Passando a limpo

Atividades

  1. Depois de pronto, anime a turma a aprimorar os poemas que escreveram. Peça-lhes que façam essa análise com base no quadro “Itens de aprimoramento”.
  2. Para saber mais

    Itens de aprimoramento

    • O título do poema é criativo?
    • O texto tratou do tema “O lugar onde vivo”?
    • Houve um recorte, uma delimitação do assunto, foi destacado um local ou um aspecto específico da cidade?
    • O poema tem um ritmo harmonioso?
    • A seleção de palavras foi bem feita? Pode melhorar?
    • O poema apresenta alguns dos recursos estudados nas oficinas, ou seja, possui organização em versos e estrofes; ocupação da página pelo texto, com margens à direita e à esquerda; presença de efeitos sonoros: ritmo marcado e rimas; repetição de letras, de palavras ou de expressões; repetição da mesma construção (paralelismo sintático); emprego de figuras: comparação, metáfora e personificação?
  3. Depois da reescrita para o aperfeiçoamento do poema, peça que o passem a limpo.