Análise da primeira escrita
Aspectos que você pode analisar na primeira produção:
- O tema é adequado?
- Há apenas a descrição do fato, o relato da situação? Ou o relato é a base para a interpretação, que faz pensar?
- O tom da narrativa foi bem escolhido?
A partir desses parâmetros, o texto da aluna poderia ser avaliado assim:
- Mariana escolheu um tema próximo de sua realidade. Parece que ela já conseguiu definir “o que dizer” e o foco narrativo (autor-personagem). Ela pode, inclusive, aproveitar esse tema na produção final. Mas, ela ainda não escreveu uma crônica, e sim um relato de experiência pessoal (a descrição do fato).
- Será preciso ajudá-la a perceber as peculiaridades de uma crônica. Com o desenvolvimento dos próximos passos (leitura de crônicas e atividades de escrita), ela vai exercitar o “como dizer”.
- O texto apresenta também problemas de pontuação. É um aspecto fundamental para a etapa posterior ao desenvolvimento do tema e a estrutura do texto.
Primeira escrita
A produção inicial indica o que os alunos e as alunas já sabem sobre o gênero e dá pistas para que o(a) professor(a) possa intervir adequadamente no processo de aprendizagem.
Esse primeiro texto também é importante para que os alunos e alunas avaliem a própria escrita. Com sua ajuda, eles e elas serão capazes de perceber o que é preciso melhorar e poderão envolver-se mais nas atividades das oficinas.
Além disso, será possível comparar essa produção com o texto final e identificar os avanços, realizando-se um processo de avaliação continuada. Para saber mais, leia o artigo "Singularidade do cotidiano local em crônica", que integra a revista Na Ponta do Lápis, nº 34, de janeiro de 2020; e a publicação “O que nos dizem os textos dos alunos”.
Lembrete
Sugestões para o trabalho com os alunos
- É importante elogiar o progresso dos alunos e ao mesmo tempo indicar os pontos em que precisam melhorar. Dê dicas para chegar lá.
- A ideia é alimentá-los. Portanto, nada de deixá-los inseguros, ressaltando erros e deficiências. Devolva a primeira crônica com bilhetinhos animadores, como o escrito para Mariana.
- Em seguida você pode pinçar exemplos positivos de diferentes trabalhos: pegue o título engraçado de um, destaque o tom humorístico da narrativa de outro, comente a metáfora de um terceiro, e assim por diante.