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É importante dar uma devolutiva personalizada para cada estudante. Neste primeiro momento, é mais relevante focar em aspectos estruturais de uma crônica, já que haverá outras oportunidades para falar sobre aspectos gramaticais, ortográficos, coesão e coerência.
Abaixo há o exemplo de uma produção inicial que poderá ajudar você na avaliação dos textos e a planejar os próximos passos do trabalho. Confira também uma breve análise desse texto e um exemplo de bilhete incentivando a aluna.
“O dia que a Vai-Vai ganhou”
O dia que a Vai-Vai foi campeã foi uma festa imensa foi tudo de graça e faz mais de cinco anos que eu saio e o ano que vem eu vou desfilar na ala Show porque eu saía na ala das crianças.
A Vai-vai faz mais de 30 anos que desfila. Eu saio com várias crianças e a fantasia é linda e a gente ensaia de quinta a domingo na Vai-vai. Minha mãe desfila na bateria tem mais de 20 anos. Todo mundo acha a bateria da Vai-vai nota mil.
Eu amo a Vai-vai e eu não vou sair de lá tão cedo. Eu canto assim eu nunca vou te abandonar Vai-vai porque te amo.
Alguns aspectos que podem ser observados no texto da aluna:
Mariana,
Quer dizer que temos uma sambista na nossa classe? Adorei saber que você gosta de desfilar na avenida, deve ser muito emocionante mesmo! Parabéns pela sua crônica! Você conseguiu transmitir a empolgação da vitória e o sentimento especial de fazer parte dessa escola de samba tão querida. Sua narração pessoal adiciona um toque autêntico à crônica, e isso é maravilhoso. Vou te dar algumas dicas que podem enriquecer ainda mais suas futuras produções.
Nas próximas aulas, continuaremos explorando a arte de escrever crônicas. E, melhor ainda, tenho certeza de que você vai escrever belas crônicas. Continue com esse entusiasmo contagiante e saiba que suas palavras têm o poder de emocionar!
É muito importante acompanhar o progresso de cada estudante ao longo das oficinas. Para isso, você pode criar uma ficha ou tabela personalizada. Essa ferramenta também pode ser utilizada no momento da estruturação do diagnóstico da turma na próxima etapa. Abaixo, encontra-se um exemplo de tabela que pode ser adaptada de acordo com as suas necessidades. Observe que já incluímos as anotações referentes ao texto de Mariana:
CRITÉRIOS | |||||||
Adequação ao gênero | Convenções da escrita | ||||||
Adequação discursiva | Adequação linguística | ||||||
O texto traz algum detalhe do cotidiano a partir de uma perspectiva pessoal? | O fato narrado foi descrito de maneira interessante e instigante? | A forma de dizer é construída como a de alguém que comenta algo que lhe chamou a atenção ou o fez pensar? | A situação que gerou o texto foi narrada de maneira clara? | Os recursos linguísticos selecionados (vocabulário, figuras de linguagem, etc.) contribuem para a construção do tom escolhido (irônico, divertido, lírico, crítico, etc.)? | O texto é coeso? Os articuladores textuais são utilizados adequadamente? | A crônica atende às convenções da escrita (morfossintaxe, ortografia, acentuação, pontuação)? | |
Mariana | Parcialmente | Não | Não | Não | Não | Não | Parcialmente |
Gabriela | Não | Não | Sim | Sim | Não | Parcialmente | Parcialmente |
Fernando | Não | Parcialmente | Parcialmente | Parcialmente | Parcialmente | Parcialmente | Parcialmente |
William | Parcialmente | Parcialmente | Sim | Sim | Parcialmente | Não | Não |
Raphaela | Sim | Parcialmente | Parcialmente | Sim | Parcialmente | Sim | Sim |
Miriam | Parcialmente | Não | Sim | Sim | Sim | Parcialmente | Parcialmente |
Daniel |
Sim | Parcialmente | Parcialmente | Não | Parcialmente | Parcialmente | Parcialmente |
Esse primeiro texto também é importante para que as(os) alunas(os) avaliem a própria escrita. Com sua ajuda, serão capazes de perceber o que é preciso melhorar e poderão envolver-se de maneira mais ativa nas atividades. Além disso, a comparação entre essa produção inicial e as que serão feitas ao longo do trabalho possibilitará a percepção dos avanços alcançados, consolidando um processo de avaliação contínua.