O poder da argumentação

Atividades

  1. Como forma de concluir a reflexão, discuta com a turma qual o valor que a argumentação pode ter na condução da vida pública de uma comunidade, de uma cidade, de um Estado ou de um país, bem como no cotidiano das pessoas, especialmente em situações que parecem difíceis. Para tanto, leia e discuta com eles o texto “Argumentar em situações difíceis” .

    Para saber mais

    Argumentar em situações difíceis

    Philippe Breton. Argumentar em situações difíceis. Barueri: Manole, 2005.

    O que é uma “situação difícil?” Em geral é uma situação que se caracteriza pela violência indesejada que carrega. Apesar de inúmeros progressos realizados com relação a essa questão, a violência continua enraizada no cerne de nossas vidas diárias. […]

    Diante de uma situação difícil, de uma violência que atravessa nosso caminho, temos três opções à nossa disposição:

    • recorrer à violência;
    • fugir;
    • tomar a palavra, tentar argumentar a fim de defender nossas posições e, ao mesmo tempo, pacificar a situação.
  2. Ao discutir esse texto, chame a atenção da turma para o fato de que “tomar a palavra” com o objetivo de “pacificar uma situação” envolve ouvir o interlocutor e acolher seus motivos.
  3. Caso você disponha de algum tempo, leia antes o livro Argumentar em situações difíceis, de Breton, e/ou o artigo Como conversar com um fascista, da filósofa Márcia Tiburi. Exponha aos alunos e às alunas a aposta de ambos os autores no poder do diálogo e da argumentação como antídotos para a violência e a intolerância. Essas ideias poderão subsidiar todo o seu trabalho com o artigo de opinião, ao longo das oficinas.
  4. Ao final desse percurso, peça à classe que anotem as conclusões a que chegarem e promova, ao final, uma apresentação oral dos resultados, seguida de discussão coletiva. Procure salientar os pontos comuns e as eventuais divergências. Se achar que vale a pena, sugira aos alunos e às alunas que transformem essas notas em uma matéria sobre a importância da argumentação que possa “abrir” o jornal mural e/ou o blog da turma

Para saber mais

Palavras que o vento não leva

O registro é muito importante para você aperfeiçoar o seu trabalho. Ele nos ajuda a fazer questionamentos e descobrir soluções que nos fazem crescer. No entanto, é mais uma tarefa. Mesmo assim, precisamos desenvolver essa prática e vencer a falta de tempo.

Anote as atividades desenvolvidas, suas impressões e dificuldades e as reações do grupo. Como diz a educadora Madalena Freire (1996): “O registrar de sua reflexão cotidiana significa abrir-se para seu processo de aprendizagem”.