Argumentação

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Argumentar: Tese e auditório

Pode-se definir a argumentação como a ação verbal pela qual se leva uma pessoa e/ou todo um auditório a aceitar uma determinada tese, valendo-se, para tanto, de recursos que demonstrem sua consistência. Esses recursos são as verdades aceitas por uma determinada comunidade, assim como os valores e os procedimentos por ela considerados corretos ou válidos. Dessa forma, argumentação é um termo que se refere tanto a esse ato de convencimento quanto ao conjunto de recursos utilizados para realizá-lo.

Por isso mesmo, a argumentação sempre parte de um objetivo a ser atingido (a adesão à tese apresentada) e lança mão de um conjunto de estratégias próprias para isso, levando em conta aquilo que faz sentido para quem lê ou ouve. Daí a importância de conhecer-se o(a) leitor(a) ou o(a) ouvinte; afinal, a título de exemplo, o argumento que funciona muito bem para um grupo de estudantes adolescentes não terá o mesmo efeito sobre uma comunidade de senhoras católicas – e vice-versa.

Egon de Oliveira Rangel. O processo avaliatório e a elaboração de “protocolos de avaliação”.

Brasília: Semtec/MEC, 2004 (Adaptado.)

Atividades

  1. Comece a atividade avisando que a classe fará um debate expresso a respeito de questões polêmicas. Explique que você fará as perguntas e que os(as) alunos(as) devem apresentar respostas sempre apoiadas por justificativas. Enfatize que a ideia, agora, não é se prolongar no debate. Por isso, controle bem o tempo de discussão. Vamos às questões:
    1. A flexibilização do porte e da posse de armas contribui para reduzir a violência no Brasil?
    2. Taxar as grandes fortunas ajudaria a reduzir a desigualdade social no país?
    3. Ações afirmativas nas universidades são uma forma de preconceito?
    4. Pessoas transgêneras podem participar de competições esportivas em times que não correspondem ao seu sexo biológico?
    5. O Brasil deveria priorizar a conservação de suas florestas ou o desenvolvimento econômico?
    6. A vacinação deve ser obrigatória?
  2. A partir das justificativas apresentadas pela turma na 1ª etapa, proponha aos(às) alunos(as) um debate sobre o que é “argumentação”, até chegar a uma definição coletiva. Você poderá enriquecer a discussão com outras informações a respeito do que é argumentar.

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O que é argumentar?

Argumentar é uma ação verbal na qual se utiliza a palavra oral ou escrita para defender uma tese, ou seja, uma opinião, uma posição, um ponto de vista particular a respeito de determinado fato.

Quem argumenta, como a própria palavra sugere, se vale de argumentos, que nada mais são que razões, verdades, fatos, virtudes e valores (éticos, estéticos, emocionais) tão amplamente reconhecidos que, justamente por isso, servem de alicerce para a tese defendida.

Assim como num jogo, quem argumenta faz suas “jogadas” para se sair vencedor: entre outras ações, afirma, nega, contesta, explica, promete, profetiza, critica, dá exemplos, ironiza. Todas essas jogadas estão a serviço da criação de um clima favorável à adesão do público às posições defendidas. A cada “lance”, o argumentador se esforça para comprovar que está indo pelo caminho certo; caso contrário, perderá credibilidade e será vencido.

Um auditório é o conjunto dos que assistem a um debate, acompanham ou se interessam potencialmente pelo assunto em questão. Nos grandes debates, o auditório é o representante da opinião pública. Por isso mesmo, ele é frequentemente decisivo para o debate. Quando alguém escreve uma carta a um jornal, por exemplo, argumentando contra uma posição defendida em determinada matéria, está querendo convencer, antes de tudo, o conjunto dos(as) leitores(as), ou seja, o auditório.

Todo(a) jogador(a) desenvolve estratégias, isto é, um plano e um estilo próprios de ação verbal para, por meio deles, vencer o adversário. No jogo argumentativo, entretanto, é preciso convencer, ou seja, vencer com a ajuda de todos, que precisam aderir à tese, graças à eficiência das estratégias e à força dos argumentos. Daí o valor social da argumentação, na medida em que se trata de uma vitória coletiva.