Oficina 7

Etapa 1

Estratégia argumentativa e auditório

(90 minutos)

  • Organize a sala em grupos e conte que farão uma atividade para aprofundar conceitos relativos à argumentação.
  • Distribua entre os grupos as seguintes missões (os exemplos são apenas sugestões. Adapte-os à realidade de seu grupo e escola):

Situação A

Público: Direção da escola

Missão: Convencer a escola a realizar um torneio de futebol interclasses no horário de intervalo entre as aulas. O último campeonato foi cancelado em razão de um episódio de violência entre os times.

Meio: Encenação de reunião entre direção e alunas(os).

Situação B

Público: Responsáveis pelas(os) estudantes

Missão: Convencer as(os) responsáveis de uma(um) aluna(o) a participar de uma festa na casa de uma(um) colega de classe. A festa ocorrerá na véspera de uma prova importante. 

Meio: Encenação de jantar na casa da(o) aluna(o) que quer participar da festa.

Situação C

Público: Adolescentes no 9º ano do Ensino Fundamental

Missão: Convencer o público sobre os riscos do consumo de cigarros eletrônicos, de álcool ou de drogas ilícitas.

Meio: Vídeo de até um minuto que será divulgado em redes sociais.

Situação D

Público: Secretaria de Transportes do município

Missão: Convencer o poder público a melhorar o transporte escolar do município, pois há falta de ônibus e as condições de manutenção são péssimas.

Meio: Apresentação de depoimentos das(os) estudantes prejudicadas(os) pela qualidade do transporte. 

Situação E

Público: Empresa que contrata jovens aprendizes

Missão: Convencer as empresas locais a valorizar o trabalho de jovens aprendizes e a dar tarefas mais desafiadoras para essas(es) jovens durante o expediente.

Meio: Encenação de escrita de carta ou e-mail direcionada aos chefes da empresa.

Situação F

Público: Organização não-governamental que distribui bolsas de estudo de inglês para jovens de baixa renda.

Missão: Convencer a organização de que uma(um) das(os) participantes do grupo é a pessoa mais indicada para receber a bolsa de estudos.

Meio: Simulação de entrevista entre representante da organização e a(o) aluna(o).

  • Explique que se trata de uma competição e cada grupo terá de cumprir, da melhor maneira possível, as missões designadas. Esclareça eventuais dúvidas para a realização da tarefa, distribua o material necessário e reserve entre 20 e 30 minutos para que as equipes planejem, testem e ensaiem ou executem as tarefas.
  • Chame funcionárias(os) da escola ou estudantes de outras classes para assistir e avaliar as apresentações. Elas(es) farão parte do auditório, conceito que discutiremos em breve.
  • Prepare os materiais necessários, como projetor e som para o vídeo, e estabeleça uma ordem para as apresentações.
  • Ao final, peça que as(os) convidados teçam comentários e escolham a apresentação mais convincente, que provavelmente teria mais chance de conquistar o público e garantir adesão à tese.
  • Explique à turma que as missões desta atividade são teses e cada grupo exercitou o planejamento de uma estratégia argumentativa (como convencer o público para quem falamos sobre nosso posicionamento?). Para isso, as(os) alunas(os) devem ter pensando em argumentos, na sequência em que esses argumentos seriam apresentados, nas potenciais reações e respostas dos interlocutores e na linguagem. A conversa com o chefe da empresa pede extrema formalidade. Já o convencimento das(os) responsáveis exige algum grau de apelo emocional, pois há um vínculo doméstico e de intimidade entre os envolvidos. Note-se que, durante o debate regrado, elas(es) também praticaram o desenvolvimento de estratégias argumentativas.

PALAVRA-CHAVE

Estratégia argumentativa

Podemos definir estratégia argumentativa como o conjunto de procedimentos e recursos verbais utilizados pela(o) argumentadora(or) para convencer tanto seus adversários quanto o auditório envolvido. Como em qualquer outra área de atividade humana, uma boa estratégia é fundamental para garantir resultado favorável. No caso da argumentação, isso envolve desde a escolha das palavras mais apropriadas à linguagem e ao “tom certo” até os tipos de argumento construídos e a organização geral da argumentação.

  • Mostre que um fator preponderante para a definição da estratégia argumentativa durante a dinâmica foi o público, que, na teoria da argumentação, é chamado de auditório. O auditório representa quem buscamos convencer e, quanto mais o conhecemos, melhor será a estratégia argumentativa.
  • Faça o paralelo entre a dinâmica e o artigo de opinião para mostrar que o auditório pode ser amplo (caso de articulistas que escrevem em grandes veículos de comunicação com muitos acessos diários na internet ou mesmo do influencer que escreve “textões” e tem milhões de seguidores de diferentes gêneros, etnias, regiões e classes sociais). Ao contrário, pode ser que se trate de um público mais restrito e especializado (caso de quem dá opiniões, por exemplo, sobre economia), então, para opinar é necessário saber muito sobre o assunto e sobre o público, que é capaz de identificar com habilidade falhas na argumentação.
  • Convide a turma a revisitar os planejamentos do artigo de opinião. As(Os) estudantes são capazes de reconhecer qual é o auditório do texto que escreverão? No caso do debate regrado, era fácil: o auditório foi constituído pelas(os) próprias(os) colegas e por você, professora(or).
  • Enfatize que, na escola, o interlocutor mais direto é a(o) professora(or) (porque está consolidada a prática de escrita, correção e devolução, sem que esses textos circulem para além da sala de aula), mas pode ser também que as(os) alunas(os) estejam escrevendo para um concurso e, adiante, na trajetória escolar, é possível, ainda, que escrevam textos argumentativos para serem lidos por corretoras(es) de redação no vestibular.
  • No caso da sequência de atividades deste caderno, lembre que os textos devem ser escritos tendo como público a comunidade do território em que vivem, pois haverá uma oficina de socialização das escritas. E, é claro, elas(es) podem fazer recortes dentro desse amplo auditório, como as mulheres que sofrem violência doméstica e temem denunciar os agressores ou a população que pena com a má qualidade do transporte, mas não enxerga relevância em se manifestar contra as autoridades.

JANELA TEÓRICA

Auditório

A argumentação efetiva tem de conceber o auditório presumido tão próximo quanto possível da realidade. Uma imagem inadequada do auditório, resultante da ignorância ou de um concurso imprevisto de circunstâncias, pode ter as mais desagradáveis consequências. Uma argumentação considerada persuasiva pode vir a ter um efeito revulsivo sobre um auditório para o qual as razões pró são, de fato, razões contra. O que se disser a favor de uma medida, alegando que ela é capaz de diminuir a tensão social, levantará contra tal medida todos os que desejam que ocorram distúrbios.

O conhecimento daqueles que se pretende conquistar é, pois, uma condição prévia de qualquer argumentação eficaz.

Trecho do livro Tratado da argumentação – A nova retórica, de Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca (Martins Fontes, 2005).