Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

O diagnóstico como estratégia de recomposição das aprendizagens

Portal Escrevendo o Futuro

05 de agosto de 2023

O diagnóstico como estratégia de recomposição das aprendizagens

O diagnóstico como estratégia de recomposição das aprendizagens

Olímpia fala sobre como a avaliação diagnóstica pode ser uma estratégia para ajudar os(as) docentes no processo da recomposição das aprendizagens dos(as) estudantes no retorno às aulas presenciais.

 

Queridos(as) educadores(as)

 

A partir das publicações “Hora de compartilhar as inquietações pedagógicas!” e “Um olhar para a priorização curricular”, foi possível explorar formas pelas quais cada um(a) de vocês tem vivenciado o processo de retorno às aulas presenciais, em meio às tentativas de promover a recomposição das aprendizagens.

Nessa direção, nossa prosa - voltada ao planejamento e ao desenvolvimento de um conjunto de estratégias para essa recomposição - destacou a ferramenta “Mapas de Foco da BNCC” como alternativa para o trabalho de priorização e adaptação curricular. Como dissemos, o movimento de potencializar as aprendizagens convoca, para além da adaptação curricular, a avaliação diagnóstica, a adaptação do tempo de instrução e de práticas pedagógicas, a formação docente específica e o material didático apropriado.

A eleição de habilidades prioritárias para a aprendizagem de nossos(as) estudantes requer um olhar bastante ajustado aos saberes e não saberes de cada turma, o que implica na necessidade de investigar e de analisar conhecimentos já construídos e outros ainda não internalizados.

Dito de outro modo, para que o(a) docente possa eleger as habilidades primordiais, em termos da aprendizagem, é preciso investir na avaliação diagnóstica, com vistas a “ajustar os óculos” na direção das necessidades de aprendizagem de cada estudante.

Nesse sentido, o que passa a ser considerado como uma habilidade-foco deve responder diretamente aos conhecimentos capazes de gerar avanços na aprendizagem.

Assim, a potência da avaliação diagnóstica está em analisar não apenas o que cada estudante não sabe, mas também o que ele(a) já domina e que pode servir como ponto de partida para um trabalho reflexivo mais complexo e exigente.

Por meio dessa investigação, a seleção de habilidades da BNCC para a discussão em sala de aula poderá contemplar as diferentes práticas de linguagem que, por meio de sequências didáticas e projetos vinculados a gêneros discursivos, tendem a potencializar o aprendizado dos(as) estudantes.[

No intuito de fomentar a troca de ideias sobre a avaliação diagnóstica, o Programa Escrevendo o Futuro está preparando publicações e planejando maneiras de contribuir para o fazer docente cada vez mais qualificado.

Um espaço privilegiado para a prosa sobre a avaliação diagnóstica, com foco na produção textual de estudantes do Ensino Fundamental II, será uma live, contando com a presença do professor Clécio Bunzen (UFPE) e mediação de Patrícia Calheta, a ser realizada no dia 26/5, das 17h às 18h, com transmissão pelo nosso canal do YouTube.

Sem dúvida, será um momento significativo para o diálogo sobre o olhar analítico diante de um texto elaborado por um estudante do EFII!

Para que vocês possam fazer parte dessa iniciativa, escutando respostas às inquietações das salas de aula, segue o mural abaixo. Por favor, indique seu nome, cidade, estado e os segmentos de atuação. 

Criado com o Padlet

 

Esperamos contar com as perguntas de vocês e, claro, com a presença virtual em nossa live!

Um abraço, obrigada e até já,

Olímpia

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Uma festa para os livros e para a leitura
educação e cultura

Uma festa para os livros e para a leitura

Feiras literárias valorizam a produção local e a diversidade de autorias, e promovem a leitura e a escrita, especialmente entre jovens.

feiras literárias, formação leitora, literatura, livros

Imagem de capa de Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
especiais

Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola

Confira materiais para auxiliar professoras(es) no planejamento de aulas contemplando os diversos e múltiplos letramentos.

multimodalidade, práticas de linguagem contemporâneas, letramentos, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, BNCC, multissemiose

Imagem de capa de A hora e a vez das biografias
sobre o Programa

A hora e a vez das biografias

Conheça o novo Caderno Docente com atividades sobre o gênero biografia

Imagem de capa de O que cabe no poema?
especiais

O que cabe no poema?

Confira o especial que reúne conteúdos diversos como planos de aula, sequências didáticas, artigos e entrevistas sobre o gênero textual poema.

planejamento docente, produção de texto, formação leitora, poesia, poema, literatura, gênero textual

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000