(45 minutos)
- Tendo em vista a investigação sobre a lógica argumentativa, a estratégia argumentativa e os tipos de argumento, peça que as(os) estudantes retomem os planejamentos elaborados na última aula.
- Na lousa, liste os tipos de argumentos estudados na atividade anterior:
Argumento de autoridade
Argumento por evidência
Argumento por comparação (analogia)
Argumento por exemplificação
Argumento de princípio
Argumento por causa e consequência
- Garanta tempo para que elas(es) revisem o planejamento e o complementem, indicando quais são os tipos de argumentos que usarão e quais lacunas ainda devem ser preenchidas com pesquisas para melhorar as justificativas e chegar a um texto mais persuasivo.
- Circule pela sala para fazer intervenções e escolha alguns planejamentos como referência para mostrar à turma. Pode ser que haja alunas(os) discutindo temas semelhantes, mas tenham escolhido caminhos argumentativos diferentes. Por isso, a comparação pode ser interessante. Além disso, o olhar sobre o trabalho das(os) demais colegas colabora para melhorar a compreensão daquelas(es) que enfrentam dificuldade com a tarefa de planejar o que será escrito no texto.