Reescrita em grupos

Atividades

  1. Divida a classe em grupos de até três participantes e explique que eles e elas farão a reformulação do texto proposto.
  2. Distribua cópias do texto e explique que a reelaboração será feita em duas partes. Na primeira, é necessário fazer uma leitura atenta do texto e indicações para possíveis correções. Deixe claro que neste momento eles assumem a posição de editores(as) do artigo, cujo papel é promover alterações que tenham como objetivo produzir uma argumentação mais consistente e uma comunicação mais clara com o(a) leitor(a).
  3. Para a leitura comentada, você pode propor o uso de uma legenda de cores para as marcações:

    Vermelho - Argumentação pouco consistente, pois faltam dados e exemplos

    Azul - Desvios em relação à norma-padrão.

    Amarelo - Falta operador argumentativo ou ele foi usado de modo equivocado.

  4. Para saber mais

    A reescrita em grupos deve ajudar os e as estudantes a organizar uma síntese das principais informações apreendidas nas oficinas anteriores até que chegue o momento de escrever o texto final, que será individual. Talvez não seja possível fazer essa reescrita em uma única aula, por isso é importante que todos os alunos anotem as correções feitas para continuarem o trabalho na aula seguinte, do ponto em que foi interrompido.

  5. Use o material “Preparação da reescrita”, a seguir, para orientar os alunos. Ele contém, além dos trechos que devem ser reelaborados, algumas perguntas e comentários.
  6. Preparação da reescrita – Problemas de Antônio Dias

    Título

  • Problemas de Antônio Dias

Perguntas

  • Esse título é original?
  • Desperta curiosidade?
  • Anuncia a questão polêmica?
  • Instiga o leitor a conhecer o texto?

Comentários

  • O título não é apropriado, pois o aluno intitulou seu texto com o nome da cidade. Poderia ter adiantado a polêmica ou provocado o leitor por meio de um título mais original.

Parágrafo 1

  • Antônio Dias representa a classe das típicas cidades do interior de Minas Gerais, com seus poucos e pacatos 9.363 mil habitantes. Quando se pensa no baixo número de moradores a previsão de que problemas relacionados à condição de existência da população sejam fáceis de serem resolvidos, mas não é o que se pode constatar, visto que essas são barreiras antigas da cidade.

Perguntas

  • O autor indica claramente a questão polêmica?
  • Usa linguagem adequada para um artigo de opinião?
  • Relaciona os problemas locais com situações nacionais ou até mesmo internacionais?

Comentários

  • Mostre aos alunos que embora o autor do texto apresente a sua cidade e uma perspectiva crítica em relação a ela, a questão polêmica poderia ter sido mais bem delimitada. Qual é o problema que deveria ser fácil de resolver nesta cidade, mas não é? Falta um recorte mais claro da discussão neste primeiro parágrafo.
  • Além disso, há equívocos em relação à norma-padrão, como uso equivocado de vírgulas e acento agudo que podem ser apontados pelos alunos e alunas.
  • Aponte também para problemas na sintaxe do segundo período que prejudicam a clareza da mensagem.
  • Por fim, indique que o texto começa na terceira pessoa, mas isso não se manterá ao longo do desenvolvimento argumentativo. Ressalte, por outro lado, que há bom uso de operadores argumentativos, como “mas” e “visto que”.

Parágrafo 2

  • No entanto os cidadãos Antônio-dienses podem contar com uma vasta extensão territorial de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sendo sua área total calculada em 787,061 km², porém essa "desmedida" cidade está dividida geograficamente em um pequeno, centro urbano, o qual não se queixa da qualidade da água, e as extensas comunidades pertencentes, ás chamadas "zona rural", que são deixadas a mercê desde "atributo".

Perguntas

  • Que assunto é tratado no segundo parágrafo? Agora, ficou clara qual é a questão polêmica?
  • A maneira como as informações estão organizadas, em um só período, sem ponto final, ajudam a entender a polêmica de que vai tratar?
  • Por que o autor mencionou a extensão territorial do município? Como essa informação dialoga com o dado do primeiro parágrafo?
  • Que dados poderiam ser citados para provar que a distribuição de água é irregular no município?
  • A escolha de vocabulário contribui para a defesa do ponto de vista? A palavra “atributo”, por exemplo, poderia ser substituída por outra mais precisa?

Comentários

  • Neste parágrafo, o autor evidencia um pouco melhor a questão polêmica de que tratará no artigo: a distribuição irregular de água no município.
  • Há uma relação interessante entre o número de moradores e a extensão territorial, mas ela poderia ter sido mais produtiva se fosse proposta outra forma de organizar a informação, que relacionasse as duas mais diretamente.
  • O parágrafo é formado por apenas um período, com pouco uso da pontuação, o que também enfraquece tanto o potencial argumentativo quanto a clareza na comunicação do ponto de vista.

