Argumentação
Para saber mais
Argumentar: Tese e auditório
Pode-se definir a argumentação como a ação verbal pela qual se leva uma pessoa e/ou todo um auditório a aceitar uma determinada tese, valendo-se, para tanto, de recursos que demonstrem sua consistência. Esses recursos são as verdades aceitas por uma determinada comunidade, assim como os valores e os procedimentos por ela considerados corretos ou válidos. Dessa forma, argumentação é um termo que se refere tanto a esse ato de convencimento quanto ao conjunto de recursos utilizados para realizá-lo.
Por isso mesmo, a argumentação sempre parte de um objetivo a ser atingido (a adesão à tese apresentada) e lança mão de um conjunto de estratégias próprias para isso, levando em conta aquilo que faz sentido para quem lê ou ouve. Daí a importância de conhecer-se o(a) leitor(a) ou o(a) ouvinte; afinal, a título de exemplo, o argumento que funciona muito bem para um grupo de estudantes adolescentes não terá o mesmo efeito sobre uma comunidade de senhoras católicas – e vice-versa.
Egon de Oliveira Rangel. O processo avaliatório e a elaboração de “protocolos de avaliação”.
Brasília: Semtec/MEC, 2004 (Adaptado.)
Atividades
- Comece a atividade avisando que a classe fará um debate expresso a respeito de questões polêmicas. Explique que você fará as perguntas e que os(as) alunos(as) devem apresentar respostas sempre apoiadas por justificativas. Enfatize que a ideia, agora, não é se prolongar no debate. Por isso, controle bem o tempo de discussão. Vamos às questões:
- A flexibilização do porte e da posse de armas contribui para reduzir a violência no Brasil?
- Taxar as grandes fortunas ajudaria a reduzir a desigualdade social no país?
- Ações afirmativas nas universidades são uma forma de preconceito?
- Pessoas transgêneras podem participar de competições esportivas em times que não correspondem ao seu sexo biológico?
- O Brasil deveria priorizar a conservação de suas florestas ou o desenvolvimento econômico?
- A vacinação deve ser obrigatória?
- A partir das justificativas apresentadas pela turma na 1ª etapa, proponha aos(às) alunos(as) um debate sobre o que é “argumentação”, até chegar a uma definição coletiva. Você poderá enriquecer a discussão com outras informações a respeito do que é argumentar.
Para saber mais
O que é argumentar?
Argumentar é uma ação verbal na qual se utiliza a palavra oral ou escrita para defender uma tese, ou seja, uma opinião, uma posição, um ponto de vista particular a respeito de determinado fato.
Quem argumenta, como a própria palavra sugere, se vale de argumentos, que nada mais são que razões, verdades, fatos, virtudes e valores (éticos, estéticos, emocionais) tão amplamente reconhecidos que, justamente por isso, servem de alicerce para a tese defendida.
Assim como num jogo, quem argumenta faz suas “jogadas” para se sair vencedor: entre outras ações, afirma, nega, contesta, explica, promete, profetiza, critica, dá exemplos, ironiza. Todas essas jogadas estão a serviço da criação de um clima favorável à adesão do público às posições defendidas. A cada “lance”, o argumentador se esforça para comprovar que está indo pelo caminho certo; caso contrário, perderá credibilidade e será vencido.
Um auditório é o conjunto dos que assistem a um debate, acompanham ou se interessam potencialmente pelo assunto em questão. Nos grandes debates, o auditório é o representante da opinião pública. Por isso mesmo, ele é frequentemente decisivo para o debate. Quando alguém escreve uma carta a um jornal, por exemplo, argumentando contra uma posição defendida em determinada matéria, está querendo convencer, antes de tudo, o conjunto dos(as) leitores(as), ou seja, o auditório.
Todo(a) jogador(a) desenvolve estratégias, isto é, um plano e um estilo próprios de ação verbal para, por meio deles, vencer o adversário. No jogo argumentativo, entretanto, é preciso convencer, ou seja, vencer com a ajuda de todos, que precisam aderir à tese, graças à eficiência das estratégias e à força dos argumentos. Daí o valor social da argumentação, na medida em que se trata de uma vitória coletiva.