Oficina 3

Etapa 1

Esfera jornalística e sua função social

(90 minutos)

  • Com antecedência, peça à turma que pesquise notícias que foram destaque na semana e tragam para a sala recortes ou anotações que resultaram das investigações. Dê exemplos de fontes de pesquisa, como sites jornalísticos, jornais e revistas impressos ou televisivos, estações de rádio e podcasts. A seguir, listamos algumas sugestões:

Agência Mural de Jornalismo

Uma agência de notícias cujo foco principal são as pautas das periferias, em especial, da Grande São Paulo.

https://www.agenciamural.org.br/

BBC News

A versão brasileira de um grande canal de mídia inglês.

https://www.bbc.com/portuguese

Folha de S. Paulo

Jornal fundado em 1921, é um dos mais tradicionais do país. Reporta notícias não apenas de São Paulo, mas também do Brasil e do mundo.

https://www.folha.com.br/

Joca

Jornal criado para crianças e adolescentes.

https://www.jornaljoca.com.br/

Nexo Jornal

Um jornal virtual que pratica o chamado jornalismo de contexto, ou seja, os textos contribuem para que o público entenda as notícias que estão em destaque na mídia.

https://www.nexojornal.com.br/

NORDESTeuSOU

O portal reúne notícias do Complexo do Nordeste de Amaralina, um dos maiores bairros de Salvador, onde vivem cerca de 80 mil pessoas.

https://nordesteusou.com.br/

  • Após a pesquisa, entregue à turma tarjetas de papel ou post-it e peça que escrevam as notícias que encontraram, uma em cada tarjeta. Não é necessário transcrever a notícia inteira, elas(es) devem se ocupar apenas das manchetes. Por exemplo: “Brasil ganha medalha de prata no mundial de ginástica artística”.
  • Reserve um espaço do quadro ou outra superfície da sala para que as(os) alunas(os) colem as tarjetas, ainda sem uma ordem ou organização específica.
  • Depois, oriente o grupo a ler as manchetes e a fazer algumas análises:

Há alguma notícia que aparece mais de uma vez no mural?

Se sim, qual é a hipótese para isso?

De que temas tratam as notícias selecionadas pelo grupo? Algum desses assuntos é mais recorrente?

Ao observar o painel, de quais informações a turma já tinha conhecimento?

Quais são novidades e contribuíram para que o grupo ou parte dele ficasse mais informado?

  • Com base na observação do mural, pergunte às alunas e alunos como definiriam o que é jornalismo. Ouça atentamente as sugestões para tentar formular uma definição coletiva.
  • Questione também como procuram se informar a respeito do que acontece no município em que moram, no Brasil e no mundo. E, ainda, se consideram o hábito de se informar importante na atualidade.
  • Na sequência, apresente a definição:

Jornalismo: “Atividade de busca e divulgação de informações de interesse público. O trabalho do jornalista atende alguns protocolos ou regras, como confirmação de dados com fontes qualificadas, autoria conhecida e responsabilidade por aquilo que está sendo informado.”

Disponível em: https://educamidia.org.br/glossario#letraJ Acesso em: 5/6/2023

SAIBA MAIS

Para aprofundar seus conhecimentos sobre a esfera jornalística, em que circulam textos como a notícia e o artigo de opinião, recomendamos a websérie “Jornalismo: Conhecer para defender”. São vídeos curtos que explicam o processo de trabalho do jornalista, da elaboração da pauta à publicação e repercussão do texto. Recomendamos, em especial, o vídeo “O que é jornalismo e por que importa”, conectado com os temas desta oficina.

Assista: https://educamidia.org.br/recurso/webserie-jornalismo-conhecer-para-defender

  • Dê atenção à ideia de interesse público que aparece na definição do site Educamídia. O que seria uma informação de interesse público? Cite exemplos:

A reforma da escola é uma informação de interesse público?

A fofoca sobre o início de mais um namoro de uma celebridade ou o divórcio de uma pessoa pública é de interesse público?

Casos de corrupção na câmara dos vereadores ou na prefeitura do município são de interesse público?

  • É possível que a pergunta sobre a fofoca gere polêmica. Explique que há uma diferença entre interesse público e interesse da audiência. Interesse público representa informações que impactam a vida das pessoas em âmbito coletivo, caso de escândalos de corrupção ou da reforma de escolas. Interesse da audiência é o que o público quer ler por curiosidade ou por que é levado a isso em razão, por exemplo, dos estímulos das redes sociais.
  • Reforce que o jornalismo se trata de uma prática profissional, com regras bem estabelecidas, como a necessidade de que fontes sejam ouvidas, de que a autoria dos textos e demais produções seja clara e de que haja responsabilidade pelo conteúdo publicado.
  • Pergunte, então, se todas as notícias têm a mesma importância ou se algumas têm mais relevância do que outras. Anote as respostas da turma antes de continuar a aula.

PALAVRA-CHAVE

Manchete

Sentença que resume uma notícia em poucas palavras e pretende chamar a atenção dos leitores e leitoras para a informação.

