Oficina 3

Etapa 4

Produção de jornal mural

(360 minutos ou 8 aulas)

  • Inicie a aula contando à turma que farão um jornal mural voltado para a comunidade escolar.
  • Mostre um exemplo de jornal mural, produzido por jovens da Escola Municipal Rosana Negrão Freitas dos Santos, localizada em Presidente Prudente, interior de São Paulo. Confira: Jornal Mural Super Rosana
  • Por meio da imagem, identifique com a turma o suporte usado para exibir o jornal, bem como as temáticas dos textos – entre elas a adolescência e as redes sociais, como o YouTube. Considerando o suporte e os assuntos abordados, pergunte à turma para quem acham que o jornal foi produzido e em que local foi posicionado.
  • Explique que jornais murais – diferentemente de jornais de grande circulação ou audiência, como o Jornal Nacional, da Rede Globo – têm como foco as comunidades locais e isso é essencial para decidir quais conteúdos o veículo apresentará. Podem atender ao público de uma escola, de uma empresa ou de um hospital. Fica claro, portanto, porque o jornal da Escola Rosana Negrão trata de assuntos próximos dos jovens.
  • Para ilustrar a importância de veículos focados na discussão sobre suas comunidades, exiba a entrevista de Renê Silva, morador do Complexo do Alemão, na periferia do Rio de Janeiro, que, aos 11 anos, começou a participar, ainda na escola, de um jornal. Mais tarde, ele fundou seu próprio veículo, o jornal Voz das Comunidades, que existe até hoje.

    Entrevista de Renê Silva (Brasil, 2019, 18min57s)

  • Uma opção ao vídeo é o texto publicado no site Voz das Comunidades sobre a trajetória de Renê Silva:
  • Provoque a turma a refletir sobre a história de Renê:

Por que ele decidiu participar do jornal da escola e, mais tarde, fundar a própria iniciativa de comunicação no Complexo do Alemão?

Quais assuntos eram relevantes para a comunidade em que ele vive?

Por que a iniciativa de Renê é diferente dos grandes – e tradicionais – veículos de comunicação?

  • Acesse o site https://www.vozdascomunidades.com.br/ para que a turma possa ler, ver ou ouvir algumas das notícias publicadas no que já foi um jornal impresso, mas hoje é um portal informativo.
  • Ressalte como os jornais voltados para uma comunidade específica e feitos por pessoas que vivem ali apresentam uma visão diferente, menos estereotipada e mais próxima da realidade do que a oferecida pelas grandes mídias. Note-se também que alguns dos fatos de importância local não apareceriam em um grande jornal – conforme estudamos nos encontros em que falamos sobre os critérios de noticiabilidade.
  • Depois de explorar o exemplo do Voz das Comunidades, promova uma reunião de pauta com a turma para listar assuntos que seriam relevantes para o jornal mural que será produzido pela classe, considerando que o público será a própria comunidade escolar.
  • Reserve um tempo, antes da reunião de pauta, para que as(os) alunas(os) conversem com diretoras(es), coordenadoras(es) pedagógicas(os) e outros atores da escola a fim de investigar temas atuais e relevantes do lugar em que estudam.
  • Caso a turma tenha dificuldades em criar a pauta, faça sugestões adequadas ao seu contexto. Citamos aqui apenas alguns exemplos: falha na separação do lixo orgânico e do lixo reciclável; muita sujeira no pátio após o recreio; mudanças no cardápio da merenda escolar; campanha de vacinação na escola; jogos e resultados de campeonato de futebol interclasses, etc.
  • Anote a pauta no quadro (registre em um papel ou fotografe para que as informações não se percam) e, depois de uma “tempestade de ideias” inicial, discuta quais assuntos realmente devem estar no jornal mural. Os critérios podem ser os de noticiabilidade e a capacidade, em razão do número de alunas(os), que a turma terá de apurar e escrever as notícias.
  • O próximo passo é dividir a turma em equipes, pois para que um jornal seja produzido as pessoas exercem diferentes funções. Apresente o seguinte quadro, com a explicação de cada função e forme as equipes. Outra possibilidade é dividir as funções por classe.
FUNÇÃO ALUNAS(OS)

Equipe de reportagem

Apura a informação (conversando com pessoas e frequentando os eventos) e redige a notícia.

Para quem? Pessoas que são curiosas, extrovertidas e conectadas com tudo o que acontece na escola.

Equipe de articulistas

Opina sobre fatos relevantes que estão sendo noticiados pelo jornal e debatidos pela comunidade.

Para quem? Pessoas que gostam de escrever, engajam-se em debates e defendem seu ponto de vista com afinco.

