Planejamento e escrita da crônica inspirada na foto

Atividades

  1. Instigue os alunos a pensar em como trazer a vida retratada na foto para a crônica.
  2. Peça a cada aluno que faça um esboço da crônica que irá escrever com base na foto tirada por ele.
    • Foco narrativo (autor-observador ou autor-personagem).
    • Personagens.
    • Tom da narrativa (humorístico, irônico, lírico, crítico).
    • Enredo (o elemento surpresa, que pode ser tanto uma personagem quanto a descoberta de uma situação inusitada).
    • Espaço (em que parte da cidade, em que cenário, ocorreu a situação).
    • Tempo (lembre que a crônica se passa em um curto espaço de tempo – minutos, horas).
    • Desfecho: pode ser aberto, conclusivo, surpreendente. No desfecho aberto o leitor é instigado a pensar, criar sua solução, dar continuidade à narrativa, os leitores viram coautores da história.
  3. Depois de planejada a crônica, estipule um prazo para que os alunos desenvolvam o esquema que criaram e escrevam um texto que chame a atenção, envolva o leitor.
  4. Finalizada a escrita, organize uma roda para que os autores possam compartilhar a leitura dos textos e das fotos.