Oficina 7

Etapa 3

Tipos de argumento

(135 minutos)

  • Dando sequência às aulas sobre construção da argumentação, retome a conceituação de questão polêmica e a organização geral textos argumentativos, com introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Explique que, como vimos, é necessário sustentar a tese com argumentos que convençam o público. Por isso, não vale justificar o posicionamento com afirmações superficiais ou pouco embasadas, como “porque ninguém que eu conheço discorda”, “porque ouvi dizer”, “porque eu vi na rede social”, “porque todo mundo pensa assim”.
  • Para contribuir com o processo de sustentação legítima e consistente da tese, analise tipos de argumentos identificados e classificados pelos estudiosos da argumentação, conforme o quadro a seguir.

Cardápio de argumentos

Argumento de autoridade

Explicação

No argumento de autoridade, o auditório é levado a aceitar a validade da tese ou conclusão [C] defendida a respeito de certos dados [D], pela credibilidade atribuída à palavra de alguém publicamente considerado como autoridade na área [J].

Exemplo

No livro didático X, as personagens que praticam boas ações são sempre ilustradas como loiras de olhos azuis, enquanto as más são sempre morenas ou negras [D]. Podemos dizer que o livro X é racista [C], pois, segundo o antropólogo Kabengele Munanga, do Museu de Antropologia da USP, ilustrações que associam traços positivos apenas a determinados tipos raciais são racistas [J].

Argumento por evidência

Explicação

No argumento por evidência, pretende-se levar o auditório a admitir a tese ou conclusão [C], justificando-a por meio de evidências [J] de que ela se aplica aos dados [D] considerados.

Exemplo

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (PNAD) de 2022, 90% dos domicílios no Brasil têm acesso à internet, mas nas zonas rurais a conectividade ainda não chega a 75% [D]. Esses dados mostram que o acesso tem aumentado, mas de forma desigual [C]. A diferença entre as regiões urbanas e rurais é uma evidência dessa desigualdade [J].

Argumento por comparação (analogia)

Explicação

No argumento por comparação, o argumentador pretende levar o auditório a aderir à tese ou conclusão [C] com base em fatores de semelhança ou analogia [J], evidenciados pelos dados [D] apresentados.

Exemplo

O compartilhamento de fotos das questões durante a prova do Enem 2023, denunciada pela imprensa, nos faz indagar quem seriam os responsáveis [D]. O sigilo de uma prova do Enem deve pertencer ao âmbito das autoridades educacionais – e não da imprensa [C]. Assim como a imprensa é responsável por seus próprios sigilos, as autoridades educacionais devem ser responsáveis pelo sigilo do Enem [J].

Argumento por exemplificação

Explicação

No argumento por exemplificação, o argumentador baseia a tese ou conclusão [C] em exemplos representativos [D], os quais, por si sós, já são suficientes para justificá-la [J].

Exemplo

Vejam os exemplos de muitas experiências positivas – Jundiaí (SP), Campinas (SP), São Caetano do Sul (SP), Campina Grande (PB) etc. – sistematicamente ignoradas pela grande imprensa [D]. Tantos exemplos levam a acreditar [J] que existe uma tendência predominante na grande imprensa do Brasil de só noticiar fatos negativos [C].

Argumento de princípio

Explicação

No argumento de princípio, a justificativa [J] é um princípio, ou seja, uma crença pessoal baseada numa constatação (lógica, científica, ética, estética etc.) aceita como verdadeira e de validade universal. Os dados apresentados [D], por sua vez, dizem respeito a um fato isolado, mas, aparentemente, relacionado ao princípio em que se acredita. Ambos ajudam o leitor a chegar a uma tese, ou conclusão, por meio de dedução.

Exemplo

A derrubada dos índices de mortalidade infantil exige tempo, trabalho coordenado e planejamento [J]. Ora, o índice de mortalidade infantil de São Caetano do Sul, em São Paulo, foi o que mais caiu no país [D]. Portanto, São Caetano do Sul foi o município do Brasil que mais investiu tempo, trabalho coordenado e planejamento na área [C].

Argumento por causa e consequência

Explicação

No argumento por causa e consequência, a tese ou conclusão [C] é aceita justamente por ser uma causa ou uma consequência [J] dos dados [D].

Exemplo

Não existem políticas públicas que garantam a entrada dos jovens no mercado de trabalho [D]. Assim, boa parte dos recém-formados numa universidade está desempregada ou subempregada [C]. O desemprego e o subemprego são uma consequência necessária das dificuldades que os jovens encontram de ingressar no mercado de trabalho [J].

  • Divida a classe em seis grupos, solicite que releiam o artigo “Minha identidade não é sua fantasia” e que discutam que posicionamento têm diante da questão: Concordam com a autora integralmente? Concordam parcialmente? Discordam da perspectiva apresentada por ela?
  • Use pedaços de papel para escrever um tipo de argumento em cada um deles. Em seguida, sorteie um argumento para cada grupo. Oriente as equipes a escrever um parágrafo de desenvolvimento com o tipo de argumento sorteado e defendendo o ponto de vista discutido pelo grupo. Caso seja necessário, prepare uma oficina de alimentação temática para fomentar a elaboração de argumentos.
  • Quando os grupos terminarem de elaborar o parágrafo, peça que leiam o pequeno trecho produzido e, depois, solicite aos demais que identifiquem o posicionamento (se o texto lido concorda ou discorda de “Minha identidade não é sua fantasia”), a tese e o tipo de argumento. Sistematize as principais ideias no quadro e faça eventuais intervenções e sugestões para aprimorar as produções das(os) alunas(os).
  • Recolha as produções dos grupos, porque elas serão usadas na próxima aula, sobre contra-argumentação.