Oficina 1

Etapa 4

Diagnóstico da turma

Com as anotações sobre os textos da turma em mãos, você pode compreender o que as(os) estudantes já sabem sobre o gênero e obter pistas para intervir de maneira eficaz no processo de aprendizagem. Assim, você poderá selecionar as oficina deste Caderno que melhor se adequam ao desenvolvimento das habilidades, ajustando o tempo dedicado a cada uma delas e personalizando as atividades conforme necessário ou mesmo criando novas propostas. Você pode organizar essas informações em uma tabela, como no exemplo a seguir.

Diagnóstico da turma (30 estudantes)

Gênero – Adequação discursiva

Gênero – Adequação linguística

Convenções da escrita

Diagnóstico

A maioria da turma (26 estudantes) demonstra dificuldade em compreender as características específicas de uma crônica. Muitos dos textos se assemelham a relatos pessoais descritivos.

Encaminhamentos

Apresentar uma série de crônicas de autoras(es) consagradas(os) para proporcionar um melhor entendimento do gênero.

Dedicar um tempo maior à Oficina 2 do Caderno.

Diagnóstico

22 estudantes tiveram dificuldades  em narrar as situações desencadeadoras das crônicas e não empregaram recursos linguísticos adequados que contribuíssem com o tom da crônica.

Além disso, 26 estudantes não utilizaram articuladores textuais de maneira adequada.

Encaminhamentos

Estudar os diferentes tipos de tons da crônica.

Abordar figuras de linguagem e oferecer crônicas que demonstram o uso eficaz de recursos linguísticos que contribuem com o tom escolhido.

Aumentar o foco nas questões linguísticas envolvidas na escrita de crônicas (incluindo coesão e coerência).

Diagnóstico

Metade da turma apresenta dificuldades com as convenções da escrita, sobretudo em relação à pontuação.

Encaminhamentos

Dedicar aulas a escrita coletiva de crônicas, com foco especial na pontuação e construção das frases.

 
Sugestões de próximos passos:

  • Após devolver os textos para as(os) estudantes e finalizar a avaliação diagnóstica, você pode apresentar os critérios utilizados na correção e os conteúdos que serão trabalhados com maior ênfase nas próximas aulas.
  • É importante elogiar o progresso das(os) estudantes e, ao mesmo tempo, indicar os pontos em que precisam melhorar. Dê dicas para chegar lá.
  • Mantenha um ambiente de apoio e motivação. Portanto, nada de deixá-los inseguros, ressaltando erros e problemas. Devolva a primeira crônica com bilhetinhos animadores, como o escrito para Mariana.
  • Você pode pinçar exemplos positivos de diferentes trabalhos da classe: pegue o título engraçado de um, destaque o tom humorístico da narrativa de outro, comente a metáfora de um terceiro, e assim por diante.