Artigos de opinião nos jornais

Atividades

  1. Leve para a classe um jornal que tenha pelo menos uma coluna de opinião.
  2. Peça à turma que procure em que parte do jornal encontra-se o artigo de opinião. Isso possibilitará aos(às) alunos(as) o aprendizado de como o gênero é graficamente apresentado em um de seus veículos mais típicos – o jornal impresso. Além disso, permitirá que você explore com eles e elas as diferenças entre as várias seções e seus gêneros próprios: matérias assinadas e não assinadas; texto opinativo e não opinativo; o que é informação pura e o que está condicionado a uma visão particular ou específica do mundo.
  3. Ajude-os(as) a perceber que o jornal procura evidenciar quais textos são opinativos e quais não são. Pergunte à turma de que modo isso acontece. Quais são os sinais que indicam que se trata de um texto de opinião? Como as notícias e reportagens são diagramadas? Podemos afirmar que elas são neutras e imparciais ou, em alguma medida, também apresentam o ponto de vista do veículo de comunicação? Qual é, então, a diferença entre os textos informativos e os textos argumentativos?
  4. Leia com a classe o artigo selecionado e retome a conversa sobre as características próprias do artigo de opinião, como na 1ª etapa, enfatizando que o(a) articulista analisa uma questão polêmica de acordo com o ponto de vista dele(a). A finalidade é apresentar uma posição e argumentar a favor dela, mostrando aos(às) leitores(as) por que devem concordar com o(a) autor(a). Por isso, o tom é de convencimento, ou seja, o texto é argumentativo.
  5. Considerando o artigo lido, proponha à turma que reflita e instigue com perguntas:
    • Qual é a questão polêmica que o artigo discute?
    • Como o(a) autor(a) a retoma em seu texto? Como se refere ao debate de que pretende participar?
    • Para que tipo de leitor(a) ele se dirige? Que aspectos do texto remetem a esse(a) leitor(a)?
    • A questão debatida é de interesse público? Por que podemos afirmar isso?
    • Que posição, ou tese, o(a) autor(a) defende?
    • Que argumentos são utilizados para defender e/ou fundamentar essa tese?