Oficina 7

Etapa 6

Escrita da primeira versão

  • Tendo em mãos o planejamento do artigo de opinião, oriente a turma a escrever a primeira versão do artigo de opinião sobre tema autoral, definido na atividade de cartografia e na reunião de pauta.
  • Se for necessário, providencie cópias dos artigos de opinião analisados durante as aulas anteriores. As referências podem ser úteis às(aos) estudantes que tiverem dúvidas tanto sobre a organização geral do texto quanto acerca da construção de sentenças mais complexas.
  • Garanta tempo para que a primeira escrita aconteça em aula, de modo que você possa acompanhar o processo de elaboração de cada estudante e identificar como se desenvolvem os processos de cada uma(um). A observação durante a atividade de escrita também garante devolutivas mais assertivas, pois a(o) professora(or) não enxerga apenas o texto, ou seja, o produto final, mas de que maneira o caminho foi percorrido para que a(o) aluna(o) chegasse àquela entrega.
  • Recolha as primeiras versões, pois algumas delas serão usadas como exemplo nas próximas oficinas para ajustes na coesão e na linguagem dos artigos de opinião.

EM SÍNTESE

Professora(or),

consolidamos aqui conceitos importantes para a compreensão da teoria da argumentação: auditório, estratégia argumentativa, tipos de argumento e contra-argumentação. Tais conceitos são fundamentais para a compreensão da prática argumentativa na totalidade (na escrita e na oralidade), e não apenas nos artigos de opinião. Por isso, além de melhorar os textos que as(os) estudantes escrevem, amplia também as possibilidades de leitura e interpretação do mundo, um terreno de disputas e defesa constante de ideias, das mais variadas maneiras.

VEM AÍ!

Na próxima Oficina, discutiremos a importância de mobilizar diferentes pontos de vista e como incluir essas vozes na escrita de artigos de opinião.