Primeiro poema
A primeira produção propicia um diagnóstico dos conhecimentos e das dificuldades de cada criança. Esses dados darão pistas para que você possa planejar as intervenções necessárias no desenvolvimento de cada etapa do trabalho.
Atividades
- Em sala, projete, por meio de datashow, os vídeos “Me gritaron Negra”, de Victoria Santa Cruz, e a versão traduzida, interpretada por alunas de uma escola do Rio de Janeiro.
- Diga à turma que cada gênero textual tem características próprias, e a situação de produção também varia. O rapper Renan Inquérito, como visto na oficina anterior, por exemplo, sempre escreve letras de rap que muitas vezes se tornam poemas e podem ser tanto lidos quanto cantados. A musicalidade do poema “Me gritaron Negra”, de Victoria Santa Cruz, também permitiu que ele fosse musicado e declamado ao som de instrumentos, como bem demonstraram os vídeos. Ou seja, para escrever poemas, é preciso levar em conta alguns dados:
- Quem escreve?
- Para quem? (Para colegas de classe? Para a comunidade? Para um júri?)
- Com qual finalidade? (Competir? Divulgar? Comunicar?)
- Onde o texto será publicado? (Jornal, livro, revista, blog, livro digital, mural da escola, vídeo no Youtube?)
- Distribua uma folha de papel para cada pessoa e peça-lhes que escrevam um primeiro poema. O tema é “O lugar onde vivo”.
- Explique-lhes que podem fazer rascunhos do poema no caderno e refazê-lo, se acharem necessário.
Primeira escrita
Esse primeiro texto é importante para que os e as alunas avaliem a própria escrita. Com sua ajuda, podem perceber o que é preciso melhorar e poderão comprometer-se com as oficinas, tendo mais chances de melhorar a escrita. Além disso, será possível comparar essa produção com o texto final e reconhecer os avanços, constituindo um processo de avaliação continuada.
Para saber mais, leia o artigo “Conversa vai, escrita vem” , que integra a revista Na Ponta do Lápis, nº 21, de abril de 2013; e a publicação O que nos dizem os textos dos alunos?.