Escrevendo mais e mais
Ajude seus alunos a escolher um tema, um assunto sobre o que escrever e o tom que vão usar. É um empurrãozinho essencial para que vençam o medo do papel em branco!
Atividades
- Peça aos alunos que pensem: em suas vivências, nos lugares que frequentam; nas pessoas com as quais convivem; nos assuntos que estão circulando na cidade, na comunidade; em algo que tenha ocorrido no dia a dia deles e chamado a atenção. É dessa simples observação que cada um dos(as) estudantes escreverá uma crônica.
- Em seguida, incentive-os(as) a compartilhar com o grupo a situação que identificaram mentalmente.
- À medida que os(as) alunos(as) falam, anote os fatos lembrados. Terminada a lista, mostre que todos conseguiram agir como verdadeiros cronistas. Olharam os fatos corriqueiros da cidade e escolheram um episódio a respeito do qual querem escrever, individualmente, uma crônica.
- O próximo passo é escolher o tom – poético, bem-humorado, crítico, lírico – com que vão narrar o tema “O lugar onde vivo” e optar pelo foco narrativo: na primeira pessoa (autor-personagem) ou na terceira pessoa (autor-observador).
- Dê-lhes tempo para escolher o tom e o foco narrativo que mais lhes agrade; em seguida, comente a importância do(a) aluno(a)-autor(a) levar em conta a situação de produção:
- Quem escreve?
- Para quem? (Para colegas de classe? Para a comunidade? Para um júri?)
- Com qual finalidade? (Competir? Divulgar? Comunicar?)
- Onde a crônica será publicado? (Jornal, livro, revista, blog, livro digital, mural da escola, vídeo no Youtube)
- Em seguida, peça a cada um deles que escreva uma crônica.
- Finalizada a escrita, peça aos(as) alunos(as) que releiam o que escreveram – agora como cronistas. Caso haja tempo, proponha que troquem os textos entre si, fazendo comentários e sugestões. Depois da leitura do(a) colega, o(a) aluno(a) poderá rever o texto para escrever outra versão.
- Antes que coloquem a mão na massa, lembre-lhes de que essa crônica é ainda uma primeira versão, que será lida apenas por você. O objetivo é fazer uma avaliação inicial do que eles já sabem e do que precisam aprender sobre como escrever uma crônica. Os alunos também vão fazer uma autoavaliação para descobrir os aspectos que precisam ser melhorados. É importante recomendar-lhes que guardem com cuidado o primeiro texto, para compará-lo com o texto final, que será escrito na Oficina 10, e ver com os próprios olhos o quanto evoluíram na caminhada.
- Uma dica para a classe: na maioria das vezes o cronista cria o título depois de escrever a crônica.