Primeiro poema

A primeira produção propicia um diagnóstico dos conhecimentos e das dificuldades de cada criança. Esses dados darão pistas para que você possa planejar as intervenções necessárias no desenvolvimento de cada etapa do trabalho.

Atividades

  1. Em sala, projete, por meio de datashow, os vídeos “Me gritaron Negra”, de Victoria Santa Cruz, e a versão traduzida, interpretada por alunas de uma escola do Rio de Janeiro.
  2. Diga à turma que cada gênero textual tem características próprias, e a situação de produção também varia. O rapper Renan Inquérito, como visto na oficina anterior, por exemplo, sempre escreve letras de rap que muitas vezes se tornam poemas e podem ser tanto lidos quanto cantados. A musicalidade do poema “Me gritaron Negra”, de Victoria Santa Cruz, também permitiu que ele fosse musicado e declamado ao som de instrumentos, como bem demonstraram os vídeos. Ou seja, para escrever poemas, é preciso levar em conta alguns dados:
    • Quem escreve?
    • Para quem? (Para colegas de classe? Para a comunidade? Para um júri?)
    • Com qual finalidade? (Competir? Divulgar? Comunicar?)
    • Onde o texto será publicado? (Jornal, livro, revista, blog, livro digital, mural da escola, vídeo no Youtube?)
  3. Distribua uma folha de papel para cada pessoa e peça-lhes que escrevam um primeiro poema. O tema é “O lugar onde vivo”.
  4. Explique-lhes que podem fazer rascunhos do poema no caderno e refazê-lo, se acharem necessário.
  5. Primeira escrita

    Esse primeiro texto é importante para que os e as alunas avaliem a própria escrita. Com sua ajuda, podem perceber o que é preciso melhorar e poderão comprometer-se com as oficinas, tendo mais chances de melhorar a escrita. Além disso, será possível comparar essa produção com o texto final e reconhecer os avanços, constituindo um processo de avaliação continuada.

    Para saber mais, leia o artigo “Conversa vai, escrita vem” , que integra a revista Na Ponta do Lápis, nº 21, de abril de 2013; e a publicação O que nos dizem os textos dos alunos?.