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O Portal Escrevendo o Futuro acaba de disponibilizar uma das principais novidades do Programa para 2016: os chamados “Percursos Formativos”. Trata-se de uma ferramenta de formação a distância que trabalha com questões relacionadas à Leitura, Oralidade e Escrita.
Um dos principais atrativos do novo recurso é que ele permite ao professor escolher o próprio “caminho” na hora de abordar e investigar uma questão em que queira se aprofundar. Os temas e recursos vão sendo oferecidos durante a navegação pelo Percurso escolhido e apresentam diversos conteúdos interativos: de artigos, entrevistas, depoimentos e fóruns de discussão até jogos, vídeos e áudios. Todos os conteúdos aparecem articulados a um tema principal, levando em consideração três aspectos principais: o conceitual, as orientações para a prática e os recursos didáticos para o trabalho em sala de aula.
Ao clicar, por exemplo, no tema “Oralidade”, a página oferece três opções de caminhos: Contribuições Teóricas, Orientações para Prática e Recursos Didáticos. Se escolher “Recursos Didáticos” irá conhecer uma experiência de debate realizada com alunos do ensino médio, semifinalistas da categoria Artigo de Opinião, durante a Olimpíada de 2014. Ao final da reportagem sobre esse encontro, poderá assistir aos vídeos com a íntegra dos debates e ver como foram realizados.
Mas se o “caminhante” do Percurso preferir ir direto para as “Orientações para Prática”, irá encontrar oficinas, texto da seção “Pergunte à Olímpia”, entre outras sugestões.
“Achei dinâmico, reforça e facilita o acesso aos conteúdos do Portal dentro de um mesmo tema”, afirmou a professora Claudia Sales, da Escola Municipal de Formação e Avaliação da cidade de Caucaia, no Ceará. “O que vemos são conteúdos pertinentes para o professor e que já eram oferecidos pelo Portal, mas com uma organização que facilita a pesquisa de quem queira saber mais sobre determinado assunto”, concluiu Claudia. A professora é coordenadora da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro no município e idealizadora de uma Olimpíada municipal inspirada no concurso nacional (conheça o projeto aqui). Claudia pretende divulgar os Percursos entre técnicos e professores da rede durante as ações de formação.
Já para a professora Maria José Pereira, mediadora dos Cursos Online Caminhos da Escrita e Sequência Didática: Aprendendo por meio de Resenhas, do Portal Escrevendo o Futuro, o que mais chamou atenção foi a diversidade de conteúdo e a organização: “Dividir em Contribuições Teóricas, Orientações para Prática e Recursos Didáticos permite que possamos ir direto ao conteúdo de interesse. Nas contribuições teóricas, os autores e estudos são ricos porque revelam estudos recentes”, afirmou.
Maria José, que também é coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Ribeira do Pombal, na Bahia, quer compartilhar o novo recurso com professores de sua rede: “O material disponibilizado poderá ser usado nos momentos de estudo pessoal e planejamento com os professores”.
E é este um dos principais objetivos dos Percursos Formativos: disponibilizar recursos que subsidiem ações de formação desenvolvidas por secretarias de educação e por docentes de universidades que trabalham com a área de Metodologia de Ensino. A novidade do formato é que as características do que está sendo oferecido permite o diálogo entre fundamentos teóricos, por meio de acesso a textos e pesquisas acadêmicas, e as situações e questões relacionadas à prática em sala de aula. “Os Percursos Formativos foram desenvolvidos de modo a apresentar um desenho que favorece o entendimento da relação entre teoria e prática, disponibilizando textos de fundamentação teórica, orientações para a prática em sala de aula, recursos didáticos e depoimentos de experiências bem sucedidas”, ressalta a equipe - Cida Laginestra, Esdras Soares, Regina Clara e Tereza Ruiz - envolvida na elaboração dos Percursos, coordenada, na época, por Sônia Madi.
Acesse aqui a página dos Percursos Formativos, você escolhe o caminho. Bom passeio!
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