Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

sua prática / sala de professoras

Hora de compartilhar as inquietações pedagógicas!

Portal Escrevendo o Futuro

06 de agosto de 2023

Hora de compartilhar as inquietações pedagógicas!

Hora de compartilhar as inquietações pedagógicas!

Na retomada das aulas presenciais, Olímpia convida professores(as) e gestores(as) a refletir sobre os desafios de aprendizagem dos(as) estudantes e compartilhar suas experiências, além de indicar materiais de apoio.

 

Queridos(as) parceiros(as) de reflexão,

Em fevereiro, convidei cada professor(a) e cada gestor(a) a trilhar um caminho ancorado na amorosidade e na alegria, por meio da publicação Chegou 2022! – convite ao esperançar. Agora, na publicação de março (nossa prosa passou a ter uma frequência mensal), gostaria de lançar um convite complementar: pensarmos juntos(as) nas principais inquietações pedagógicas e nos maiores desafios para a aprendizagem de nossos(as) estudantes.

Pelo Brasil, o retorno às aulas presenciais tem sido vivido de modo diverso, assim como ocorreu em todo o período de fechamento das escolas, com possibilidades bastante heterogêneas de acesso ao ensino remoto, a materiais impressos ou a orientações via grupos de WhatsApp, entre tantas outras tentativas de promover aprendizagens.

Nesse percurso da volta à escola, docentes e equipes gestoras têm investido em estratégias de recomposição das aprendizagens, com avaliações diagnósticas que assegurem a investigação dos saberes de cada estudante, assim como as maiores necessidades de aprendizagem. Além disso, investimentos reflexivos de fôlego precisam ser feitos em frentes como adaptação do currículo e das práticas pedagógicas, com a formação docente específica e materiais didáticos ajustados à realidade e maiores demandas de cada turma.

Assim, partindo de avaliações diagnósticas criteriosas e análises cuidadosas dos resultados, é possível eleger habilidades prioritárias em cada ano, a fim de favorecer a efetiva aprendizagem de nossas crianças e nossos adolescentes e jovens.

Para auxiliar vocês nesse percurso, como de costume por aqui, indico dois materiais que poderão contribuir para o planejamento e o desenvolvimento desse trabalho:

  • Recomposição das aprendizagens em contextos de crise – levantamento internacional elaborado pelo Vozes da Educação, com apoio da Fundação Lemann e do Instituto Natura, com foco na apresentação de estratégias de recomposição das aprendizagens e em programas já implementados pelo mundo.

  • Plataforma de Avaliações Diagnósticas e Formativas – parceria entre o Ministério da Educação e CAEd/UFJF, com cadernos de avaliações organizados por ano, cadernos de orientação para docentes, recursos formativos e ferramentas para o acompanhamento personalizado das aprendizagens.

A apreciação desses materiais poderá promover um planejamento mais certeiro nesse início de ano, assim como um trabalho com o olhar focado nas experiências de aprendizagem para cada estudante e seus efeitos no processo de construção de conhecimentos.

É claro que outras questões integram o que chamei anteriormente de inquietações pedagógicas, não é mesmo? Então, para dar voz a quem, de fato, pode anunciar dúvidas, assuntos de maior interesse e necessidade formativa, considerando o retrato da realidade local, passo a palavra a você, professor(a) e gestor(a).

No mural abaixo, cada um(a) poderá relatar como tem vivido esse processo de retorno às aulas presenciais, elencando assuntos a serem tratados aqui, no Pergunte à Olímpia e até mesmo em outros espaços do Portal.

Para publicar sua mensagem, basta clicar no sinal de +, no canto inferior direito do mural, e inserir seu texto. Não esqueça de indicar seu nome, cidade e estado e o(s) segmento(s) de atuação!

Criado com o Padlet

 

Conto com a participação de vocês!

Um abraço carinhoso, obrigada e até já,

Olímpia

Acompanhe as novidades

Imagem de capa de Uma festa para os livros e para a leitura
educação e cultura

Uma festa para os livros e para a leitura

Feiras literárias valorizam a produção local e a diversidade de autorias, e promovem a leitura e a escrita, especialmente entre jovens.

formação leitora, livros, feiras literárias, literatura

Imagem de capa de Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
especiais

Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola

Confira materiais para auxiliar professoras(es) no planejamento de aulas contemplando os diversos e múltiplos letramentos.

práticas de linguagem contemporâneas, letramentos, multimodalidade, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, BNCC, multissemiose

Imagem de capa de A hora e a vez das biografias
sobre o Programa

A hora e a vez das biografias

Conheça o novo Caderno Docente com atividades sobre o gênero biografia

Imagem de capa de O que cabe no poema?
especiais

O que cabe no poema?

Confira o especial que reúne conteúdos diversos como planos de aula, sequências didáticas, artigos e entrevistas sobre o gênero textual poema.

produção de texto, poesia, formação leitora, poema, planejamento docente, gênero textual, literatura

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000