Uma festa para os livros e para a leitura
feiras literárias, literatura, livros, formação leitora
O período de distanciamento social que muitos estão vivendo, como medida necessária para conter a pandemia do Covid-19, tem gerado reflexões e mudanças no cotidiano em diversos campos, entre eles, na educação.
A necessidade de reclusão por tempo ainda indeterminado, a fim de conter o aumento do número de infectados pelo novo coronavírus, tem levado secretarias de educação, escolas, professores, estudantes e suas famílias a pensar alternativas para dar continuidade às atividades educacionais.
A fim de oferecer apoio aos educadores e às famílias dos estudantes, diversos sites e instituições ligadas à educação estão oferecendo cursos e materiais gratuitos na rede. No entanto, o acúmulo de demandas tem sido grande para muitos, que estão se adaptando a uma nova rotina de trabalho em casa - estudo, mensagens, reuniões remotas -, dividindo o tempo com as tarefas de casa, alimentação e cuidados com filhos.
O Portal Escrevendo o Futuro oferece uma série de cursos on-line, recursos formativos, entrevistas, artigos e outros materiais que buscam contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem de leitura e escrita. Ao longo da quarentena, daremos luz a alguns desses materiais. Eles podem ser acessados pelos educadores de acordo com seus interesses, necessidades e disponibilidade de tempo. Cadastre-se no Portal e explore os materiais oferecidos.
Nos Cadernos do Professor, os educadores encontram orientações e recursos didáticos para o ensino da escrita dos diferentes gêneros textuais trabalhados na Olimpíada de Língua Portuguesa. As atividades são voltadas ao desenvolvimento da competência comunicativa, envolvendo leitura e análise de textos já publicados, linguagem oral, conceitos gramaticais, pesquisas, produção, aprimoramento de textos dos alunos etc. Com a introdução do gênero Documentário nas aulas de Língua Portuguesa, o Caderno Olhar em Movimento busca ampliar o letramento dos estudantes, a integração de múltiplas semioses e o domínio da linguagem audiovisual. Os Cadernos consistem em materiais de apoio para planejamento e realização das aulas.
Neles os educadores encontram um diagrama interativo que reúne conteúdos do Portal e de sites afins, constituindo um acervo de artigos, entrevistas, depoimentos, jogos, vídeos, áudios didaticamente organizados nos eixos de Leitura, Oralidade e Escrita. Esses recursos dialogam com a proposta de Língua Portuguesa da área de Linguagens da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) –, em articulação com três aspectos: contribuições teóricas, orientações para prática e recursos didáticos. Essa ferramenta possibilita que os educadores sejam curadores de seu próprio itinerário formativo, escolhendo temas/questões de acordo com suas necessidades e interesses. Nos Percursos, é possível elaborar seus planos de aula, além de realizar um estudo direcionado e obter um certificado de 8 horas.
Olímpia é uma professora que responde a perguntas de outros professores de Língua Portuguesa sobre práticas de ensino de leitura e escrita. A seção é atualizada quinzenalmente com um texto novo.
Nesta seção dedicada à literatura, é possível encontrar artigos, entrevistas, indicações de leitura, relatos e textos literários com o objetivo de apoiar e dinamizar a prática docente. Entre os entrevistados, estão nomes marcantes na literatura brasileira atual, como Conceição Evaristo, Slam das Minas, Marcelino Freire e Marcelo D’Salete. Os educadores também podem ler relatos de prática de professores, resenhas de livros e filmes, narrativas sobre as experiências com leitura, artigos de especialistas em ensino e mediação de leitura, e degustar textos literários de grandes autores.
Recursos didáticos para trabalhar leitura e escrita de maneira lúdica com estudantes.
No “Pontos de Vista”, os estudantes são convidados a argumentar sobre assuntos do cotidiano. Questões de gênero, padrões de beleza, fake news, bullying e o papel da política na comunidade são alguns dos temas trabalhados. O jogo possui um conteúdo que suscita a tomadas de decisão e de opinião por parte dos jogadores, e está disponível em formato de aplicativo (APP) a ser baixado em dispositivos móveis, como celulares e tablets, e também conta com uma versão para computador.
Q. P. Brasil: O jogo da argumentação
Com uma versão em PDF, o jogo de tabuleiro traz questões relevantes da atualidade e o objetivo é apresentar argumentos consistentes, contrários ou favoráveis, em relação a questões polêmicas do cotidiano, em especial, as que são veiculadas nas mídias (redes sociais, TV, rádio, jornais e revistas).
O Programa Escrevendo o Futuro oferece cinco cursos gratuitos e totalmente a distância. Eles são desenvolvidos por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, com o objetivo de contribuir com a formação de professores de Língua Portuguesa, com o foco em leitura e escrita. A abertura de vagas e orientações para inscrição são sempre noticiadas com antecedência aqui no Portal Escrevendo o Futuro.
Uma festa para os livros e para a leitura
feiras literárias, literatura, livros, formação leitora
Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
ensino e aprendizagem de língua portuguesa, práticas de linguagem contemporâneas, multimodalidade, multissemiose, letramentos, BNCC
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