Equipe de edição e revisão

Lê, propõe alterações que facilite a leitura dos textos produzidos pelo time de reportagem e os revisa conforme a norma-padrão escrita da Língua Portuguesa. Também decide a hierarquia e a organização das notícias no jornal.

Para quem? Pessoas que gostam de escrever e costumam auxiliar os colegas nas produções de texto.

Equipe de fotografia e ilustração

Faz o registro visual dos eventos cobertos pela reportagem ou produz imagens – como desenhos – para complementar os textos.

Para quem? Pessoas que se interessam por Artes ou que não perdem a oportunidade de fotografar o que acontece perto delas.

Equipe de design e diagramação

Pensa no layout do jornal – como a escolha das fontes e das cores que serão usadas no nome do jornal, nos títulos e nos textos. Ainda, organiza as notícias de maneira visualmente harmoniosa.

Para quem? Pessoas que se interessam por Artes, são organizadas. Em geral, têm os cadernos mais limpos, completos e coloridos da turma.

  • Com as equipes formadas, faça a distribuição das pautas para a reportagem. As notícias podem ser apuradas e escritas por duplas ou trios.
  • Apresente modelos de notícias e faça uma breve análise delas:

EXEMPLO A

9º ano B goleia e vence campeonato de futebol Interclasses 2023

21 de agosto de 2023

Por Mariana Santos

Na última sexta-feira (18 de agosto), no turno da manhã, as equipes do 9º ano B e do 8º ano E disputaram a final do Interclasses deste ano na quadra principal da Escola Campesina. Com placar de 5 a 1 para o 9º ano, a vitória veio fácil. O time formado por Vanderson, João Telles, Pedrinho, Menino Messi na linha e João Silva no gol saiu consagrado.

Menino Messi marcou logo no início do jogo e conquistou o título de artilheiro da disputa ao balançar as redes da Campesina mais duas vezes ainda no primeiro tempo. Depois do intervalo, Pedrinho fez dois gols sem chance de defesa para Zé Antônio, o defensor do 8º ano.

No final da partida, Caíque, do 8º, driblou João Silva e diminuiu a vantagem do 9º com uma jogada que surpreendeu a torcida. O estudante declarou ao jornal: “Jogamos bem, mas, infelizmente, não deu, o 9º ano foi superior. Agora, é se preparar para próxima”. Além de Caíque, CR7 Júnior, Diego, Marquinho e Juliano, no gol, entraram em campo pelo 8º ano.

A partida correu sem problemas, com poucas faltas e arbitragem conduzida pelos alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola Agrícola, convidados para apitar a decisão.

EXEMPLO B

Direção cria projeto para conscientizar a escola sobre o lixo deixado no pátio

30 de setembro de 2023

Por Gabriel Oliveira

Tem chamado atenção da comunidade da Escola Campesina a quantidade de resíduos deixada no pátio após o intervalo entre as aulas. Por isso, a diretora Vera Pereira, em parceria com professores, professoras e a coordenadora pedagógica Jussara Santana, está organizando um projeto sobre o tema para as classes do Ensino Fundamental.

“As atividades acontecerão no próximo semestre e procuram conscientizar as turmas sobre cidadania e sustentabilidade”, contou Vera ao jornal. Ela disse que punir os alunos e alunas não é efetivo, por isso, é importante promover uma educação que demonstre a importância do cuidado com os espaços coletivos e com a natureza.

EXEMPLO C

Lixo no pátio não combina com cidadania

Por Laísa Nunes

Recebi com satisfação a notícia de que haverá um projeto de conscientização sobre o lixo deixado no chão do pátio pelos/as estudantes da Escola Campesina durante o horário da merenda. É um absurdo o que tem acontecido, que demonstra que temos falhado em garantir um espaço limpo e agradável para todos e em respeitar as pessoas que fazem a faxina no Colégio.

Penso que teria sido fácil para a diretora Vera Pereira e para a coordenadora Jussara Santana decidirem apenas pela punição dos/as alunas ou deixarem as coisas como estão. Felizmente, elas optaram pelo melhor caminho: a criação de um projeto que contribuirá para a formação cidadã de todos os membros da escola. Além disso, teremos a oportunidade de discutir como nossos maus hábitos impactam os recursos naturais. Portanto, essa é uma iniciativa que merece elogios.

  • Leia os exemplos com a turma. Você pode projetá-los ou distribuir cópias dos textos. Responda, em diálogo com a classe, às seguintes questões sobre as referências A e B:

 – O que aconteceu?

 – Quem são as pessoas envolvidas?

 – Onde aconteceu?

 – Quando aconteceu?

 – Como aconteceu?

 – Por que aconteceu?

