O texto: primeiras impressões
Atividades
- Faça cópias, escreva na lousa ou projete, o texto que você escolheu para aperfeiçoar coletivamente. Caso não queira trabalhar com o texto de um de seus alunos, lembre-se de que você também pode utilizar o artigo “Problemas de Antônio Dias”, disponível no menu Coletânea.
- Faça uma primeira leitura do texto e peça que as alunas e alunos, recuperando os temas da oficinas passadas, que falem sobre as impressões a respeito do texto e o que modificariam se aquele texto tivesse sido escrito por eles. Nesta etapa, mais panorâmica, ainda não é preciso fazer registros sistematizados das opiniões da turma.
- Valorize a participação de todos, mas interfira com suas contribuições, quando necessário.
- Estimule-os com perguntas:
- O título é adequado para um artigo de opinião? Por quê?
- O articulista indica claramente a questão polêmica?
- Há vozes diferentes no texto? De quem são?
- Os argumentos apresentados são convincentes? Apresentam dados, exemplos; referem-se a valores éticos ou morais; deixam clara a relação de causa e consequência?
- São utilizados elementos articuladores, ou seja, palavras ou expressões que estabelecem conexões entre as partes do texto?