X
(360 minutos ou 8 aulas)
Entrevista de Renê Silva (Brasil, 2019, 18min57s)
Por que ele decidiu participar do jornal da escola e, mais tarde, fundar a própria iniciativa de comunicação no Complexo do Alemão?
Quais assuntos eram relevantes para a comunidade em que ele vive?
Por que a iniciativa de Renê é diferente dos grandes – e tradicionais – veículos de comunicação?
FUNÇÃO | ALUNAS(OS) |
Equipe de reportagem Apura a informação (conversando com pessoas e frequentando os eventos) e redige a notícia. Para quem? Pessoas que são curiosas, extrovertidas e conectadas com tudo o que acontece na escola. |
|
Equipe de articulistas Opina sobre fatos relevantes que estão sendo noticiados pelo jornal e debatidos pela comunidade. Para quem? Pessoas que gostam de escrever, engajam-se em debates e defendem seu ponto de vista com afinco. |
|
Equipe de edição e revisão Lê, propõe alterações que facilite a leitura dos textos produzidos pelo time de reportagem e os revisa conforme a norma-padrão escrita da Língua Portuguesa. Também decide a hierarquia e a organização das notícias no jornal. Para quem? Pessoas que gostam de escrever e costumam auxiliar os colegas nas produções de texto. |
|
Equipe de fotografia e ilustração Faz o registro visual dos eventos cobertos pela reportagem ou produz imagens – como desenhos – para complementar os textos. Para quem? Pessoas que se interessam por Artes ou que não perdem a oportunidade de fotografar o que acontece perto delas. |
|
Equipe de design e diagramação Pensa no layout do jornal – como a escolha das fontes e das cores que serão usadas no nome do jornal, nos títulos e nos textos. Ainda, organiza as notícias de maneira visualmente harmoniosa. Para quem? Pessoas que se interessam por Artes, são organizadas. Em geral, têm os cadernos mais limpos, completos e coloridos da turma. |
EXEMPLO A
9º ano B goleia e vence campeonato de futebol Interclasses 2023
21 de agosto de 2023
Por Mariana Santos
Na última sexta-feira (18 de agosto), no turno da manhã, as equipes do 9º ano B e do 8º ano E disputaram a final do Interclasses deste ano na quadra principal da Escola Campesina. Com placar de 5 a 1 para o 9º ano, a vitória veio fácil. O time formado por Vanderson, João Telles, Pedrinho, Menino Messi na linha e João Silva no gol saiu consagrado.
Menino Messi marcou logo no início do jogo e conquistou o título de artilheiro da disputa ao balançar as redes da Campesina mais duas vezes ainda no primeiro tempo. Depois do intervalo, Pedrinho fez dois gols sem chance de defesa para Zé Antônio, o defensor do 8º ano.
No final da partida, Caíque, do 8º, driblou João Silva e diminuiu a vantagem do 9º com uma jogada que surpreendeu a torcida. O estudante declarou ao jornal: “Jogamos bem, mas, infelizmente, não deu, o 9º ano foi superior. Agora, é se preparar para próxima”. Além de Caíque, CR7 Júnior, Diego, Marquinho e Juliano, no gol, entraram em campo pelo 8º ano.
A partida correu sem problemas, com poucas faltas e arbitragem conduzida pelos alunos da 1ª série do Ensino Médio da Escola Agrícola, convidados para apitar a decisão.
EXEMPLO B
Direção cria projeto para conscientizar a escola sobre o lixo deixado no pátio
30 de setembro de 2023
Por Gabriel Oliveira
Tem chamado atenção da comunidade da Escola Campesina a quantidade de resíduos deixada no pátio após o intervalo entre as aulas. Por isso, a diretora Vera Pereira, em parceria com professores, professoras e a coordenadora pedagógica Jussara Santana, está organizando um projeto sobre o tema para as classes do Ensino Fundamental.
“As atividades acontecerão no próximo semestre e procuram conscientizar as turmas sobre cidadania e sustentabilidade”, contou Vera ao jornal. Ela disse que punir os alunos e alunas não é efetivo, por isso, é importante promover uma educação que demonstre a importância do cuidado com os espaços coletivos e com a natureza.
EXEMPLO C
Lixo no pátio não combina com cidadania
Por Laísa Nunes
Recebi com satisfação a notícia de que haverá um projeto de conscientização sobre o lixo deixado no chão do pátio pelos/as estudantes da Escola Campesina durante o horário da merenda. É um absurdo o que tem acontecido, que demonstra que temos falhado em garantir um espaço limpo e agradável para todos e em respeitar as pessoas que fazem a faxina no Colégio.
Penso que teria sido fácil para a diretora Vera Pereira e para a coordenadora Jussara Santana decidirem apenas pela punição dos/as alunas ou deixarem as coisas como estão. Felizmente, elas optaram pelo melhor caminho: a criação de um projeto que contribuirá para a formação cidadã de todos os membros da escola. Além disso, teremos a oportunidade de discutir como nossos maus hábitos impactam os recursos naturais. Portanto, essa é uma iniciativa que merece elogios.
– O que aconteceu?
– Quem são as pessoas envolvidas?
– Onde aconteceu?
– Quando aconteceu?
– Como aconteceu?
– Por que aconteceu?
➔ Menção à data e ao nome da(o) autora(or) do texto: A fim de garantir contexto à informação publicada e reconhecer o trabalho e a responsabilidade quem produziu a notícia.
➔ Manchete sintética: Resume os fatos e chama atenção do público para o ocorrido.
➔ Uso dos verbos no presente: Apesar de o campeonato de futebol já ter acontecido, os verbos são “vence” e “goleia”, o que dá atualidade à informação.
➔ Escrita na terceira pessoa: Os textos vêm acompanhados do nome de que os escreveu, mas a primeira pessoa não é usada ao longo da redação. Isso acontece porque os textos jornalísticos expositivos buscam a objetividade e a imparcialidade.
➔ Citações de pessoas entrevistadas entre aspas, com uso do discurso direto: A estratégia demonstra apuração do fato, dinamiza o texto e confere credibilidade à notícia.
☑ Reunião de pauta: 20 de março
☑ Definição das equipes: 22 de março
☐ Apuração e escrita das notícias e artigos de opinião: entre 22 de março e 10 de abril
☐ Produção de fotografias e ilustrações: entre 22 de março e 10 de abril
☐ Edição e revisão dos textos: entre 30 e 15 de abril
☐ Design e diagramação: entre 10 e 17 de abril
☐ Lançamento do jornal para a comunidade escolar: 18 de abril.
Professora(or),
Conhecer o funcionamento da esfera jornalística é parte dos pré-requisitos para compreender em que contexto se insere o artigo de opinião e esse foi um dos objetivos principais desta oficina: perceber o artigo de opinião em diálogo com outros gêneros jornalísticos, como a notícia. Além disso, a construção de um jornal mural (se a atividade for possível no seu planejamento) permite que as(os) estudantes se deparem com dilemas éticos e práticos da profissão, façam análises linguísticas enquanto escrevem, editam e revisam. Ademais, possibilita que as(os) adolescentes descubram ou desenvolvam habilidades. Esperamos que algumas dessas metas tenham sido alcançadas!
O valor do diálogo para a construção de consensos e a organização de um debate regrado são os focos da Oficina 4. Bom trabalho!