Oficina 3

Etapa 3

Faça um desafio à turma

Nesta etapa, a sugestão é envolver a turma na escrita de uma nova crônica, explorando acontecimentos interessantes vivenciados ou outros temas atuais que têm gerado discussões. Aproveite essa oportunidade para inspirar a criatividade e o engajamento da classe na produção de suas crônicas.

Atividades

  1. Peça para a turma a escrita de uma nova crônica sobre algum acontecimento interessante vivenciado nos últimos tempos. Também é possível escolher outro tema atual que tem causado muita discussão na escola e fora dela.
  2. Retome os elementos importantes que já foram estudados nas oficinas anteriores e peça para que se atentem às características do gênero. Lembrando que, como toda narrativa, a crônica apresenta os elementos esperados: acontecimento a ser narrado, narrador, personagens, desenrolar da narração, ou seja, o enredo, o conflito e uma finalização. Além disso, estimule a turma a utilizar as figuras de linguagem estudadas nesta oficina.
  3. Nessa atividade, as(os) alunas(os) poderão escolher a forma de discurso com a qual se sentem mais à vontade: discurso direto, indireto ou indireto livre.

Para saber mais

Tipos de discurso

Discurso direto: o narrador reproduz textualmente as palavras, falas e características da personagem. Ao construir o discurso direto, o autor atualiza o acontecimento, tornando viva e natural a personagem, a cena. Como se fosse uma peça teatral, o autor agiliza a narrativa. Usa-se o travessão e certos verbos especiais, que chamamos de verbos “de dizer” ou verbos dicend (falar, dizer, responder, retrucar, indagar, declarar, exclamar).

Discurso indireto: o narrador “conta” o que a personagem disse. Conhecemos suas palavras indiretamente. Há uma intensa identidade, quase se misturam narrador e personagem.

Discurso indireto: livre ou misto: o narrador incorpora na sua linguagem a fala das personagens e assim nos transmite a essência do pensamento ou do sentimento. No discurso indireto livre existe a inserção sutil da fala da personagem sem as marcas do discurso direto, porém com toda a sua força e vivacidade.

Estratégia de leitura

Existem alguns modos de mostrar como um texto é estruturado ou apontar determinados recursos linguísticos. Um deles é sublinhar ou circular – de diferentes cores – os elementos que se quer destacar. Ao longo das oficinas esse recurso será usado algumas vezes.

Atenção

Já escreveu no seu diário hoje? É fundamental avaliar o processo de trabalho, dando continuidade aos seus registros. Como foi o desempenho das(os) estudantes no decorrer das atividades? Foi fácil desenvolvê-las? Houve dúvidas, dificuldades? Quais? Que habilidades de leitura precisam ser retomadas com a turma?