Uma festa para os livros e para a leitura
feiras literárias, formação leitora, livros, literatura
Com transmissão ao vivo pelo YouTube, o evento on-line respondeu às perguntas do público
Após dois anos de ensino remoto ou híbrido, a volta às aulas presenciais revelou um aumento na defasagem de aprendizagem das turmas. Para ajudar os(as) professores(as) no processo de recomposição da aprendizagem de seus(suas) estudantes, o Programa Escrevendo o Futuro organizou a live “Avaliação diagnóstica da produção escrita no Ensino Fundamental II”. O evento foi transmitido ao vivo pelo nosso canal no YouTube no dia 26 de maio, às 17 horas (horário de Brasília), e contou com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Com base na análise de textos produzidos por estudantes do Ensino Fundamental II, o encontro focou na importância da avaliação diagnóstica da produção escrita – estratégia essencial para que o(a) professor(a) identifique os avanços e as lacunas nas aprendizagens dos(as) alunos(as) e, assim, possa planejar as atividades que serão desenvolvidas com a turma.
Com mediação de Patrícia Calheta, mestre em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e colaboradora do Programa Escrevendo o Futuro, o evento on-line contou com a participação de Clecio Bunzen, doutor em Linguística Aplicada pela Universidade de Campinas (Unicamp) e professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Eles também responderam às perguntas enviadas pelo público.
Leia mais:
- O diagnóstico como estratégia de recomposição das aprendizagens
Live: Avaliação diagnóstica da produção escrita no Ensino Fundamental II
Uma festa para os livros e para a leitura
feiras literárias, formação leitora, livros, literatura
Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
letramentos, práticas de linguagem contemporâneas, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, BNCC, multimodalidade, multissemiose