Habilidades para iniciar uma crônica

Uma das grandes dificuldades de qualquer escritor é começar o texto. Abaixo uma série de atividades que podem ajudar seus alunos a vencer esse desafio.

Atividades

  1. Promova a escrita coletiva do primeiro parágrafo de uma crônica, com base em uma notícia. Por exemplo:
  2. Uma notícia

    Um professor propôs como assunto da crônica o temporal que se abateu na cidade de São Paulo no início da semana.

    Veja as propostas de “abertura” de três alunos relacionadas a essa mesma notícia:

    • Primeiro aluno – A tempestade
      O céu anunciava tempestade. Em dias como esse, o fluxo de carros aumenta na cidade de São Paulo. Todos querem chegar em casa antes da chuva. Caos total!
    • Segundo aluno – Toró
      Relâmpagos e trovoadas anunciam a chegada de um toró. O corre-corre natural da hora do rush em São Paulo se intensifica em dia de chuva. Se qualquer chuvinha já alaga ruas e avenidas, imagine uma tempestade! O trânsito fica impossível. Os alagamentos contribuem para a aflição dos trabalhadores que querem chegar em casa a qualquer custo.
    • Terceiro aluno – Sofrimento
      A história começa com a enorme fila de pessoas que se forma na estação Sé do Metrô para o embarque. São dezenove horas. Todos querem chegar em casa. O desespero transparece no rosto de cada um. Cotoveladas, empurra-empurra, gritaria, pés castigados. Todo dia de chuva acontece isso.
  3. Anote as diferentes sugestões de “começos” dos textos dos alunos.
  4. Peça a eles que comparem os parágrafos e indiquem qual deles é o mais adequado para iniciar a crônica.
  5. Outra ideia para exercitá-los é pedir-lhes que deem continuidade ao texto de cronistas consagrados. Mostre aos alunos apenas o início de algumas crônicas já publicadas. Peça-lhes que se coloquem no lugar do cronista e completem, de forma coerente, o texto iniciado por ele. Para tanto sugerimos abaixo os parágrafos de abertura de três crônicas, que estão na íntegra.


  6. Depois que os alunos completarem esses textos você pode projetá-los na íntegra, e retomar as marcas próprias da crônica e os recursos linguísticos utilizados pelo autor.
  7. Feito isso, proponha-lhes que identifiquem e anotem as semelhanças ou diferenças entre o que eles escreveram e as crônicas escritas pelos três autores.