Oficina 3

Etapa 3

Gêneros jornalísticos: Onde está o artigo de opinião?

(90 minutos)

  • Nesta aula, promoveremos uma gincana para que a classe, organizada em grupos, localize exemplos de diferentes gêneros jornalísticos. Para isso, separe com antecedência uma série de jornais e de revistas impressos que serão recortados pelas alunas e alunos. Se possível, privilegie a diversidade de veículos e temas na seleção do material. É viável adaptar a atividade para que a gincana seja feita no meio virtual.
  • Separe também conjuntos de envelopes ou sacos plásticos – um conjunto para cada grupo de seis alunas(os). Cada conjunto deve ter seis envelopes, identificados com os nomes dos seguintes gêneros textuais:
    1. Editorial
    2. Resenha crítica
    3. Notícia
    4. Tirinha ou charge
    5. Artigo de opinião
    6. Crônica
  • Prepare a sala: afaste as carteiras e, no centro, sobre as mesas ou no próprio chão, espalhe as revistas e jornais, de modo que as capas fiquem visíveis.
  • Divida a turma em grupos de até seis pessoas e entregue a cada um o conjunto de envelopes e uma folha com a seguinte tarefa:

Hoje, vocês participarão de uma gincana em que deverão localizar, em jornais e revistas, exemplos dos seguintes gêneros textuais:

  1. Editorial: Representa a opinião do jornal ou revista sobre questões da atualidade. Não costuma ser assinado.
  2. Resenha crítica: Avaliação, com base em critérios, da produção cultural recente, como filmes, livros e séries. Leva a assinatura da(o) crítica(o).
  3. Notícia: Informa sobre acontecimentos recentes por meio da mobilização de dados e da entrevista a fontes. Pode ou não ser assinada.
  4. Tirinha ou charge: Vale-se de recursos verbo-visuais (como a caricatura e os balões de diálogo, por exemplo) e do humor para provocar a reflexão sobre questões contemporâneas. Tem autoria identificada.
  5. Artigo de opinião: Expressa o ponto de vista de uma(um) articulista sobre questão polêmica contemporânea. É assinado.
  6. Crônica: Parte de um fato cotidiano para fazer a reflexão sobre tema pertinente para as(os) leitoras(es) e a(o) autora(or). Sua linguagem e estrutura, ainda que seja um gênero nascido nos jornais, dialoga com a literatura.

Vocês devem se lembrar de recortar os exemplos e de colocá-los, de forma organizada, dentro dos envelopes identificados.

O grupo que encontrar mais exemplos corretos de cada gênero, em diferentes veículos, vencerá a gincana.

Quadro de pontuação

Gênero Número de exemplos corretos Nomes dos veículos de origem
Editorial
Resenha crítica
Notícia
Tirinha ou charge
Artigo de opinião
Crônica
Resultado parcial [Coloque aqui o resultado da soma de exemplos corretos] [Coloque aqui o número de diferentes veículos pesquisados pelo grupo]
Resultado total [Coloque aqui a soma dos exemplos corretos com a soma do número de veículos pesquisados]
  • Explique as regras da gincana e o sistema de pontuação. Anuncie que os grupos terão 30 minutos para fazer a exploração do acervo disponível. Use um apito ou buzina para sinalizar o início e o fim da dinâmica.
  • Receba os envelopes. Você pode fazer a apuração dos resultados com a turma ou em casa, apresentando o grupo vencedor na aula seguinte. Durante a devolutiva, pode ser uma estratégia interessante recuperar gêneros vistos em outros anos do Ensino Fundamental, como a resenha crítica ou a crônica.
  • Após a gincana, pergunte à turma o que perceberam em relação aos jornais e revistas. Há vários aspectos que podem ser elencados:

Há frequência – diária, semanal ou mensal – na publicação das edições. Caso a análise seja virtual, as publicações podem ser mais imediatas.
Há textos assinados e textos que não são assinados.
Os textos podem ou não vir acompanhados de imagens, como fotografias e ilustrações.
Nos jornais, há manchetes organizadas na primeira página, enquanto a capa das revistas apresenta o assunto ou os assuntos principais da edição. No caso dos sites jornalísticos, a diferença se estabelece pelo aprofundamento que as revistas oferecem por meio das reportagens ou pela dedicação a um único tema – revistas como a Superinteressante, por exemplo, dedicam-se à ciência.
Embora a notícia seja predominante nos jornais, ele se constitui em uma espécie de mosaico, no qual estão reunidos diferentes gêneros textuais. Um deles é o artigo de opinião.

  • Leia um ou dois trechos de artigos de opinião selecionados pelos grupos durante a gincana. Pergunte se algum grupo encontrou notícias relacionadas aos temas que os artigos que você acabou de ler discutem.
  • Explique, então, que é bastante provável que isso aconteça e explique a relação que há entre os gêneros. A função da notícia é informar as pessoas sobre um fato (por exemplo, que o governo brasileiro decidiu criar reserva de vagas para pretos, pardos e indígenas em universidades federais). Já o artigo de opinião tem o papel de apresentar um ponto de vista a partir de um assunto de grande repercussão e que, portanto, deve ter sido pauta de uma notícia. Assim, o artigo depende das notícias para existir.