Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

Hora de compartilhar as inquietações pedagógicas!

Portal Escrevendo o Futuro

06 de agosto de 2023

Hora de compartilhar as inquietações pedagógicas!

Hora de compartilhar as inquietações pedagógicas!

Na retomada das aulas presenciais, Olímpia convida professores(as) e gestores(as) a refletir sobre os desafios de aprendizagem dos(as) estudantes e compartilhar suas experiências, além de indicar materiais de apoio.

 

Queridos(as) parceiros(as) de reflexão,

Em fevereiro, convidei cada professor(a) e cada gestor(a) a trilhar um caminho ancorado na amorosidade e na alegria, por meio da publicação Chegou 2022! – convite ao esperançar. Agora, na publicação de março (nossa prosa passou a ter uma frequência mensal), gostaria de lançar um convite complementar: pensarmos juntos(as) nas principais inquietações pedagógicas e nos maiores desafios para a aprendizagem de nossos(as) estudantes.

Pelo Brasil, o retorno às aulas presenciais tem sido vivido de modo diverso, assim como ocorreu em todo o período de fechamento das escolas, com possibilidades bastante heterogêneas de acesso ao ensino remoto, a materiais impressos ou a orientações via grupos de WhatsApp, entre tantas outras tentativas de promover aprendizagens.

Nesse percurso da volta à escola, docentes e equipes gestoras têm investido em estratégias de recomposição das aprendizagens, com avaliações diagnósticas que assegurem a investigação dos saberes de cada estudante, assim como as maiores necessidades de aprendizagem. Além disso, investimentos reflexivos de fôlego precisam ser feitos em frentes como adaptação do currículo e das práticas pedagógicas, com a formação docente específica e materiais didáticos ajustados à realidade e maiores demandas de cada turma.

Assim, partindo de avaliações diagnósticas criteriosas e análises cuidadosas dos resultados, é possível eleger habilidades prioritárias em cada ano, a fim de favorecer a efetiva aprendizagem de nossas crianças e nossos adolescentes e jovens.

Para auxiliar vocês nesse percurso, como de costume por aqui, indico dois materiais que poderão contribuir para o planejamento e o desenvolvimento desse trabalho:

  • Recomposição das aprendizagens em contextos de crise – levantamento internacional elaborado pelo Vozes da Educação, com apoio da Fundação Lemann e do Instituto Natura, com foco na apresentação de estratégias de recomposição das aprendizagens e em programas já implementados pelo mundo.

  • Plataforma de Avaliações Diagnósticas e Formativas – parceria entre o Ministério da Educação e CAEd/UFJF, com cadernos de avaliações organizados por ano, cadernos de orientação para docentes, recursos formativos e ferramentas para o acompanhamento personalizado das aprendizagens.

A apreciação desses materiais poderá promover um planejamento mais certeiro nesse início de ano, assim como um trabalho com o olhar focado nas experiências de aprendizagem para cada estudante e seus efeitos no processo de construção de conhecimentos.

É claro que outras questões integram o que chamei anteriormente de inquietações pedagógicas, não é mesmo? Então, para dar voz a quem, de fato, pode anunciar dúvidas, assuntos de maior interesse e necessidade formativa, considerando o retrato da realidade local, passo a palavra a você, professor(a) e gestor(a).

No mural abaixo, cada um(a) poderá relatar como tem vivido esse processo de retorno às aulas presenciais, elencando assuntos a serem tratados aqui, no Pergunte à Olímpia e até mesmo em outros espaços do Portal.

Para publicar sua mensagem, basta clicar no sinal de +, no canto inferior direito do mural, e inserir seu texto. Não esqueça de indicar seu nome, cidade e estado e o(s) segmento(s) de atuação!

Criado com o Padlet

 

Conto com a participação de vocês!

Um abraço carinhoso, obrigada e até já,

Olímpia

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de O que cabe no poema?
especiais

O que cabe no poema?

Confira o especial que reúne conteúdos diversos como planos de aula, sequências didáticas, artigos e entrevistas sobre o gênero textual poema.

planejamento docente, poesia, literatura, produção de texto, poema, gênero textual, formação leitora

Imagem de capa de Uma caminhada pela memória negra das cidades brasileiras
educação e cultura

Uma caminhada pela memória negra das cidades brasileiras

Leia a entrevista com Guilherme Soares Dias, idealizador do Guia Negro, projeto de turismo que promove caminhadas pelas histórias e culturas negras em 30 cidades e 21 estados brasileiros.

turismo, movimento negro, educação antirracista, oralidade, letramento racial, cidadania, Guia Negro

Imagem de capa de A hora e a vez das biografias
sobre o Programa

A hora e a vez das biografias

Conheça o novo Caderno Docente com atividades sobre o gênero biografia

Imagem de capa de Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas
sobre o Programa

Na Ponta do Lápis: revista chega ao número 40 com edição especial sobre culturas indígenas

Confira os conteúdos sobre línguas e literaturas indígenas de autoras(es) de diversas etnias do país

revista NPL, literatura indígena, formação docente, educação para as relações étnico-raciais, línguas indígenas

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000