Oficina 1

Etapa 2

Avaliação diagnóstica

A primeira produção propicia um diagnóstico dos conhecimentos e das dificuldades de cada estudante. Esses dados darão pistas para que você possa planejar as intervenções necessárias no desenvolvimento de cada oficina do trabalho. Ajude a turma a escolher um tema, um assunto sobre o que escrever e o tom que vão usar. E um empurrãozinho é essencial para que vençam o medo do papel em branco!

Atividades

1. Na etapa anterior, você já alinhou com a turma a proposta de trabalho, agora é o momento de propor uma primeira produção para avaliação diagnóstica.

2. Explique que essa produção não irá prejudicar a turma. Pelo contrário, ela servirá para direcionar a criação de propostas e atividades mais eficazes de acordo com as necessidades da classe.

3. Em vez de simplesmente ler ou ouvir a definição de crônica que está no dicionário, as(os) alunas(os) vão pensar e dizer o que acham que é esse gênero. Comece fazendo perguntas e, sem emitir comentários, aguarde um tempo para ouvir as respostas.

  • O que é uma crônica?
  • Quem costuma ler crônicas em jornais, revistas ou em blogs da internet?
  • Já leram alguma crônica na escola?
  • Quem já ouviu crônicas em programas de rádio ou televisão?
  • De que assuntos tratam essas crônicas?

4. Explique brevemente que uma crônica é um gênero literário breve e flexível, que combina elementos narrativos, descritivos e reflexivos para retratar situações cotidianas de forma sensível e autêntica. Geralmente escrita em tom informal, busca capturar momentos da vida, explorar sentimentos e refletir sobre a sociedade, com liberdade criativa para abordar temas variados e despertar a empatia do leitor. Normalmente são publicadas em livros, jornais, revistas e na internet.

5. Peça que pensem em suas vivências, nos lugares que frequentam, nas pessoas com as quais convivem, nos assuntos que estão circulando na cidade, em algo que tenha ocorrido no dia a dia e chamado a atenção. É dessa simples observação que cada pessoa da turma escreverá uma crônica.

6. Em seguida, incentive a classe a compartilhar com o grupo a situação que identificaram mentalmente.

7. À medida que as(os) estudantes falam, anote os fatos lembrados. Terminada a lista, mostre que todas(os) elas(es) conseguiram agir como verdadeiros cronistas. Olharam os fatos corriqueiros da cidade e escolheram um episódio a respeito do qual querem escrever, individualmente, uma crônica.

8. Em seguida, peça a cada pessoa que escreva uma crônica considerando o que viram até aqui e os seus conhecimentos prévios sobre o gênero. Lembre a turma de que essa crônica é ainda uma primeira versão, que será lida apenas por você. O objetivo é fazer uma avaliação inicial do que já sabem e do que precisam aprender sobre como escrever uma crônica.

9. Durante a produção, acompanhe as(os) alunas(os), encaminhe dúvidas que surgirem e anote todas as questões e dificuldades que aparecerem, pois esses registros podem fazer parte do diagnóstico.

10. Finalizada a escrita, recolha os textos. Caso haja tempo, proponha uma conversa coletiva sobre os desafios dessa primeira produção.