Uma festa para os livros e para a leitura
feiras literárias, formação leitora, livros, literatura
O programa da Secretaria Municipal de Educação é inspirado na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro e realizou em 2015 a sua segunda edição.
A cidade de Caucaia, no Ceará, premiou em dezembro passado, alunos e professores que participaram da 2ª. Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa. A iniciativa envolveu as 116 escolas municipais e quase 25 mil estudantes (a rede tem mais de 27 mil matriculados) com a participação de 230 professores que trabalham com turmas de 4º. a 9º ano. Os estudantes escreveram textos dos gêneros poema (4º e 5º ano), memórias literárias (6º e 7º) e crônica (8º e 9º).
Inspirado na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, o projeto nasceu em 2013, quando se realizou a primeira edição, e está dividido em três etapas. A primeira começou em abril com a adesão e inscrição da escola, e com professores iniciando as oficinas em sala de aula. Ela seguiu até o fim do primeiro semestre, quando foram escolhidos os textos vencedores nas escolas participantes, 179 no total. Depois veio a etapa regional, em outubro, com a definição dos textos semifinalistas, três de cada gênero, selecionados por comissões julgadoras em cada uma das seis regiões em que se divide o município, totalizando 51 semifinalistas. Por fim, em novembro, uma Comissão Julgadora Municipal avaliou e selecionou os 15 textos vencedores da Olimpíada. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 21 de dezembro.
Os professores semifinalistas receberam medalhas e livros pelo feito. Seus alunos também receberam uma medalha e materiais escolares. Já os vencedores da Olimpíada municipal ganharam uma nova medalha e, no caso dos alunos, um tablet; os professores vencedores também tiveram por prêmio uma coleção com obras da Literatura Brasileira.
Outro destaque foi a premiação de seis professores que apresentaram os melhores relatos de prática de ensino sobre o trabalho que desenvolveram com suas turmas. Cada um também recebeu um tablet.
A festa de premiação teve a presença do vice-prefeito de Caucaia, Paulo Guerra; da Coordenadora Estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, Liduína Medeiros; e do diretor da Escola Municipal de Formação e Avaliação, professor Eilson Martins.
Olimpíada municipal prepara professores e alunos para a Olimpíada nacional
Segundo a coordenadora da Olimpíada de Caucaia, professora Claudia Sales, o programa acaba por se articular à Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, permitindo ações constantes de formação de professores e de preparação dos alunos. “A ideia é mantermos os anos ímpares para realizar nossa Olimpíada e poder preparar melhor nossos professores e alunos para a Olimpíada nacional”, afirmou.
Da mesma forma que o programa nacional, Caucaia realiza, paralelamente ao trabalho em sala de aula e ao concurso, atividades de formação com seus professores de língua portuguesa a partir dos gêneros textuais. Em 2015 os encontros aconteceram em maio, agosto e setembro, organizados pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Programa Escrevendo o Futuro, com pautas conduzidas por técnicos formadores da própria secretaria e pela professora Mônica Serafim, da Universidade Federal do Ceará, membro da Rede de Ancoragem do Escrevendo o Futuro. “Em nossas formações utilizamos os Cadernos de Orientação do Professor da coleção do Escrevendo o Futuro e fizemos algumas vivências com os professores”, conta Claudia.
Ela também destaca que com esta segunda edição, a Olimpíada municipal e suas ações de formação chegaram a mais professores, ampliando o trabalho com leitura e escrita entre os estudantes da rede. “Fazer um trabalho na sala de aula com os alunos a partir da sequência didática proposta nos materiais do Escrevendo o Futuro garante efetivamente um aprendizado do gênero proposto e dinamiza o ensino”, afirmou.
Caucaia participa do Escrevendo o Futuro desde a primeira edição, em 2002. Em 2012, já como Olimpíada, o município surpreendeu ao ficar em quinto lugar entre todas as cidades do Brasil no número de textos enviados para o concurso nacional. É o segundo maior município do Ceará, com 325 mil habitantes, e superou capitais importantes, como Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba. Perdeu apenas para São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Manaus (AM) e Campo Grande (MS).
Foi por causa desse bom desempenho, que a Secretaria de Educação de Caucaia resolveu ir além, lançando no ano seguinte a Olimpíada municipal.
Uma festa para os livros e para a leitura
feiras literárias, formação leitora, livros, literatura
Letramentos e as práticas de linguagem contemporâneas na escola
ensino e aprendizagem de língua portuguesa, multissemiose, práticas de linguagem contemporâneas, BNCC, multimodalidade, letramentos