  • Explique que você acaba  de apresentar um dos pilares do texto jornalístico. Trata-se do lide (ou, em inglês, lead), por meio do qual são apresentadas as informações principais de uma história, que devem aparecer logo no início da notícia. Já as menos importantes podem ser desenvolvidas ao longo do texto.
  • Reforce, ainda, aspectos linguísticos que geram efeitos de sentido nas notícias:

 ➔ Menção à data e ao nome da(o) autora(or) do texto: A fim de garantir contexto à informação publicada e reconhecer o trabalho e a responsabilidade quem produziu a notícia.

 ➔ Manchete sintética: Resume os fatos e chama atenção do público para o ocorrido.

 ➔ Uso dos verbos no presente: Apesar de o campeonato de futebol já ter acontecido, os verbos são “vence” e “goleia”, o que dá atualidade à informação.

 ➔ Escrita na terceira pessoa: Os textos vêm acompanhados do nome de que os escreveu, mas a primeira pessoa não é usada ao longo da redação. Isso acontece porque os textos jornalísticos expositivos buscam a objetividade e a imparcialidade.

 ➔ Citações de pessoas entrevistadas entre aspas, com uso do discurso direto: A estratégia demonstra apuração do fato, dinamiza o texto e confere credibilidade à notícia.

  • Em seguida, aponte as características do Exemplo C. O texto, que é um pequeno artigo de opinião, foi escrito na primeira pessoa e é composto com uma série de adjetivos e advérbios – como “absurdo” e “felizmente” que deixam evidente a opinião da autora sobre o tema. Mais interessante: ele está em diálogo com o exemplo B, a notícia que trata de uma nova iniciativa na escola. A autora, em uma tentativa de influenciar a opinião de seus leitores, declara apoio público ao projeto.
  • Uma vez que o estudo das referências seja feito, organize o fluxo de trabalho e combine um cronograma de entrega das notícias para que as demais equipes possam dar continuidade ao processo. Confira o exemplo e o adapte ao seu planejamento. Vale deixar o cronograma em local visível e ir riscando as oficinas conforme elas são concluídas.

Reunião de pauta: 20 de março

Definição das equipes: 22 de março

Apuração e escrita das notícias e artigos de opinião: entre 22 de março e 10 de abril

Produção de fotografias e ilustrações: entre 22 de março e 10 de abril

Edição e revisão dos textos: entre 30 e 15 de abril

Design e diagramação: entre 10 e 17 de abril

Lançamento do jornal para a comunidade escolar: 18 de abril.

  • Decida, em conjunto com a turma, o nome do jornal – até para que a equipe de Design possa pensar em cores e em um símbolo ou logomarca para a publicação – e estimule a turma a convidar colegas e professoras(es) para o evento de lançamento. Consulte também a classe sobre as possibilidades de suporte: o mural pode ser feito sobre papel pardo, ou on-line, com a ajuda de ferramentas como o Padlet (https://padlet.com/), de celulares e computadores da escola.
  • Reserve algumas aulas para esclarecer dúvidas, mostrar outros exemplos que possam apoiar as tarefas da turma e acompanhar o trabalho das equipes de edição, revisão, design e diagramação até que o jornal esteja pronto para ser lançado. Não se esqueça de incluir no expediente o nome de todos que colaboraram com a edição.
  • Após o lançamento, converse com a turma para avaliar o que acharam do processo de elaboração do jornal mural e se conseguiram reconhecer competências e habilidades exercitadas ou desenvolvidas ao longo das tarefas.
  • Volte ao foco desta oficina: compreender uma série de conceitos ligados ao jornalismo e sua importância para refletir uma comunidade, assim como os assuntos que são e serão mais debatidos por ela. É uma via de mão dupla: a comunidade pauta o jornal e o jornal pauta a comunidade. Por isso, afirmamos que os meios de comunicação contribuem para a formação da opinião pública.

EM SÍNTESE

Professora(or),

Conhecer o funcionamento da esfera jornalística é parte dos pré-requisitos para compreender em que contexto se insere o artigo de opinião e esse foi um dos objetivos principais desta oficina: perceber o artigo de opinião em diálogo com outros gêneros jornalísticos, como a notícia. Além disso, a construção de um jornal mural (se a atividade for possível no seu planejamento) permite que as(os) estudantes se deparem com dilemas éticos e práticos da profissão, façam análises linguísticas enquanto escrevem, editam e revisam. Ademais, possibilita que as(os) adolescentes descubram ou desenvolvam habilidades. Esperamos que algumas dessas metas tenham sido alcançadas!

VEM AÍ!

O valor do diálogo para a construção de consensos e a organização de um debate regrado são os focos da Oficina 4. Bom trabalho!