Passando a limpo
Atividades
- Depois de pronto, anime a turma a aprimorar os poemas que escreveram. Peça-lhes que façam essa análise com base no quadro “Itens de aprimoramento”.
- O título do poema é criativo?
- O texto tratou do tema “O lugar onde vivo”?
- Houve um recorte, uma delimitação do assunto, foi destacado um local ou um aspecto específico da cidade?
- O poema tem um ritmo harmonioso?
- A seleção de palavras foi bem feita? Pode melhorar?
- O poema apresenta alguns dos recursos estudados nas oficinas, ou seja, possui organização em versos e estrofes; ocupação da página pelo texto, com margens à direita e à esquerda; presença de efeitos sonoros: ritmo marcado e rimas; repetição de letras, de palavras ou de expressões; repetição da mesma construção (paralelismo sintático); emprego de figuras: comparação, metáfora e personificação?
- Depois da reescrita para o aperfeiçoamento do poema, peça que o passem a limpo.
Para saber mais
Itens de aprimoramento