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Com as anotações sobre os textos da turma em mãos, você pode compreender o que as(os) estudantes já sabem sobre o gênero e obter pistas para intervir de maneira eficaz no processo de aprendizagem. Assim, você poderá selecionar as oficina deste Caderno que melhor se adequam ao desenvolvimento das habilidades, ajustando o tempo dedicado a cada uma delas e personalizando as atividades conforme necessário ou mesmo criando novas propostas. Você pode organizar essas informações em uma tabela, como no exemplo a seguir.
Diagnóstico da turma (30 estudantes) |
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Gênero – Adequação discursiva |
Gênero – Adequação linguística |
Convenções da escrita |
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Diagnóstico A maioria da turma (26 estudantes) demonstra dificuldade em compreender as características específicas de uma crônica. Muitos dos textos se assemelham a relatos pessoais descritivos. |
Encaminhamentos Apresentar uma série de crônicas de autoras(es) consagradas(os) para proporcionar um melhor entendimento do gênero. Dedicar um tempo maior à Oficina 2 do Caderno. |
Diagnóstico 22 estudantes tiveram dificuldades em narrar as situações desencadeadoras das crônicas e não empregaram recursos linguísticos adequados que contribuíssem com o tom da crônica. Além disso, 26 estudantes não utilizaram articuladores textuais de maneira adequada. |
Encaminhamentos Estudar os diferentes tipos de tons da crônica. Abordar figuras de linguagem e oferecer crônicas que demonstram o uso eficaz de recursos linguísticos que contribuem com o tom escolhido. Aumentar o foco nas questões linguísticas envolvidas na escrita de crônicas (incluindo coesão e coerência). |
Diagnóstico Metade da turma apresenta dificuldades com as convenções da escrita, sobretudo em relação à pontuação. |
Encaminhamentos Dedicar aulas a escrita coletiva de crônicas, com foco especial na pontuação e construção das frases. |
Sugestões de próximos passos: