da substituição da estátua?
A notícia informa que tanto a derrubada da estátua quanto a substituição por um monumento novo não foram autorizados pelo poder público, o que evidencia a diferença de posições em relação à ação. Além disso, você pode mencionar que a derrubada das estátuas durante as passeatas de 2020 foram tema de uma série de debates nos meios de comunicação, evidenciando que não há consenso sobre a questão.
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c. Qual é a posição da turma sobre o tema? O que pensam da derrubada e da substituição da estátua? A saída escolhida pelos manifestantes foi a mais acertada ou deveriam ter procurado a via legal para remover um símbolo que lhes ofendiam? E em relação à substituição, seria necessário que o artista consultasse a prefeitura, uma vez que se trata do espaço público?
Ao discutir o tema. Peça a turma que justifique seu posicionamento. Enfatize que há uma relação de hierarquia entre os envolvidos: a prefeitura, responsável pelo espaço público, detém também o comando das forças policiais que poderiam agir contra os manifestantes. Por outro lado, a atitude deles poderia ser entendida como depredação do patrimônio público? A violência dos policiais nos Estados Unidos e em outras partes do mundo contra os negros justifica as ações do grupo que removeu a estátua de Edward Colston? Note que não se trata de simplificar a questão, mas de oferecer aos alunos a possibilidade de pensar a partir de diferentes ângulos.
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d. Na localidade em que vocês vivem há alguma estátua ou mesmo nome de rua ou escola que que incomode os moradores por prestar homenagens que hoje já não fazem sentido?
Em caso afirmativo, ações já foram tomadas para que isso mudasse? Quais foram? Durante a discussão, procure valorizar a importância do debate e do diálogo para chegar soluções sem apelar para a violência. Embora os posicionamentos sejam divergentes, por meio da fala, é possível chegar a um consenso e a medidas para sanar o problema. Conte aos alunos que a estátua de Colston derrubada pelos manifestantes foi retirada do rio e será levada para um dos museus da cidade, onde, segundo as autoridades, contribuirá para problematizar o período escravocrata. Já a estátua da ativista foi retirada pela prefeitura menos de 24 horas depois de ter sido colocada no pedestal. À época, noticiou-se que ela seria leiolada e o dinheiro doado a organizações da luta antirracista. O que os alunos pensam da solução? O tema foi suficientemente debatido? Chegou-se a uma saída razoável para todos os envolvidos?
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a. Depois de lida a notícia, peça à turma que volte às questões iniciais: O que motivou a troca das estátuas?
- Como foi possível observar por meio do texto e do fato que ele narra, o espaço das cidades é um espaço de disputas. As estátuas não são escolhidas de modo aleatório, uma vez que são escolhidas por uma determinada parte da sociedade que tem como objetivo não apenas homenagear determinadas figuras, mas garantir que elas permaneçam visíveis para um grupo amplo de cidadãos que veem a estátua ao transitar pela cidade. Se essa escolha é feita por um grupo restrito, é evidente que não representa a todos e, por isso, cria-se uma situação de disputa e conflito.
- Discuta com os alunos como aqui não se trata de estabelecer o lado certo e o lado errado da história. No campo da argumentação e do debate, nós vamos além da lógica de “mocinho” e “vilão”. Cabe sim perceber que existe um jogo de forças e grupos ou vozes que são mais reconhecidos do que outros na sociedade. Nesse sentido, a ação de derrubada das estátuas é a forma que os grupos excluídos ou pouco representados encontraram de se fazer ouvir.
- Ainda assim, as tentativas de conquistar tal espaço de fala podem desencadear violência. O que é possível fazer para evitá-la? Converse sobre isso com a turma e explique que uma forma eficaz de combater a violência e evitá-la é o debate aberto, constante e sistemático sobre as dificuldades a serem contornadas no convívio cotidiano, nos lugares onde vivemos.
Para saber mais
Jornalismo
“Atividade de busca e divulgação de informações de interesse público. O trabalho do jornalista atende alguns protocolos ou regras, como confirmação de dados com fontes qualificadas, autoria conhecida e responsabilidade por aquilo que está sendo informado.”
A definição acima foi retirada do Glossário do site Educamídia (educamidia.org.br), iniciativa que tem como objetivo promover a educação midiática por meio de conteúdos que têm como público-alvo os professores. Caso você queira aprofundar seus conhecimentos sobre a esfera jornalística, em que circulam textos como a notícia e o artigo de opinião, recomendamos a Websérie “Jornalismo: Conhecer para defender”. São vídeos curtos que explicam o processo de trabalho do jornalista da elaboração da pauta à publicação e repercussão do texto. Os vídeos estão disponíveis no link: https://educamidia.org.br/recurso/webserie-jornalismo-conhecer-para-defender