X
(90 minutos)
Público: Direção da escola
Missão: Convencer a escola a realizar um torneio de futebol interclasses no horário de intervalo entre as aulas. O último campeonato foi cancelado em razão de um episódio de violência entre os times.
Meio: Encenação de reunião entre direção e alunas(os).
Público: Responsáveis pelas(os) estudantes
Missão: Convencer as(os) responsáveis de uma(um) aluna(o) a participar de uma festa na casa de uma(um) colega de classe. A festa ocorrerá na véspera de uma prova importante.
Meio: Encenação de jantar na casa da(o) aluna(o) que quer participar da festa.
Público: Adolescentes no 9º ano do Ensino Fundamental
Missão: Convencer o público sobre os riscos do consumo de cigarros eletrônicos, de álcool ou de drogas ilícitas.
Meio: Vídeo de até um minuto que será divulgado em redes sociais.
Público: Secretaria de Transportes do município
Missão: Convencer o poder público a melhorar o transporte escolar do município, pois há falta de ônibus e as condições de manutenção são péssimas.
Meio: Apresentação de depoimentos das(os) estudantes prejudicadas(os) pela qualidade do transporte.
Público: Empresa que contrata jovens aprendizes
Missão: Convencer as empresas locais a valorizar o trabalho de jovens aprendizes e a dar tarefas mais desafiadoras para essas(es) jovens durante o expediente.
Meio: Encenação de escrita de carta ou e-mail direcionada aos chefes da empresa.
Público: Organização não-governamental que distribui bolsas de estudo de inglês para jovens de baixa renda.
Missão: Convencer a organização de que uma(um) das(os) participantes do grupo é a pessoa mais indicada para receber a bolsa de estudos.
Meio: Simulação de entrevista entre representante da organização e a(o) aluna(o).
Estratégia argumentativa
Podemos definir estratégia argumentativa como o conjunto de procedimentos e recursos verbais utilizados pela(o) argumentadora(or) para convencer tanto seus adversários quanto o auditório envolvido. Como em qualquer outra área de atividade humana, uma boa estratégia é fundamental para garantir resultado favorável. No caso da argumentação, isso envolve desde a escolha das palavras mais apropriadas à linguagem e ao “tom certo” até os tipos de argumento construídos e a organização geral da argumentação.
Auditório
A argumentação efetiva tem de conceber o auditório presumido tão próximo quanto possível da realidade. Uma imagem inadequada do auditório, resultante da ignorância ou de um concurso imprevisto de circunstâncias, pode ter as mais desagradáveis consequências. Uma argumentação considerada persuasiva pode vir a ter um efeito revulsivo sobre um auditório para o qual as razões pró são, de fato, razões contra. O que se disser a favor de uma medida, alegando que ela é capaz de diminuir a tensão social, levantará contra tal medida todos os que desejam que ocorram distúrbios.
O conhecimento daqueles que se pretende conquistar é, pois, uma condição prévia de qualquer argumentação eficaz.
Trecho do livro Tratado da argumentação – A nova retórica, de Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca (Martins Fontes, 2005).