Parágrafo 3

  • Comunidades distantes como Porteira Grande onde se situa minha escola e Mãe D'água, onde moro, não possuem assistência especializada para tratamento e distribuição de água, seria assim por ser um local mais afastado do centro urbanizado da cidade? Ou simplesmente por estar distante dos governantes e merecer menos atenção que os moradores das áreas que os cercam?

Perguntas

  • O autor usa bons argumentos para sustentar sua posição?
  • Que estratégias argumentativas poderiam ser usadas para que a argumentação fosse mais eficiente?
  • Será que todos os moradores pensam da mesma forma, ou alguns podem levantar contra-argumentos à posição do autor do texto?
  • Como seria possível refutar os contra-argumentos dos que pensam de forma diferente?
  • Há o uso da primeira pessoa do singular no trecho. Ele é adequado?

Comentários

  • No terceiro parágrafo, o autor vale-se de dois exemplos, o de sua casa e o de sua escola, para argumentar a respeito da má distribuição de água no município.
  • As perguntas retóricas são um importante recurso argumentativo, mas elas poderiam ser mais aprofundadas e direcionadas para o objetivo que se quer alcançar com a argumentação.
  • A oscilação entre a primeira pessoa do singular e terceira pessoa também não é adequada. É mais interessante que se escolha uma forma e ela se mantenha ao longo do texto.

Parágrafos 4

  • De acordo com o senso comum a água que é disponibilizada para o nosso consumo deveria ser bem diferente da qual fazemos uso, cuja aparência não atende aos critérios básicos para sobrevivência. Turva, infecta e imprópria são os adjetivos que a população encontrou para se queixar com os administradores da cidade sobre este líquido, tendo em vista que o direito à vida é uma garantia permanente prevista na Constituição Federal de 1988, atado a isso está o direito à água, pois sem ela não há como garantir a vida, a saúde e a dignidade das pessoas.

Perguntas

  • O autor acrescenta outros tipos de argumentos para fortalecer sua posição?
  • Expande a discussão, relacionando a questão local da água a aspectos nacionais ou globais?

Comentários

  • Chame atenção para a mobilização de diferentes vozes para sustentar o ponto de vista do autor, como a perspectiva dos moradores e o que preconiza a Constituição Federal. Ainda assim, a relação entre a opinião dos moradores e a Carta Magna não está muito clara e poderia ter sido mais bem articulada.
  • Observe também como o segundo período do parágrafo é muito longo, o que contribui para ideias que, apesar de interessantes, não foram bem desenvolvidas e relacionadas ao contexto local.

Parágrafo 5

  • Em contrapartida a solução mais próxima dessa queixa pertinente foi a inserção da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), que cobra no mínimo, R$13,75 por até seis mil litros de água, que obviamente está acima do orçamento de grande parte da população rural, fazendo com que as opiniões a respeito desse impasse fossem divididas. Uma parcela dos moradores concorda com a terceirização desta iniciativa, alegando que o tratamento especializado da água diminuiria os problemas de saúde em virtude da ausência deste serviço, porém a outra repudia tal medida, aspirando valores exorbitantes que pagariam em prol do uso da água em plantios para manutenção familiar.

Perguntas

  • O que indica o uso da expressão “em contrapartida” no início do parágrafo?
  • Os dados apresentados são relevantes para a defesa do ponto de vista?
  • Fica claro o ponto de vista do autor do texto?

Comentários

  • O autor inicia o trecho com a expressão “em contrapartida”, em geral, indicadora de contra-argumentação, mas, na verdade, começa a apresentar a solução do poder público local para a resolução do impasse.
  • Embora haja importante mobilização dos diferentes pontos de vista a respeito da intervenção do poder público local, não há posicionamento claro do autor a respeito da medida, o que deixa o parágrafo predominantemente expositivo.

Parágrafo 6

  • O saneamento básico é imprescindível para que a população tenha qualidade de vida e dignidade, o lugar que o possui não tem cartão postal melhor para exibir e como o próprio nome diz é "básico", ou seja, necessário e fundamental a existência humana. Espero que a gestão atual e as futuras não fechem os olhos para o indispensável, pois tenho a certeza que a minha e as próximas gerações da zona rural não optarão por numerosas prateleiras de medicamentos e sim abundantes plantações nos imensos quintais de nossas casas.

Perguntas

  • As principais ideias são retomadas no final do parágrafo?
  • O ponto de vista do autor foi defendido de forma convincente?
  • A imagem proposta - das plantações em lugar das prateleiras de remédio - é clara?
  • O parágrafo cumpre a função de concluir o texto?

Comentários

  • Na conclusão, a comparação que se faz entre as prateleiras de remédios e a plantação abundante não evidencia com clareza o ponto que o autor quer enfatizar em seu desfecho.
  • Além disso, há ideias que poderiam ter sido mais bem retomadas, como a crítica dos moradores ao problema.
  • Por fim, observe que faltam operadores argumentativos que indicam conclusão.