Oficina 1

Etapa 1

Uma classe motivada

A importância de participar

Do seu entusiasmo vai depender o bom êxito da sua proposta de trabalho. Esse entusiasmo vai contagiar as(os) estudantes se você compartilhar uma visão clara do convite para a escrita de crônicas.

Lembre-se de que as atividades deste Caderno foram planejadas para abordar alguns dos conteúdos de ensino de língua portuguesa. Toda a turma deve participar das oficinas, pois poderão desenvolver suas habilidades de produção textual.

Atividades

  1. Comece falando sobre o objetivo da proposta: aprender a escrever crônicas sobre as pessoas, os costumes e a vida do lugar onde moramos.
  2. Apresente as oficinas, mostrando o que a turma vai estudar, o que será feito e o que é esperado que alcancem.
  3. Explique que todos os textos produzidos nas últimas oficinas vão se transformar em material de leitura para outras pessoas, dentro da escola e fora dela. Nesse ponto você pode perguntar à turma: “O que fazer para que outras pessoas possam ler o que vocês vão escrever, aqui na sala de aula, sobre a nossa cidade?”. Ouça as respostas. Talvez surjam ideias como: produzir um livro com as crônicas para ficar disponível na biblioteca ou em versão virtual (livro digital); publicar periodicamente os textos nos jornais do bairro, da cidade ou no site da escola. Você também pode sugerir a criação de um blog colaborativo ou uma página em uma rede social.