  • Divida a sala em grupos de até quatro pessoas e entregue a cada grupo uma folha com as seguintes manchetes falsas:

(   ) Prefeito de Belém do Pará renuncia ao cargo sem dar explicações

(   ) Dólar sobe e vai a R$7

(   ) Avião cai na Floresta Amazônia e 300 pessoas estão desaparecidas

(   ) Show reúne pagodeiros e sertanejos no Parque da Cidade

(   ) Gisele Bündchen anuncia reconciliação com ex-marido

(   ) Tarifas de luz e água terão redução de 15% a partir de agosto

(   ) Na Argentina, candidato azarão vence as eleições para a presidência

  • Apresente a capa de um jornal impresso ou virtual e mostre que há hierarquia entre as notícias. Há uma diferença em relação à posição da manchete na página e ao tamanho das letras: as informações mais importantes aparecem no topo e com fonte maior.
  • Elas(es) devem considerar a noção de hierarquia para decidir como organizariam a capa de um jornal caso fossem as(os) editoras(es). Basta numerar cada notícia de acordo com sua importância, sendo 1 para a mais relevante e 7 para a menos relevante.
  • Peça que os grupos compartilhem suas decisões e quais critérios usaram para chegar às respostas. Pode ser divertido explorar essas hipóteses e a hierarquia que cada grupo elaborou.
  • Mostre à turma critérios usados para determinar o valor de um fato e a chance de ele ser noticiado ou não. São os chamados critérios de noticiabilidade.

Critérios de noticiabilidade

Os conceitos apresentados têm como ponto de partida o livro Pragmática do jornalismo, de Manuel Carlos Chaparro, ex-professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Proximidade – Assim, a notícia de um avião que cai no Brasil é mais importante do que a de um fato igual ocorrido no Japão.

Atualidade – Avalia-se o quão recente é o fato, uma vez que o jornalismo, diferentemente da História, tem como foco o tempo presente.

Notoriedade – Na notícia do avião, ela ganharia ainda mais espaço se envolvesse uma figura pública, como um artista querido ou um representante do governo com cargo alto.

Curiosidade – São exemplos os fenômenos sem explicação racional ou científica, como milagres.

Consequências – Tange a fatos que geram impacto sobre a comunidade, como reforma de escolas ou aumento das tarifas de água e luz.

Dramaticidade – A capacidade que um fato tem de comover a população, como a morte trágica de uma figura pública ou o resgate difícil de pessoas que desapareceram na mata.

Surpresa – São os fatos que geram impacto no público.

  • Diga ao grupo que volte às manchetes e revisem, com base nos critérios de noticiabilidade, a hierarquia que estabeleceram. Verificar quais fatos atendem a mais critérios de noticiabilidade é um caminho para fazer o exercício. Finalmente, pergunte se a classe consegue chegar a um consenso sobre a capa do jornal: Qual seria a notícia principal, escrita no topo da página e com letras maiores?
  • Volte ao mural feito no início da aula com as notícias pesquisadas. Peça que a turma reorganize as notícias na perspectiva dos conceitos que foram discutidos durante o encontro, a saber:

Interesse público

Interesse da audiência

Critérios de noticiabilidade

  • Durante a dinâmica, informe que é possível agrupar e retirar notícias do mural, além de organizar uma hierarquia visual que dê ênfase às notícias que mais importam para a turma.
  • Reveja o mural com a turma e feche a aula sintetizando aspectos importantes discutidos ao longo do encontro: o Jornalismo é uma prática profissional, que atende ao interesse público, uma vez que informa fatos relevantes para diferentes comunidades e, ao mesmo tempo, denuncia irregularidades, atuando como uma espécie de fiscal das instituições sociais enquanto contribui para que os indivíduos formem seu ponto de vista sobre questões polêmicas. Afinal, aquilo que não é noticiado tem menos chance de ser tema de debate.

JANELA TEÓRICA

Esferas ou campos de atividade humana

As esferas ou campos de atividade humana ou de circulação dos discursos – já que toda atividade humana se entretece de discursos – são a instância organizadora da produção, circulação, recepção dos textos/enunciados em gêneros de discurso específicos em nossa sociedade. Os gêneros discursivos integram as práticas sociais e são por elas gerados e formatados. Leandro Konder, em seu texto “A dialética e o marxismo”, define as práticas sociais (“práxis”) como a “atividade do sujeito que de algum modo aproveita algum conhecimento ao interferir no mundo,  transformando-o e se transformando a si mesmo”.

Nessa perspectiva, as práticas sociais são ações racionais, convocam responsabilidade social, envolvendo uma ética (valores). […]

Mikhail Bakhtin, em “Os gêneros do discurso”, cita alguns exemplos de comunicação cultural mais complexa: comunicação artística, científica, sociopolítica. Nessa mesma obra, o autor relaciona determinadas condições e funções sociais (científica, técnica, jornalística, oficial, cotidiana), específicas de cada esfera, com a origem e o desenvolvimento de certos gêneros.

Assim sendo, os gêneros de discurso servem ao funcionamento das suas esferas de origem, com suas éticas específicas: íntima, cotidiana, dos negócios, jornalística, publicitária, jurídica, política, sindical, do trabalho, artística, literária, do entretenimento, científica, acadêmica, escolar e assim por diante.

Verbete Esferas ou campos de atividade humana, escrito por Roxane Rojo, parte do Glossário Ceale. Disponível em: https://bit.ly/janelateorica2 Acesso em: 5/6/2023.