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(90 minutos)
Agência Mural de Jornalismo
Uma agência de notícias cujo foco principal são as pautas das periferias, em especial, da Grande São Paulo.
https://www.agenciamural.org.br/
BBC News
A versão brasileira de um grande canal de mídia inglês.
https://www.bbc.com/portuguese
Folha de S. Paulo
Jornal fundado em 1921, é um dos mais tradicionais do país. Reporta notícias não apenas de São Paulo, mas também do Brasil e do mundo.
Joca
Jornal criado para crianças e adolescentes.
https://www.jornaljoca.com.br/
Nexo Jornal
Um jornal virtual que pratica o chamado jornalismo de contexto, ou seja, os textos contribuem para que o público entenda as notícias que estão em destaque na mídia.
https://www.nexojornal.com.br/
NORDESTeuSOU
O portal reúne notícias do Complexo do Nordeste de Amaralina, um dos maiores bairros de Salvador, onde vivem cerca de 80 mil pessoas.
Há alguma notícia que aparece mais de uma vez no mural?
Se sim, qual é a hipótese para isso?
De que temas tratam as notícias selecionadas pelo grupo? Algum desses assuntos é mais recorrente?
Ao observar o painel, de quais informações a turma já tinha conhecimento?
Quais são novidades e contribuíram para que o grupo ou parte dele ficasse mais informado?
Jornalismo: “Atividade de busca e divulgação de informações de interesse público. O trabalho do jornalista atende alguns protocolos ou regras, como confirmação de dados com fontes qualificadas, autoria conhecida e responsabilidade por aquilo que está sendo informado.”
Disponível em: https://educamidia.org.br/glossario#letraJ Acesso em: 5/6/2023
Para aprofundar seus conhecimentos sobre a esfera jornalística, em que circulam textos como a notícia e o artigo de opinião, recomendamos a websérie “Jornalismo: Conhecer para defender”. São vídeos curtos que explicam o processo de trabalho do jornalista, da elaboração da pauta à publicação e repercussão do texto. Recomendamos, em especial, o vídeo “O que é jornalismo e por que importa”, conectado com os temas desta oficina.
Assista: https://educamidia.org.br/recurso/webserie-jornalismo-conhecer-para-defender
A reforma da escola é uma informação de interesse público?
A fofoca sobre o início de mais um namoro de uma celebridade ou o divórcio de uma pessoa pública é de interesse público?
Casos de corrupção na câmara dos vereadores ou na prefeitura do município são de interesse público?
Manchete
Sentença que resume uma notícia em poucas palavras e pretende chamar a atenção dos leitores e leitoras para a informação.
( ) Prefeito de Belém do Pará renuncia ao cargo sem dar explicações
( ) Dólar sobe e vai a R$7
( ) Avião cai na Floresta Amazônia e 300 pessoas estão desaparecidas
( ) Show reúne pagodeiros e sertanejos no Parque da Cidade
( ) Gisele Bündchen anuncia reconciliação com ex-marido
( ) Tarifas de luz e água terão redução de 15% a partir de agosto
( ) Na Argentina, candidato azarão vence as eleições para a presidência
Critérios de noticiabilidade
Os conceitos apresentados têm como ponto de partida o livro Pragmática do jornalismo, de Manuel Carlos Chaparro, ex-professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Proximidade – Assim, a notícia de um avião que cai no Brasil é mais importante do que a de um fato igual ocorrido no Japão.
Atualidade – Avalia-se o quão recente é o fato, uma vez que o jornalismo, diferentemente da História, tem como foco o tempo presente.
Notoriedade – Na notícia do avião, ela ganharia ainda mais espaço se envolvesse uma figura pública, como um artista querido ou um representante do governo com cargo alto.
Curiosidade – São exemplos os fenômenos sem explicação racional ou científica, como milagres.
Consequências – Tange a fatos que geram impacto sobre a comunidade, como reforma de escolas ou aumento das tarifas de água e luz.
Dramaticidade – A capacidade que um fato tem de comover a população, como a morte trágica de uma figura pública ou o resgate difícil de pessoas que desapareceram na mata.
Surpresa – São os fatos que geram impacto no público.
Interesse público
Interesse da audiência
Critérios de noticiabilidade
Esferas ou campos de atividade humana
As esferas ou campos de atividade humana ou de circulação dos discursos – já que toda atividade humana se entretece de discursos – são a instância organizadora da produção, circulação, recepção dos textos/enunciados em gêneros de discurso específicos em nossa sociedade. Os gêneros discursivos integram as práticas sociais e são por elas gerados e formatados. Leandro Konder, em seu texto “A dialética e o marxismo”, define as práticas sociais (“práxis”) como a “atividade do sujeito que de algum modo aproveita algum conhecimento ao interferir no mundo, transformando-o e se transformando a si mesmo”.
Nessa perspectiva, as práticas sociais são ações racionais, convocam responsabilidade social, envolvendo uma ética (valores). […]
Mikhail Bakhtin, em “Os gêneros do discurso”, cita alguns exemplos de comunicação cultural mais complexa: comunicação artística, científica, sociopolítica. Nessa mesma obra, o autor relaciona determinadas condições e funções sociais (científica, técnica, jornalística, oficial, cotidiana), específicas de cada esfera, com a origem e o desenvolvimento de certos gêneros.
Assim sendo, os gêneros de discurso servem ao funcionamento das suas esferas de origem, com suas éticas específicas: íntima, cotidiana, dos negócios, jornalística, publicitária, jurídica, política, sindical, do trabalho, artística, literária, do entretenimento, científica, acadêmica, escolar e assim por diante.
Verbete Esferas ou campos de atividade humana, escrito por Roxane Rojo, parte do Glossário Ceale. Disponível em: https://bit.ly/janelateorica2 Acesso em: 5/6/2023.